O ser humano retira da natureza grande parte das matérias necessárias para sua sobrevivência. A partir dela obtemos os insumos para a alimentação, construção, desenvolvimento tecnológico, geração de energia e etc. Os recursos minerais são uma das fontes retiradas e processadas pelos humanos com diversas finalidades.

Para te auxiliar na compreensão dos usos e características dos principais minérios, a Coruja preparou um resumo com as informações mais relevantes sobre a mineração e as preciosidades encontradas na natureza. Ao final, veja uma questão sobre o assunto e entenda como ele pode aparecer no seu vestibular. Confira!

O que são recursos minerais?

Os recursos minerais são diferentes tipos de materiais que se encontram na crosta terrestre. Geralmente, sua extração e utilização têm finalidades lucrativas e aparecem na construção de diferentes elementos: casas, aviões, celulares, relógios, alianças, computadores, vasos, entre outros. 

recursos minerais

Durante a colonização no Brasil, por exemplo, a descoberta da mineração na região Sudeste deu origem ao ciclo do ouro e causou grande exploração desse e de outros minérios na região. Com a lucratividade dessa comercialização, muito se fortaleceu a economia brasileira nesse período — o que demonstra uma forte relação entre os recursos minerais e o eixo econômico

Tipos de recursos minerais

Para a classificação dos recursos minerais, foram criados dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos. Essa divisão parte da observação das características físicas e químicas dos materiais. Compreenda melhor nos tópicos abaixo:

Minerais Metálicos

São minérios que apresentam elementos químicos metálicos em sua composição. Por isso, eles têm a capacidade de conduzir eletricidade, possuem mais dureza e apresentam maior resistência à corrosão.

Entre eles está o ferro, minério que, quando processado nas siderúrgicas, pode gerar o aço. Esse material é importante na construção civil, automotiva e de diversos produtos comercializáveis. 

O cobre é um material metálico utilizado na fabricação de fios, condutores elétricos, peças automotivas e etc. Por sua vez, o alumínio é um material formado a partir da bauxita, recurso mineral extraído da deposição milenar de materiais rochosos. É um minério muito abundante no Brasil, com destaque para o Estado do Pará.

Minerais não metálicos

São materiais extraídos de rochas, mas sua composição não contém elementos  químicos metálicos e, por isso, não conduz eficientemente a corrente elétrica. Entre os principais exemplos estão a água, o enxofre, o diamante e a areia. 

Além de um recurso vital, a água é uma fonte de minerais não metálicos. Nas diferentes nas nascentes, podem ser encontradas diferentes composições químicas nesse líquido. Alguns dos constituintes mais comuns da água são o potássio, o sódio, o zinco, o cálcio, entre outros.

O enxofre, elemento químico da família dos calcogênios, é um recurso mineral não metálico muito importante na vulcanização de borrachas naturais, na produção de detergentes e na fertilização do solo. Além disso, é um dos componentes da gasolina e, quando liberado na atmosfera, pode contribuir para a poluição ambiental e para a chuva ácida.

O diamante, por sua vez, é uma pedra muito valorizada em todo o mundo. O formato desse mineral é impressionante e aparece na confecção de joias. Além desse tipo de uso, o diamante pode ser utilizado para o corte de porcelanatos e vidros de maneira eficiente. 

A areia é um conjunto de minerais que se encontra em praias, terrenos e possui utilidades diversas: filtros, decoração de ambientes, concreto, matéria prima para a fabricação de vidro, entre outros usos. 

Recursos fósseis

Além dos recursos minerais anteriormente citados, a natureza também nos fornece materiais fósseis como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Essas substâncias têm um papel fundamental na geração de energia.

O petróleo é um material fóssil muito importante para o mundo atual, a partir dele são fabricadas a gasolina e o óleo diesel, combustíveis importantes para o abastecimento de veículos automotores. 

O carvão mineral foi crucial para a industrialização mundial. Durante a primeira revolução industrial as máquinas a vapor eram os meios de geração de energia. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o carvão se tornou o principal material energético usado nas fábricas e propiciou a segunda revolução industrial.

Principais recursos minerais brasileiros

No Brasil, a presença de recursos minerais é notável em diversos pontos e faz parte da nossa história e desenvolvimento econômico. Devido à formação geológica do país, encontram-se minerais metálicos nas regiões em que predominam os escudos cristalinos e recursos fósseis nas zonas assentadas em bacias sedimentares.

O ferro pode ser encontrado, principalmente, na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, na Serra do Carajás, no Pará e no Mato Grosso do Sul, na região do Maciço do Urucum. Nessas mesmas regiões existem pontos de extração do manganês, material importante para a fabricação de produtos químicos. 

Já a bauxita é muito abundante no Pará, nas zonas próximas à Serra de Oriximiná e se relaciona com a formação do alumínio. Por fim, os recursos fósseis estão concentrados nas regiões litorâneas, como a Bacia de Campos (RJ), a Bacia de Santos (SP), além de regiões do Espírito Santo e da Bahia.

Questão de Recursos Minerais

Após ler e compreender o assunto, resolva a questão de recursos minerais a seguir e depois confira a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares.

PUC-MG 2007

A extração mineral é uma atividade econômica que, em geral, gera reflexos ambientais, sendo INCORRETO afirmar:

a) As avançadas tecnologias utilizadas pelas grandes empresas de mineração que atuam em escala transnacional impedem a degradação ambiental.
b) A extração clandestina e o contrabando acarretam grandes prejuízos, como o não-recolhimento de tributos e a desconsideração da legislação ambiental.
c) Nos países periféricos, a falta de controle eficaz das áreas de garimpo agrava a depredação dos recursos minerais e o ambiente do entorno.
d)  Os recursos hídricos são os mais afetados pela extração e lavagem de minérios, mas há problemas graves também com os solos e a cobertura vegetal.

A extração mineral é capaz de gerar impactos ambientais consideráveis e, embora as empresas criem tecnologias para contornar essa questão, a degradação ambiental é um dos principais fatores negativos da exploração dos recursos minerais. Assim, a alternativa que traz uma informação incorreta é a letra A.

Aprenda ainda mais sobre recursos minerais

Para entender ainda mais sobre geografia e recursos minerais, assista ao vídeo a seguir, é gratuito e muito didático. Vale a pena conferir!

Após ter contato com os principais tipos de minerais, é relevante compreender os desdobramentos deles para a economia e história brasileira. Para isso, conheça os nossos cursos pré-vestibulares, assista a aulas de qualidade e conquiste sua aprovação. Clique no banner abaixo!

Estratégia Vestibulares recursos minerais
Você pode gostar também