Prova FATEC 2019 – Geografia – Resolução Comentada

Prova FATEC 2019 – Geografia – Resolução Comentada

Olá, jovem! Tudo bem? Esta é uma segunda amostra do meu trabalho no Estratégia Vestibulares: a resolução dos dois últimos vestibulares da FATEC. Comentei as questões, alternativa por alternativa, para você conhecer um pouco mais do meu estilo de correção e didática, que você teve prévia no primeiro material gratuito. Fazer você alcançar seu desempenho máximo e facilitar seu aprendizado são meus valores!

Prova FATEC 2019-1

Questão 01

Leia o texto.

“Há 8 mil anos, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Nesse mesmo período, a Europa, sem a Rússia, possuía cerca de 7%; a África quase 11%; e a Ásia, 23,6%.

No início do século XXI, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil detinha 28,3% das florestas mundiais. A Europa, sem a Rússia, detinha apenas 0,1%; a África estava com 3,4%; e a Ásia, 5,5%.”

Fonte dos dados: MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007.

Relacionando as informações dos dois períodos históricos citados no texto, é correto afirmar que

a) a Europa, sem a Rússia, foi o continente que possuía a maior quantidade de florestas do planeta e, no início do século XXI, possuía a menor área florestada.

b) o ritmo do desmatamento, no território onde o Brasil está situado, foi menor se comparado aos continentes citados.

c) a Ásia e a Europa, sem a Rússia, ao longo dos séculos, aumentaram o tamanho de suas áreas de florestas.

d) a África e a Ásia apresentaram o mesmo ritmo de desmatamento ao longo dos séculos.

e) ao contrário de outras localidades do planeta Terra, não ocorreu desmatamento no Brasil.

Resolução Comentada

A questão tem o comando analisar, pois você recebeu percentuais de distribuição das florestas no espaço mundial há oito mil anos e no início do século XXI.

Desse modo, percebe-se que o percentual de florestas do mundo era, em sua maioria, localizado na Ásia e África. Após o desenvolvimento e industrialização dos países percebe-se que, no início do século XXI, o Brasil passou a ser o maior detentor, em percentual, de florestas.

Isso não significa que o Brasil não desmata suas florestas, pelo contrário, mas o desmatamento nas outras localidades apontadas foi maior que o ocorrido no Brasil.

Desse modo a alternativa correta é a B. Uma tabelinha resume bem os dados para verificação:

A alternativa A está incorreta, pois a Europa, sem a Rússia, possuía o menor percentual de florestas há 8 mil anos e permanece com o menor no início de século XXI.

A alternativa C está incorreta, pois a Ásia e a Europa, sem a Rússia, diminuíram seu percentual de florestas.

A alternativa D está incorreta, pois o ritmo de desmatamento mudou em todas as regiões, justamente por isso o percentual de florestas mudou ao longo dos anos.

A alternativa E está incorreta, pois o fato de o Brasil possuir o maior percentual de florestas no início do século XXI não significa que não ocorreu desmatamento. Houve desmatamento, porém nas outras regiões foi com maior intensidade, tornando a parcela de florestas brasileiras com maior representatividade.

Gabarito “B”

Questão 02

Terras-raras é o nome dado ao conjunto dos dezessete elementos químicos da Tabela Periódica, formado pelos quinze lantanídeos mais o escândio e o ítrio. Sobre esses elementos químicos e a localização das suas principais reservas mundiais, podemos afirmar corretamente que

a) possuem distintas aplicações em diversos setores da economia, como na silvicultura, na pecuária e na construção civil. As maiores concentrações localizam-se na república da Guiné.

b) são utilizados pelo agronegócio internacional para transformar terras outrora estéreis em terras aptas à utilização agrícola. As principais jazidas estão estabelecidas na Arábia Saudita.

c) suas ocorrências se dão em pequenas concentrações, misturadas a outros minerais, tornando difícil o processo de separação. As maiores reservas mundiais encontram-se na China.

d) ocorrem em áreas superficiais de fácil extração, sendo encontrados em mares rasos, estando associados às jazidas de minerais fósseis. As jazidas mais antigas situam-se no Japão.

e) também são denominados metais raros e encontram-se nas minas de aluvião, sendo separados da rocha por um instrumento chamado bateia. Suas principais reservas estão no Chile.

