Tema 'biomas' é cobrado em prova no vestibular da FATEC 2019

Tema 'biomas' é cobrado em prova no vestibular da FATEC 2019

Olá, jovem! Tudo certo? Escrevo este artigo para comentar uma questão bem interessante cobrada na prova da Fatec 2019, 1º Semestre. Ela traz a discussão sobre os tipos bioma, como: Amazônia, Cerrado, Caatinga… Esse tema é bastante recorrente no vestibular. Por isso, decidi escrever um artigo a parte. Vamos nessa?!

Questão 07

Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças. É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.

Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.

Essa descrição caracteriza corretamente o bioma

a) Amazônia

b) Cerrado

c) Caatinga

d) Pampa

e) Pantanal

Resolução Comentada

O texto-base fornece alguns elementos para identificar o bioma, como: a localização, a bacia hidrográfica, o relevo e o clima da região. Abaixo, segue um mapa com as bacias hidrográficas.

Identificando pela localização: o texto-base afirma que trata-se de um bioma que se estende pela Bolívia, pelo Paraguai e pelo Brasil. Desse modo, identifique abaixo essa região no mapa da América do Sul e, depois, tente identificar o bioma no mapa do Brasil ao lado.

Caso tenha dúvidas, vou retomar a distribuição da vegetação brasileira ok? A divisão da vegetação pode ser analisada sob a perspectiva dos biomas, que é o padrão mundial, ou pelos domínios morfoclimáticos, que é uma proposta de Aziz Ab’Saber, que contempla informações sobre relevo, hidrografia, clima e vegetação.

Vou retomar com você a classificação dos biomas, de acordo com o mapa do IBGE reproduzido acima:

Amazônia

  • Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
  • Características: contempla a maior floresta equatorial e bacia hidrográfica do mundo. A vegetação é densa e possui a maior biodiversidade do planeta. Destacam-se três grupos de matas: de igapó, de várzea e de terra firme.

Mata Atlântica

  • Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Há uma pequena parcela no Rio Grande do Sul e na Bahia. o
  • Características: clima tropical úmido com altas temperaturas, pois a umidade é trazida pelos ventos alísios e barrada pelo relevo. A vegetação densa apresenta grande biodiversidade, mas é um bioma extremamente devastado. Sua destruição foi ocasionada pela localização próxima às áreas mais economicamente desenvolvidas do país.

Cerrado

  • Estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins.
  • Características: clima tropical com vegetação composta por árvores de pequeno porte e esparsas. É também conhecido como a savana brasileira devido a algumas similaridades climáticas, mas é importante destacar que as espécies animais e vegetais são completamente diferentes.

Pantanal

  • Estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
  • Características: clima tropical continental, que é um pouco mais seco por causa da atuação da massa de ar tropical continental. A vegetação é heterogênea e podem-se encontrar matas que se assemelham a florestas pluviais, até áreas de cerrado.

Caatinga

  • Estados: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Aparece com pequena presença no Maranhão e em Minas Gerais.
  • Características: a principal característica desse bioma é o xeromorfismo, composto por caules retorcidos, folhas pequenas e raízes profundas. O clima é semiárido e é um bioma que sofre com um déficit híbrido, especialmente por estar localizado próximo à linha do Equador com alta evapotranspiração.

Pampa

  • Estado: Rio Grande do Sul
  • Características: restrito ao Rio Grande do Sul, corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. A vegetação apresenta matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos etc.

Esse conteúdo está na Aula 12 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “E”

É isso, pessoal! Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA FATEC

Você pode gostar também