Sabia que é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mesmo que você nunca tenha se formado na escola? A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi desenvolvida para testar os conhecimentos de jovens e adultos brasileiros que não completaram a Educação Básica na idade prevista.

O Estratégia Vestibulares reuniu aqui as principais informações sobre o Encceja 2020!

Cronograma Encceja 2020

  • Justificativa de ausência: 14 a 20 de dezembro de 2020;
  • Inscrições: 11 a 25 de janeiro de 2021;
  • Prova: 25 de abril de 2021.

Últimas Notícias

Reunimos para você as novidades sobre o Encceja 2020!

Inep disponibiliza resultado da solicitação de atendimento especializado no Encceja 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, o resultado da solicitação para quem pediu atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. As respostas às solicitações estão disponíveis no sistema do Encceja.

Nesta edição do Exame, o MEC registrou mais de 1,6 milhões de inscritos. Desses, pelo menos 1,3 milhões estão prestando a prova para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Encceja Nacional 2020

O Encceja 2020 foi adiado por conta da pandemia de COVID-19 e também para não coincidir com as datas das provas do Enem 2020, que serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021.

Inscrições

As inscrições no Encceja 2020 se encerraram no dia 25 de janeiro. Para participar, os candidatos realizaram a inscrição de forma on-line, na página do Encceja, no site do Inep.

No momento da inscrição, o candidato precisa indicar:

  • Para qual nível de ensino – Ensino Fundamental ou Médio – deseja prestar;
  • Quais as áreas de conhecimento irá resolver no dia da prova; e
  • Para qual instituição federal ou secretaria estadual de educação deseja solicitar o certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência.

Justificativa de ausência

Se o candidato se inscreveu na edição anterior do Encceja, mas faltou no dia da prova, deve enviar documentos que justifiquem sua ausência para ter a inscrição confirmada. A justificativa pôde ser feita apenas até o dia 20 de dezembro.

Caso o candidato não possa comprovar o motivo da ausência, será preciso ressarcir o Inep antes de inscrever-se na edição atual do Encceja. O valor cobrado é de R$ 40,00 e pode ser pago até o dia 27 de janeiro.

Edital Encceja Nacional 2020

O Edital do Encceja Nacional 2020 foi publicado no Diário Oficial da União e conta com todos os detalhes do Exame! Os locais de prova e as unidades certificadoras podem ser encontrados nos Anexos do documento.

Sobre o Encceja

A prova do Encceja é elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão responsável pelo Enem. A primeira edição do Encceja aconteceu no ano de 2002 e, desde então, tem sido uma forma de avaliar a qualidade do educação no Brasil.

O Exame tem quatro tipos diferentes de aplicação: 

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Apesar de aplicar a prova, não é o Inep que emite os certificados e, sim, as Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No momento da inscrição, o participante precisa indicar qual instituição deseja que emita seu certificado, caso obtenha nota suficiente nas provas.

encceja 2020

Por que o Encceja é importante?

Mais de 30% dos brasileiros não têm o Ensino Médio completo e, mais de 12%, nunca concluíram o Ensino Fundamental, segundo dados do ano de 2018, coletados pelo IBGE. O Encceja permite nivelar as oportunidades de estudo e trabalho para essas pessoas.

Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares oferece cursos preparatórios, para que você possa conquistar o certificado necessário para dar seguimento aos seus estudos ou se inserir no mercado de trabalho.

Quem pode participar do Exame?

O Encceja é destinado a cidadãos brasileiros, mas além do critério de idade, não possui outras restrições. Não é necessário ter qualquer formação anterior. Porém, para se inscrever e participar do Exame é necessário que o candidato tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para aqueles que desejam fazer a prova para ganhar o certificado do Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos no dia da realização do Exame. Já para aqueles que querem o certificado do Ensino Médio, é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no dia da realização da prova do Encceja.

Como é a prova do Encceja? 

O Encceja é composto de uma Redação e quatro provas distintas, cada uma com 30 questões objetivas. As quatro são aplicadas no mesmo dia, duas no período das 9h às 13h e duas das 15h30 às 20h30. O dia da aplicação do Encceja Nacional é diferente da data de prova dos candidatos no exterior ou em privação de liberdade.

No momento da inscrição, o candidato pode escolher para quais áreas deseja prestar. Confira abaixo as áreas de conhecimento cobradas nas quatro provas de cada uma das modalidades:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais; 
  • Matemática; 
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; 
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O participante é considerado habilitado se alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e, pelo menos, 5 pontos na Redação, que vale 10 pontos. Para ganhar o certificado de proficiência do Ensino Fundamental ou Médio, o candidato precisa ter o mínimo de pontos em todas as provas.

Caso o participante só pontue em algumas das provas, ele pode ganhar a declaração de proficiência parcial e prestar a próxima edição do Encceja para conseguir a nota necessária nas provas que faltaram.

Na página do Encceja, no portal do INEP, é possível encontrar as provas anteriores e os gabaritos de outras edições. Além disso, você pode estudar com o Estratégia Vestibulares para não precisar nem mesmo prestar o Encceja mais de uma vez.

Como são as aulas do Estratégia Vestibulares? 

Os cursos do Estratégia Vestibulares são compostos de videoaulas e livros digitais em formato de PDF.

  • livros digitais completos com o conteúdo que será cobrado em sua prova;
  • videoaulas com linguagem direta e objetiva;
  • fórum de dúvidas para enviar perguntas e tirar dúvidas com os professores;
  • trilhas estratégicas preparadas por alunos recém-aprovados no ITA, no IME, em Medicina na USP, em Psicologia na USP e em Direito na USP;
  • monitorias semanais com dicas e planejamento de estudos;
  • simulados com questões inéditas no padrão da banca;
  • correções infinitas de redação, com compromisso de prazo;
  • comunidades em mídias sociais;
  • entre outros bônus exclusivos para alunos.

Visite nosso site e conheça nossos cursos preparatórios! Clique no banner e cadastre-se!

banner Estratégia Vestibulares
0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também