Resolução Comentada

Terras raras, também conhecidas como metais de terras raras, é o nome de 17 elementos químicos encontrados na crosta terrestre, sendo eles: Escândio, Ítrio, Lantânio, Cério, Praseodímio, Neodímio, Promécio, Samário, Európio, Gadolínio, Térbio, Disprósio, Hólmio, Érbio, Túlio, Itérbio e Lutécio.

Não se preocupe, você não precisa decorar todos esses elementos. O que realmente importa é saber que as terras raras são utilizadas em uma grande variedade de aplicações tecnológicas e estão incorporadas em supercondutores, magnetos, catalisadores, entre outros.

Essas substâncias também foram muito usadas em tubos de raios catódicos para televisores e computadores. A maioria das terras raras são extraídas pela China, maior exportadora do mundo desses elementos, mas devido à diminuição da quantidade da exportação das terras raras pelo país asiático, outros países como Brasil e Alemanha passaram a investir na mineração de terras raras. Por isso a alternativa C está correta.

Esse conteúdo está nas Aulas 05 e 13 do Preparatório Intensivo.

Gabarito: C

Questão 03

Centenas de pessoas morreram e milhares tiveram suas casas e propriedades destruídas depois da ocorrência de um terremoto que ocorreu na ilha indonésia de Sulawesi em 28 de setembro de 2018. O fenômeno relatado ocorre com certa frequência na Indonésia, pois esse país se localiza

a) em uma área formada por dobramentos modernos, originária de um processo colisional entre duas placas tectônicas, a Eurasiana e a Africana, no Oceano Pacífico.

b) no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas.

c) entre duas placas com bordas transformantes, responsáveis pelos constantes processos epirogenéticos existentes no Oceano Índico.

d) na extensão de uma linha de falha tectônica localizada no oceano Índico, com formação de estruturas falhadas de Graben e Horst.

e) sobre a Dorsal Meso-Oceânica, cadeia montanhosa formada por sucessivas erupções vulcânicas, no Oceano Atlântico.

Resolução Comentada

O terremoto seguido de tsunami que ocorreu na ilha de Sulawesi está relacionado à localização geográfica. O território da Indonésia possui um encontro de placas tectônicas conhecido como Anel de Fogo do Pacífico ou Círculo de Fogo do Pacífico.

A Placa do Pacífico encontra com as placas NorteAmericana, Juan de Fuca, de Cocos, de Nazca, de Scotia, das Filipinas e Australiana. Além disso, há uma série de fossas geológicas nesse local. Para se ter ideia, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.

Esse conteúdo está na Aula 11 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “B”

Questão 04

Alguns municípios do estado de São Paulo se desenvolveram em consequência da expansão da malha ferroviária entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, em decorrência da ampliação das áreas produtoras de café no estado. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, fundada no início do século XX, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios de

a) Bauru, Lins e Penápolis.

b) Sorocaba, Botucatu, e Avaré.

c) Campinas, Limeira e Rio Claro. – norte

d) Araraquara, Catanduva e Votuporanga.

e) Jaguariúna, Mogi Mirim e Ribeirão Preto.

Resolução Comentada

Essa questão mistura história da industrialização de São Paulo e economia brasileira. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi desenvolvida com o objetivo de escoar a produção de café. O desenvolvimento de ferrovias teve uma externalidade positiva, ou seja, uma consequência diante desse fato: o surgimento de cidades ao longo da malha ferroviária como Bauru, Lins e Penápolis.

Esse conteúdo está na Aula 08 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “A”

Questão 05

Leia o texto.

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:

A 1ª revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX. A 2ª revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.

A 3ª revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.

Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.

https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.

De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

a) redes aéreas de comunicação e pela intensificação do uso do fordismo.

b) viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral.

c) cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo.

d) computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção.

e) internet móvel e pela inteligência artificial.

