Poluição Ambiental: tipos, relações históricas e sociais

Poluição Ambiental: tipos, relações históricas e sociais

Historicamente, o desenvolvimento da sociedade está relacionado com modificações da natureza para a implantação de instalações humanas. Com a intensificação da urbanização e industrialização da humanidade, o meio ambiente está sujeito a  alterações negativas, como acontece com o aumento da poluição ambiental

Como todos os seres vivos dependem diretamente do equilíbrio ecológico para uma vida saudável, os vestibulares cobram frequentemente assuntos que versam sobre o impacto e degradação da natureza. Além disso, percebe-se uma interdisciplinaridade que liga esse tema aos processos históricos e sociais dos povos. 

Para te ajudar a construir o conhecimento sobre a poluição do meio ambiente, a Coruja preparou este artigo, que trata sobre os principais tipos de poluentes, seus impactos e quais as ligações deles com a história da humanidade. Acompanhe!

O que é poluição ambiental?

No dicionário Aurélio, a poluição é definida como “a contaminação e degradação do meio natural causada por agentes e detritos químicos ou industriais”, entre outros. Assim, a poluição ambiental é toda ação humana que resulta em alterações negativas não naturais no equilíbrio ecológico de um ou mais ecossistemas.

Além disso, o verbo poluir pode ser descrito como o ato de sujar, corromper e tornar algo prejudicial  à saúde humana, animal ou vegetal. Assim, percebe-se que a ação antrópica — ação dos homens — está relacionada com a degradação do meio ambiente. 

Tipos de poluição ambiental

Ao considerar o impacto que a poluição ambiental possui sobre os diferentes seres vivos, é importante entender quais são os tipos mais frequentes e quais são os principais efeitos deles sobre o meio ambiente. 

Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é uma das espécies de poluição ambiental mais conhecidas e está relacionada com a liberação de gases e substâncias tóxicas no ar. Entre eles podem ser citados o monóxido de carbono, os óxidos de enxofre, o dióxido de carbono e os clorofluorocarbonos (conhecidos como CFCs).

Geralmente, ela é resultado de atividades industriais e de veículos automotores que liberam esses contaminantes. Por esse motivo, foi intensificada após a revolução industrial e surgimento das fábricas de produção em massa.

É importante notar que esse tipo de alteração é espalhada facilmente para diferentes regiões, visto que o ar pode transitar e carregar moléculas tóxicas e prejudiciais: a queima de combustíveis fósseis, os componentes liberados nas chaminés industriais, as substâncias poluentes pulverizadas nas lavouras e outros contaminantes podem se estender para áreas vizinhas e causar um maior impacto ambiental.

Como consequência, a poluição ambiental da atmosfera mostra uma relação com doenças pulmonares, câncer, asma, alergias, problemas oculares, entre outros. No meio ambiente, causa as chuvas ácidas, acentua o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio.

Poluição ambiental da água

A água também pode ser depósito para contaminantes: o escoamento de esgotos residenciais e industriais atinge em diferentes níveis os ecossistemas aquáticos. Um grande exemplo é o rio Tietê, que corta a cidade de São Paulo e é conhecido por apresentar águas turvas e fétidas. 

O aumento dos materiais orgânicos nos rios influencia diretamente na vida dos seres vivos aquáticos, uma vez que a disponibilidade de oxigênio é comprometida e muitos animais não resistem. 

De modo análogo, quando metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio são liberados no leito dos rios por empresas, os seres que se hidratam com essa água são fortemente impactados. Nos humanos, pode resultar em câncer, alterações renais e lesões do sistema nervoso central. 

Poluição ambiental do solo

A poluição ambiental do solo acontece quando as ações antrópicas produzem substâncias químicas que penetram o solo. Por exemplo, os agrotóxicos usados nas lavouras podem adentrar a camada mais superficial da crosta terrestre e, posteriormente, se aprofundar. 

O mesmo pode acontecer quando os lixos residenciais e industriais são armazenados descartados de forma incorreta. Os produtos químicos resultantes da decomposição dos dejetos podem ser tóxicos e penetrar o solo.

Como consequência, nota-se uma alteração na cadeia alimentar, uma vez que o solo pode ficar impróprio para o plantio. Além disso, as plantas incorporam substâncias prejudiciais em seu metabolismo e esses compostos são transmitidos para os outros níveis tróficos da cadeia. 

Além disso, os lençóis aquáticos subterrâneos, também chamados de lençóis freáticos, podem receber o escoamento dessas moléculas tóxicas. Assim, as nascentes e leitos de rios podem receber a drenagem de água contaminada, o que intensifica o efeito negativo da poluição do solo. 

Percebe-se, portanto, que o controle da vegetação, do uso de substâncias químicas nas lavouras e a criação de aterros sanitários próprios para o descarte correto dos lixos é essencial para a manutenção da saúde do solo, da água e de todos os seres vivos relacionados a esses ambientes. 

Preservação do meio ambiente

Como foi descrito até aqui, as ações antrópicas podem influenciar negativamente em todo o ecossistema terrestre. Por isso, é importante que os humanos estejam atentos ao seu comportamento frente a preservação do meio ambiente. Afinal, é a natureza que permite a sobrevivência mais saudável dos seres vivos. 

A mudança de hábitos como:

  • a reciclagem de materiais, com a separação do lixo orgânico, descarte correto dos compostos tóxicos e divisão das espécies de rejeitos;
  • a diminuição do consumismo, que influencia diretamente na menor quantidade de lixo produzido e, a longo prazo, pode reduzir a produção comercial; 
  • o comprometimento ecológico das empresas, que devem buscar materiais e processos sustentáveis para o desenvolvimento de suas atividades; e
  • o uso responsável dos recursos naturais, como o não desperdício de água, entre outras medidas, são passos importantes na construção de uma sociedade mais sustentável. 

Questão de poluição ambiental

Agora que você já aprimorou seu conhecimento sobre poluição ambiental, resolva a questão abaixo sobre o tema e, depois, compare com a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares. Vamos lá?

ENEM 2017

Poluição Ambiental enem

O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela

a) intervenção direta do homem ao impermeabilizar o solo urbano.
b) irregularidade das chuvas decorrentes do fenômeno climático El Niño.
c)  queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural.
d) vaporização crescente dos oceanos devido ao derretimento das geleiras.
e) extinção de organismos marinhos responsáveis pela produção de oxigênio.

A imagem retrata o impacto da poluição atmosférica sobre os rios e seres aquáticos. Percebe-se que o dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis nos carros e na produção industrial é internalizado para os ecossistemas aquáticos e resultam na alteração ecológica. Por isso, a alternativa que mais se adequa com o enunciado é a letra C.

Veja relações importantes da poluição ambiental na atualidade

Quer ver mais sobre poluição ambiental e sua relação com os temas da atualidade? Acompanhe a aula a seguir, em que o professor Saulo Takami discorre sobre a relação da poluição atmosférica e a pandemia de coronavírus. 

Para aprimorar ainda mais seu conhecimento sobre geografia, biologia e outras matérias, conheça os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares. Neles você encontra aulas didáticas, materiais excelentes e muitas questões para sua preparação pré-prova. Clique no banner abaixo e confira.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também