O que cai sobre relevo no Enem

O que cai sobre relevo no Enem

A geografia é a ciência que estuda a relação entre o homem e a Terra. Por isso, os vestibulares cobram um conhecimento abrangente da matéria. Para te ajudar na compreensão dos conceitos fundamentais, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo sobre como aparece o tema relevo no Enem.

Acompanhe, a seguir, as definições e formulações da geografia física geral e brasileira!

Relevo no Enem: Introdução

O termo relevos diz respeito ao recorte da superfície terrestre e como ele se apresenta interna e externamente. Estudar esse assunto pode auxiliar no entendimento das características econômicas, urbanísticas, pecuárias e agrícolas de cada território — visto que a constituição do solo influencia em todos esses aspectos.

Estruturas dos relevos

A estrutura ou arcabouço dos relevos se refere à base de cada relevo, ou seja, é aquilo que está interno ao visível. Esses fundamentos ajudam na compreensão das formas e comportamentos de cada território.

Conheça, nos tópicos a seguir, as principais sustentações geológicas!

Crátons

Crátons, ou maciços antigos, são estruturas rochosas que se originaram na era geológica Pré-Cambriana, há mais de 550 milhões de anos.

Em geral, suas rochas são magmáticas ou metamórficas e possuem minerais metálicos em suas composições. 

Além disso, eles podem ser classificados como escudos cristalinos ou plataformas.

Cinturões Orogênicos 

Também chamados de dobramentos modernos, os cinturões orogênicos são as estruturas geológicas mais recentes da crosta terrestre. Os locais que contém essa fundamentação não estão sujeitos a processos erosivos intensos.

Eles se formaram devido às dinâmicas convergentes das placas tectônicas que ficam em regiões próximas a elas. Por esse motivo, são zonas com alta atividade sísmica e maiores chances de abalos e tremores. 

Exemplos clássicos de dobramentos modernos são as cadeias e cordilheiras das montanhas — como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. 

Bacias Sedimentares

São fundamentos geológicos de superfície aplainada, baixa altitude e onde ocorre grande deposição de sedimentos. Foram formadas nas antigas eras geológicas mas mantêm-se em constantes alterações, o que representa a dinamicidade dessa estrutura. 

É comum que sejam encontrados derivados de petróleo nessa região, visto que acumulam materiais sedimentares. Nota-se que elas estão muito presentes nas imediações de áreas petrolíferas, como o Oriente Médio e a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Formas do relevo no Enem

As formas do relevo são a parte visível das estruturas geológicas. A seguir, veja as definições sobre as principais:

Esquema: relevo no Enem

Planaltos

Planaltos são relevos característicos de zonas com altitudes elevadas. Devido ao processo de erosão (desgaste) ao longo do tempo, o topo possui uma aparência mais nivelada e planificada. 

Relevo no Enem - Planalto da Borborema

O Planalto do Tibete, por exemplo, fica na região Asiática e é um bom exemplo internacional desse tipo de relevo. No Brasil, um grande destaque é o Planalto da Borborema (imagem acima), que fica no Nordeste do país. Abaixo, uma imagem do relevo:

Planícies

Relevos: planícies

Como pressuposto pelo nome, planícies são relevos de superfície aplainada. Geralmente elas ficam em regiões de baixas altitudes e recebem a deposição de sedimentos das paisagens mais altas. 

Depressões

As depressões podem ser definidas como os relevos que têm menor altitude em relação ao seu em torno. 

Para uma melhor classificação, os geólogos criaram duas categorias:

  • Depressão Relativa: área mais baixa que seu entorno, mas com altitude maior que o nível do mar;
  • Depressão Absoluta: região de altitude menor que o entorno e menor que o nível do mar. 

Brasil: relevo no Enem

O relevo brasileiro, em termos de estruturas geológicas, só possui escudos cristalinos (36% do território) e bacias sedimentares (64% do território) — de forma que não apresenta nenhum exemplar de dobramento moderno. 

As considerações sobre a geografia física do Brasil foi trabalho de grandes geólogos, mas a classificação aqui exposta é a de Jurandyr Ross. Segundo as definições desse estudioso, o relevo do país é classificado por meio dos aspectos morfológicos, climáticos, geológicos e visuais. Veja a descrição simplificada desses critérios:

  • Planalto: território que sofre erosão e tem mais de 300m de altitude;
  • Planície: região onde ocorre sedimentação e fica próxima a corpos d’água; e 
  • Depressão: área mais baixa que seu entorno.

Questões sobre Relevo no Enem 

Agora que você conhece as principais formas e conceitos desse assunto, treine seu conhecimento com questões sobre relevo no Enem. Confira também as resoluções proposta pelo Estratégia! 

Enem 2010

Enem 2010 - relevo

Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana. Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é

a) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
b) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.
c) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
d) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.
e) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas.

Note como o relevo da encosta é íngrime, como mostrado na foto. Isso faz com que, durante o período chuvoso, a água “deslize” materiais pela superfície. Com o passar do tempo, esses componentes são depositados no fundo do morro – onde estão os rios. 
Por essa razão, o leito dos rios é estreitado, recebe menor volume de água e permite o desenvolvimento das enchentes urbanas. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Enem 2014

“Os desequilíbrios que se registram nas encostas ocorrem, na maioria das vezes, em função da participação do clima e de alguns aspectos das características das encostas que incluem a topografia, geologia, grau de intemperismo, solo e tipo de ocupação.”

Os desequilíbrios resultantes da atuação humana junto às vertentes íngremes do relevo são fortemente ligados ao(à):

a) aumento da atividade industrial.
b) crescimento populacional urbano desordenado.
c) desconcentração das atividades comerciais e dos serviços.
d) instalação de equipamentos urbanos na periferia da cidade.
e) construção de projetos habitacionais voltados à população de baixa renda.

Ao analisar os desequilíbrios nas encostas, é importante perceber o relevo em que as cidades brasileiras se instalaram. Grande parte dos territórios brasileiros possui instalações residenciais em morros e montanhas íngremes – o que é perigoso devido aos deslizamentos de terra. 
Dessa forma, o crescimento urbano desordenado não levou em conta as características geográficas e físicas do Brasil. Essa reflexão condiz com a frase contida na alternativa B. 


Aprenda mais sobre geografia física com o Estratégia Vestibulares!

Para conhecer os conceitos da geografia física, acompanhe o Blog do Estratégia! Conheça também nossos simulados gratuitos: questões formuladas e selecionadas conforme as características do vestibular que você vai prestar. Clique no banner abaixo: 

Simulados Gratuitos Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também