Resolução Comentada

Essa questão é interessante por exigir de você uma contextualização das Revoluções Industriais, do contrário você poderia se confundir e assinalar a alternativa incorreta. Abaixo, segue um quadrinho com alguns pontos resumidos:

A quarta revolução industrial, para o autor Klaus Schwab, é a utilização de inovações tecnológicas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas, nanotecnologia e biotecnologia. Na visão de Schwab, o que diferencia essa revolução das outras é a velocidade, amplitude e profundidade nas mudanças.

  • A alternativa A está incorreta, pois o fordismo foi o modelo de gestão da Segunda Revolução Industrial e perdurou até meados de 1980, e era baseada em linhas de montagem semiautomáticas.
  • A alternativa B está incorreta, pois o carvão mineral foi o combustível propulsor da Primeira Revolução Industrial. Além disso, as viagens interespaciais são uma conquista da União Soviética em 1957, quando lançou o Sputnik I.
  • A alternativa C está incorreta, pois o taylorismo foi desenvolvido no século XIX, assim como os cabeamentos telegráficos submarinos.
  • A alternativa D está incorreta, pois a implementação de linhas de produção ou linhas de montagens teve início no fordismo, durante a Primeira Revolução Industrial. O desenvolvimento da computação faz parte da Terceira Revolução Industrial, conforme a tabela apresentada no começo da resolução.
  • A alternativa E está correta, pois no texto-base você possui elementos para inferir isso, uma vez que Klaus Schwab afirma que a Quarta Revolução Industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias digitais, biológicas e físicas.

Desse modo, a inteligência artificial e a internet móvel têm total conexão com os avanços sinalizados pelo autor.

Esse conteúdo está na Aula 06 do Preparatório Intensivo

Gabarito “E”

Questão 06

Leia os textos

  • Francisco tem pouca esperança no futuro. Depois de cinco anos em busca de trabalho e após três entrevistas de emprego, todas infrutíferas, decidiu parar de procurar. Passou assim a fazer parte de um contingente cada vez maior de brasileiros: os desalentados.
  • Um indicador fundamental para observar o nível da cobrança do trabalhador no mercado de trabalho é a taxa de desalento.
  • O Brasil iniciou o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego pela quarta vez seguida, mas registrou número recorde de desalentados diante das incertezas atuais em torno da economia, segundo dados divulgados no dia 30 de agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego atingiu 12,3% no terceiro trimestre de 2018, depois de ter caído em 12,4% no trimestre anterior, na quarta queda seguida, de acordo com o IBGE.

“O desemprego vem caindo no Brasil por conta do desalento, principalmente neste ano de 2018”, afirmou o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo. O IBGE estimou em 4,8 milhões o número de pessoas desalentadas no trimestre maio – julho.

Acesso em: 03.10.2018. Adaptado

De acordo com os textos, o cidadão desalentado é aquele que

a) conquista um emprego formal, mas sofre com a desigualdade de gênero, em que mulheres ganham menos e ocupam a maioria dos empregos vulneráveis.

b) precisa de trabalho e trabalharia se houvesse possibilidade, entretanto, desiste de procurar emprego porque sabe que não encontrará um posto de trabalho.

c) troca voluntariamente o trabalho formal pelo trabalho terceirizado, abandona a carteira de trabalho e opta pela previdência social estatal.

d) consegue emprego formal com rendimento equivalente a dois terços do salário mínimo vigente.

e) possui um emprego com carteira assinada, mas está desprotegido das leis trabalhistas.

Resolução Comentada

Essa questão já dá a definição do conceito: desalento. O caso de Francisco exemplifica o que é esse termo: ele é um desempregado que quer voltar ao mercado, mas desistiu de procurar diante de tantas negativas. Dessa forma, a alternativa correta é a letra B.

Abaixo, deixei outros conceitos importantes sobre o mercado de trabalho:

Esse conteúdo está na Aula 09 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “B”

Questão 07

Eu publiquei outro artigo para tratar só sobre esta questão. Confira aqui.

