Problemas Ambientais no Enem: o que é e principais problemas

Problemas Ambientais no Enem: o que é e principais problemas

A atividade humana vem causando diversos problemas ambientais que prejudicam a vida no planeta e interferem nas dinâmicas naturais da Terra, sendo um assunto bastante cobrado no Enem, sobretudo ao que se refere aos tipos, às causas e à solução desses desequilíbrios.

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a entender esse assunto e garantir sua vaga na universidade dos sonhos!

O que são problemas ambientais? 

Os problemas ambientais são desequilíbrios que ocorrem nas dinâmicas da Terra, principalmente em decorrência da atividade e da exploração humana, acarretando diversos prejuízos aos seres vivos.

Nesse artigo, você vai conhecer os principais problemas ambientais, como são formados e suas consequências!

Principais problemas ambientais no Enem

Os principais tópicos cobrados no Enem sobre problemas ambientais são o desmatamento, o aquecimento global, a poluição e os riscos que cada um deles traz para os seres vivos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Desmatamento florestal

O desmatamento se refere à remoção da vegetação nativa de uma área florestal de forma expressiva e danosa para o meio ambiente, pois reduz a biodiversidade, altera os fenômenos climáticos, sobretudo os que estão relacionados à dinâmica hídrica, e reduz a capacidade de absorção do dióxido de carbono — CO2 — da atmosfera.

Além disso, com a perda de seu habitat natural, os animais que antes habitavam as florestas acabam se dirigindo para a zona urbana, o que pode intensificar a transmissão de zoonoses para os seres humanos, e também contribui para o aumento no número de casos que acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, por exemplo.

As principais causas que levam ao desmatamento florestal são a exploração da madeira das árvores e também a agropecuária, que promove a remoção da mata para pastagem bovina e para plantação de grãos que serão usados na fabricação de ração para esses animais.

Chuvas Ácidas

Esse problema está diretamente relacionado à poluição do ar, já que a acidificação da água da chuva ocorre por meio de reações com óxidos ácidos presentes na atmosfera.

Dentre as diversas consequências da Chuva Ácida, podemos perceber no cotidiano diversas estátuas sofrendo o processo de corrosão, além da acidificação dos solos e desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos.

Efeito Estufa

O Efeito Estufa é um processo natural e muito importante para a manutenção da temperatura do planeta, e assim, permitir a presença da vida na Terra.

Contudo, em decorrência da poluição atmosférica, o Efeito Estufa é intensificado e ocasiona o Aquecimento Global, que, por sua vez, é extremamente prejudicial ao planeta.

Aquecimento Global

Esse problema ambiental é fruto da emissão exagerada de gases estufa, como o CO2, principalmente, pela indústria, pelo desmatamento e pela queima de combustíveis fósseis no setor automobilístico.

Dentre as principais consequências do aquecimento global, podemos destacar o derretimento das calotas polares, o que resulta no aumento do nível de água nos oceanos.

Além de interferir nas dinâmicas de correntes marinhas, podendo ocasionar invernos rigorosos em determinadas localidades, visto que a água fria derretida dificulta a chegada de correntes quentes que contribuem para um inverno mais ameno.

Outros impactos significativos relacionados ao aquecimento global são o aumento nos índices de incêndios, a perda da biodiversidade, a acidificação dos oceanos, e a desertificação de alguns biomas.

Problemas ambientais

Ilhas de calor

Esse problema ambiental ocorre principalmente na zona urbana, que apresenta maior temperatura quando comparada ao ambiente rural, e esse efeito está relacionado à retenção de calor pelo asfalto, dificuldade de circulação do vento devido às construções e poluição atmosférica.

Inversão térmica

A inversão térmica consiste na dificuldade dos ventos circularem na atmosfera terrestre ocasionada pela poluição do ar, fenômeno que ocorre, principalmente em grandes centros urbanos e em locais com expressiva atividade industrial.

Eutrofização

Esse fenômeno ocorre no ambiente aquático devido ao aumento de nutrientes na água — provenientes da deposição de esgotos domésticos em rios, lagos e oceanos — que ocasiona o crescimento de algas na superfície e a principal consequência é a morte de ecossistemas.

Questão sobre problemas ambientais no Enem

Agora que você já sabe os principais problemas ambientais, suas causas e principais efeitos para o planeta, teste seus conhecimentos com essa questão do Exame Nacional do Ensino Médio que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

(Enem 2017) As lâmpadas fluorescentes apresentam vantagens como maior eficiência luminosa, vida útil mais longa e redução do consumo de energia. Contudo, um dos constituintes dessas lâmpadas é o mercúrio, que apresenta sérias restrições ambientais em função de sua toxicidade. Dessa forma, as lâmpadas fluorescentes devem passar por um processo prévio de descontaminação antes do descarte ou reciclagem do material. O ideal é que nesse processo se tenha o menor impacto ambiental e, se possível, o mercúrio seja recuperado e empregado em novos produtos.

DURÃO JR., W.A; WINDMÖLLER,C.C. A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes. Química Nova na Escola, n.28, 2008 (adaptado).

Considerando os impactos ambientais negativos, o processo menos indicado de descontaminação desse metal nas lâmpadas seria o(a)

a) encapsulamento, no qual as lâmpadas são trituradas por via seca ou úmida, o material resultante é encapsulado em concreto e a disposição final do resíduo é armazenada em aterros.

b) lixiviação ácida, com a dissolução dos resíduos sólidos das lâmpadas em ácido (HNO₃), seguida de filtração e neutralização da solução recuperar os compostos de mercúrio.

c) incineração , com a oxidação das lâmpadas junto com o lixo urbano em altas temperaturas, com redução do material sólido e lançamento dos gases e vapores para a atmosfera.

d) processo térmico, no qual o resíduo é aquecido em sistema fechado para vaporizar o mercúrio e em seguida ocorre o resfriamento para condensar o vapor e obter o mercúrio elementar.

e) separação por via química, na qual as lâmpadas são trituradas em sistema fechado, em seguida aditivos químicos são adicionados para precipitação e separação do mercúrio.

Gabarito: C, pois a incineração de lâmpadas fluorescentes promove a liberação de gases de mercúrio na atmosfera, e assim, poluindo o ar.

Quer mandar bem nas questões de problemas ambientais do Enem? 

Então não perca os outros artigos do nosso blog e clique no banner abaixo para saber mais sobre os nossos cursos pensados para a sua aprovação!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também