Poluição: como o tema aparece no vestibular?

Poluição: como o tema aparece no vestibular?

Você conhece alguém com problemas respiratórios? Já esteve em lugares extremamente barulhentos e que te incomodavam? Saiba que esses dilemas cotidianos têm nome: poluição.

Ela aparece de diversas maneiras no dia a dia e interfere em vários aspectos da vida humana: doenças, desconfortos sensitivos, desgaste do meio ambiente em que se vive, contaminação da água e alimentos, entre outras consequências. 

Dada a importância deste assunto, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo com as principais informações sobre os diferentes tipos de poluição: atmosférica, hídrica, visual, sonora e do solo. 

O que é poluição?

Poluição é um termo utilizado para as alterações causadas no meio ambiente e que, geralmente, trazem prejuízo para o sistema atingido. Ela pode ser originada a partir da ação antrópica, que é quando o homem altera o espaço em que vive, ou por ocasião de fenômenos naturais.

Por exemplo, observa-se a diferença de situação quando o ser humano causa um incêndio em determinada região e quando um vulcão entra em erupção e emite gases poluentes. 

Os dois contextos determinam a poluição atmosférica e degradação de ecossistemas, entretanto, um foi causado pelo homem e o outro ocorreu a partir de situações naturais.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Tipos de Poluição

Por ser muito abrangente, esse assunto pode ser trabalhado por diversos pontos de vista, o que originou a classificação dos tipos de poluição — aprenda sobre elas a seguir!

atmosférica

Em geral, a poluição da atmosfera é fruto da emissão de gases poluentes. Isso faz com que o ar fique repleto de substâncias nocivas e prejudiciais à saúde humana. Além disso, ela influencia na criação de fenômenos climáticos como a destruição da camada de ozônio, aquecimento global e intensificação do efeito estufa. 

Esse tipo de degradação ambiental se relaciona com as indústrias, os automóveis e técnicas agrícolas que liberam químicos como o gás carbônico (CO2), o monóxido de carbono (CO) e os derivados de enxofre (SOX), que são os principais compostos de impacto ambiental.

Hídrica

Como sugere o nome, a poluição hídrica diz respeito à degradação dos ecossistemas aquáticos: rios, lagos, lençóis freáticos, mares e outros. De maneira geral, essa destruição pode acontecer direta ou indiretamente

Por exemplo, quando os resíduos da sociedade (esgoto) são depositados nos cursos d’água, a poluição acontece de forma direta e visível. De outro ângulo, quando os lixos se acumulam em lixões a céu aberto, os produtos da decomposição desses materiais penetram no solo e contaminam os corpos aquáticos subterrâneos de maneira indireta.

A questão central da contaminação hídrica é o impacto dessas alterações sobre diversos ecossistemas. Veja, se um rio passa por nove cidades e recebe esgoto da primeira, todos os outros municípios receberão uma água afetada pela poluição.

O que acontece muitas vezes é a proliferação de focos poluentes em diversos pontos dos rios e mares (no esquema: cidade A, cidade D, cidade G, cidade H despejando resíduos). Com isso, os animais, algas, plantas aquáticas e os seres humanos que dependem dos recursos hídricos são amplamente impactados.

Poluição hídrica

Solo

A contaminação do solo é decorrente da absorção de substâncias que são lançadas na superfície. Esses compostos ficam entremeados no terreno e podem ser digeridos por animais ou entrar no metabolismo vegetal — de forma que atinge a cadeia alimentar humana. 

Os agrotóxicos, os fertilizantes, os produtos da decomposição de lixo, a falta de saneamento básico e outros, estão entre as principais causas da degradação da terra. 

Sonora

A expressão poluição sonora abrange o barulho excessivo emitido, fenômeno muito recorrente principalmente nas cidades grandes. Ele pode ter origem nas indústrias, maquinários, automóveis, sirenes, alarmes, obras, entre outros. 

Geralmente, o estímulo auditivo exagerado causa sensibilização dos seres humanos e gera estresse, dores de cabeça, exaustão, insônia, dificuldade de concentração, irritação e impaciência. Se persistente, esse tipo de poluição pode desencadear síndromes e problemas auditivos.

Visual

Poluição visual é um assunto que permeia o exagero no número de informações para os olhos. Luzes brilhantes, excesso de cores num mesmo ambiente, cartazes, banners, outdoors numerosos, entre outros. 

Essa abundância de comunicações ópticas causa uma situação de estresse e alerta na população. Assim, os cidadãos ficam mais expostos ao cansaço, à irritação, ao cansaço visual e à necessidade de redução dos estímulos sensitivos. 

Medidas para reduzir a poluição

A redução da poluição é determinada, principalmente, pela mudança de comportamento humano. Nenhum homem tem controle sobre as alterações climáticas e naturais que causam degradação ambiental. 

Veja exemplos de atitudes de cunho político, econômico e social que podem favorecer a preservação da natureza:

  • a redução do consumo; 
  • o despejo consciente dos resíduos sólidos e líquidos;
  • a diminuição dos estímulos visuais e sonoros;
  • a escolha de empresas ecologicamente comprometidas;
  • a contenção do uso de agrotóxicos;
  • a conscientização da população.

Assim, é possível dizer que as escolhas tomadas pelos seres humanos são determinantes para todo o ecossistema terrestre. Atitudes mais conscientes e ambientalistas atingem a biosfera, impactam diretamente na nossa maneira de comer, beber e viver, por exemplo.

Questão resolvida sobre Poluição

FUVEST 2009

Considere os mapas e as afirmações a seguir.

Poluição - exercício vestibular

I. Atualmente, observam-se significativos graus de degradação de ecossistemas marinhos e costeiros, sendo o mangue um dos mais afetados, especialmente em decorrência de sua posição próxima às principais fontes de poluição.

II. Dentre as mais graves ameaças às regiões coralíferas do planeta, estão os efluentes lançados por acidentes com embarcações, o aquecimento global, a exploração predatória e a poluição em zonas costeiras.

III. Os mangues constituem-se em ecossistemas resistentes e adaptáveis a mudanças físicas, o que se comprova por sua distribuição independente de zonas térmicas.

IV. As regiões coralíferas, embora permanentemente ameaçadas de degradação, estão entre os ecossistemas mais resistentes do planeta, tal como ocorre com os mangues.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III
e) I, III e IV.

Resolução

I – Afirmação correta. A poluição hídrica é algo muito recorrente no contexto atual, nesse caso, os ecossistemas mais próximos dos corpos aquáticos sofrerão graves consequências — como os mangues e recifes de corais.

II – Afirmação correta. Os recifes de corais possuem estruturas compostas por substâncias sensíveis, que sofrem com o processo de acidificação, aquecimento e poluição da região marítima. 

III – Afirmação incorreta. Os mangues estão, necessariamente, próximos aos corpos hídricos, e não são ecossistemas adaptáveis.

IV – Afirmação incorreta. Nem os mangues nem os recifes de corais são ambientes resistentes às mudanças gigantes causadas pela ação antrópica.

Vai prestar vestibular e não sabe por onde começar?

Acesse o site do Estratégia Vestibulares e conheça nossos cursos preparatórios para o vestibular. Com eles você assistirá aulas com professores qualificados, treinará seu aprendizado com questões e ainda dominará as competências da redação para a sua prova. Clique no banner abaixo e confira!

Veja também:

Você pode gostar também