Questão 08

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo. Chamamos de commodities produtos de base

a) primária, principalmente pesqueira e do setor têxtil.

b) primária, principalmente agrícola e de extração mineral.

c) secundária, principalmente industrial e eletroeletrônica.

d) secundária, principalmente siderúrgica e metalúrgica.

e) terciária, principalmente bancária e de produtos hospitalares.

Resolução Comentada

O conceito de commodities é essencial para solucionar essa alternativa. Esse termo é utilizado para designar produtos que empregados como matéria-prima. A palavra commodity, em tradução livre do inglês, significa mercadoria e era usado para definir qualquer mercadoria.

Com o passar do tempo, seu significado mudou e passou a ser desses produtos que são utilizados como matéria-prima e são estocados sem risco de perder a qualidade. As commodities são pouco industrializadas, por isso estão associadas ao setor primário da economia.

Abaixo, segue uma diferenciação entre os setores da economia, de acordo com a produção:

  • Setor primário: está relacionado à exploração de recursos naturais, agricultura, pecuária e pesca. Esse setor fornece a matéria-prima para o setor de transformação.
  • Setor secundário: transforma as matérias-primas em produtos industrializados.
  • Setor terciário: é o setor de serviços. Como atividades econômicas desse setor, podemos citar educação, saúde, telecomunicações, transportes e outros.

Desse modo, as commodities são parte do setor primário da economia, o que elimina as alternativas C, D e E. Entre as alternativas A e B a correta é a B, pois o setor têxtil já é uma forma de transformação de matéria-prima.

Esse conteúdo está na Aula 06 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “B”

Questão 09

O carvão mineral é a segunda fonte de energia mais usada no planeta, representando mais de 30% do consumo energético mundial. Sobre essa fonte de energia, podemos afirmar corretamente que é

a) conseguida a partir da destilação do petróleo e do gás liquefeito.

b) considerada limpa, pois é transformada por meio de fissão nuclear.

c) obtida pela queima de troncos e de galhos de árvores extraídas de áreas tropicais.

d) de origem metamórfica, cuja formação se iniciou há milhões de anos a partir do soterramento de materiais inorgânicos.

e) de origem sedimentar, pois é uma rocha resultante de um processo de milhões de anos, quando formações florestais foram soterradas.

Resolução Comentada

O carvão mineral é originário da decomposição de restos orgânicos de antigas florestas que existiam no fim da Era Paleozoica, há milhões de anos. O carvão é um tipo de rocha que apresenta uma concentração de carbono e foi a primeira fonte que moveu máquinas na Primeira Revolução Industrial. É um recurso amplamente utilizado até hoje como combustível por ser ainda abundante. Apesar disso, as reservas estão distribuídas de forma desigual pelo mundo, sendo a Ásia a maior detentora de reservas.

  • A alternativa A está incorreta, pois o carvão mineral é proveniente da decomposição de restos orgânicos e não da destilação do petróleo e do gás liquefeito.
  • A alternativa B está incorreta, pois não é uma fonte de energia limpa. O carvão libera grandes quantidades de gases poluentes como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e óxido sulfúrico (SO3).
  • A alternativa C está incorreta, pois essa explicação é do carvão vegetal, que é obtido pela queima de troncos e galhos de árvores.
  • A alternativa D está incorreta, pois as formas mais duras de carvão mineral, como o antracito, podem ser consideradas rochas metamórficas. O erro da alternativa é afirmar que a origem do carvão mineral vem do soterramento de materiais inorgânicos.

A alternativa E está correta, pois explica corretamente a origem do carvão mineral.

Esse conteúdo está na Aula 05 do Preparatório Intensivo.

Gabarito: E

Questão 10

No final da década de 1940, a Alemanha foi dividida em duas: a República Federal Alemã (RFA), ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã (RDA), ou Alemanha Oriental, socialista. No início dos anos 1960, a cidade de Berlim, na Alemanha, foi dividida por um muro. A construção desse muro

a) aumentou as disputas geopolíticas, econômicas e militares entre a França e o Reino Unido, principais adversários durante a Guerra Fria.

b) dividiu a Europa em dois blocos distintos: a Europa do Leste, aliada dos Estados Unidos; e a Europa do Oeste, aliada da União Soviética.

c) separou fisicamente as Alemanhas e foi construído para impedir o contrabando de livros e de armamentos entre os lados Ocidental e Oriental.

d) reforçou a divisão da cidade de Berlim em dois lados distintos e tinha a intenção de coibir a fuga de alemães orientais para a Alemanha Ocidental.

e) inviabilizou o governo nazista, até então presente na Alemanha Oriental, obrigando seus líderes a pedirem asilo político na Alemanha Ocidental.

Resolução Comentada

Essa é uma questão de geopolítica sobre o contexto da Guerra Fria. Perceba que o texto-base forneceu diversos elementos para contextualizar a construção do Muro de Berlim.

Esse evento e a derrubada do muro são um dos acontecimentos mais importantes do século XX. O muro foi uma barreira física que dividiu Berlim em duas partes durante 28 anos.

  • A alternativa A está incorreta, pois França e Reino Unido não são os principais adversários durante a Guerra Fria. A disputa dessa época foi protagonizada por EUA e União Soviética.
  • A alternativa B está incorreta, pois inverteu o conceito. O leste era o local que estava a República Democrática Alemã, de influência socialista, e o oeste era o lado que pertencia à República Federal Alemã, de influência capitalista.
  • A alternativa C está incorreta, pois o objetivo do muro era impedir a fuga da população para a parte ocidental ou capitalista da Alemanha.
  • A alternativa D está correta, pois apresenta motivos reais para a construção do Muro de Berlim.
  • A alternativa E está incorreta, pois o nazismo não fazia mais parte da Alemanha, pelo menos oficialmente. A Guerra Fria foi posterior à Segunda Guerra Mundial, e o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão, foi derrotado. Essa derrota teve diversos desdobramentos, sendo um deles a divisão da Alemanha entre os países vencedores.

Esse conteúdo está na Aula 01 do Preparatório Intensivo.

Gabarito: D

Questão 11

Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

a) a diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.

b) a diminuição da taxa do gás metano na atmosfera.

c) o aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.

d) o aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.

e) a diminuição da taxa de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera

Resolução Comentada

O aquecimento global é causado pelo efeito estufa que, por sua vez, é um processo natural que envolve a luz solar, a superfície do planeta e os gases que formam a atmosfera. Esse fenômeno é caraterizado pela retenção da radiação infravermelha pela superfície terrestre após esta ter sido aquecida pelos raios solares.

Alguns gases, que têm capacidade de absorver a radiação infravermelha, são chamados gases-estufa: CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), N2 (óxido nitroso), CFC (clorofluorcarbonetos) e o vapor-d ’água.

  • A alternativa A está incorreta, pois o oxigênio não é um gás-estufa.
  • A alternativa B está incorreta, pois a diminuição do metano contribuiu para reduzir o efeito estufa.
  • A alternativa C está correta, pois o aumento do dióxido de carbono na atmosfera aumenta o aquecimento global pelo fato de intensificar o efeito estufa.
  • A alternativa D está incorreta, pois o petróleo derramado no mar causa contaminação dos oceanos e perda de vida marinha, mas não é isso que intensifica o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.
  • A alternativa E está incorreta, pois a diminuição do CFC contribuiu para diminuir o efeito estufa.

Esse conteúdo está na Aula 05 e 15 do Preparatório Intensivo.

Gabarito “C”

É isso, pessoal. Gostaria de ressaltar que, todas as minhas aulas possuem questões comentadas, conforme você viu nesse material. De acordo com o que eu mencionei no começo, não basta assinalar a correta, é preciso ter certeza que as outras estão erradas.

Assim, você terá mais segurança em preencher o gabarito. Mais uma vez, insisto na prática dos exercícios: quanto mais, melhor. Minha experiência de 10 anos como professor mostrou que os aprovados(as) faziam muitos exercícios e tiravam muitas dúvidas.

Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Abraços! Excelentes estudos! Que Deus abençoe o seu caminho!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA FATEC

Você pode gostar também