Qual a diferença entre latitude e longitude?

Qual a diferença entre latitude e longitude?

As coordenadas geográficas são importantes meios de localização de um ponto na superfície da Terra, e podem ser encontradas analisando-se os graus de latitude e de longitude desse determinado local.

Para aprender mais sobre localização espacial no planeta e gabaritar sua prova de Geografia e garantir a sua vaga na universidade, não deixe de conferir esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou para te auxiliar na jornada de estudos!

Linha do Equador e Meridiano Greenwich

Essas duas linhas imaginárias apresentam grau zero e representam a origem da latitude e da longitude, respectivamente, no sistema de coordenadas geográficas terrestres.

A Linha do Equador é um eixo horizontal que passa próximo à porção norte do Brasil, apresenta latitude zero graus, divide o planeta entre hemisfério norte, ou setentrional, e hemisfério sul, ou meridional, e é nessa faixa que os raios solares incidem paralelamente.

Já o Meridiano de Greenwich representa um eixo vertical de longitude zero graus que passa pela cidade de Londres, capital da Inglaterra, e divide a Terra entre hemisfério oeste, ou ocidente, e hemisfério leste, ou oriente.

Latitude

Essa coordenada geográfica atua na identificação dos hemisférios norte e sul, também chamados por muitas bancas de setentrional e meridional, respectivamente, e é na latitude 90 graus que se encontram os polos norte e sul, cada um em seu hemisfério.

A origem dessa coordenada se dá na Linha do Equador — zero graus — e avança nas duas direções de forma crescente, atingindo latitude 90 graus em cada polo. Dois paralelos importantes são os trópicos de câncer e de capricórnio.

Uma dica para memorizar o que é a latitude é pensar que a “LAtitude” são linhas imaginárias que ficam de “LAdo”, ou seja, na horizontal.

Longitude

A longitude, por sua vez, representa as linhas na vertical que são paralelas ao Meridiano de Greenwich, dividindo a Terra entre o hemisfério leste — também chamado de oriental ou nascente —  e o hemisfério oeste —  conhecido também como ocidente ou poente.

A longitude apresenta zero graus em Greenwich e aumenta do sentido leste e no sentido oeste até chegar a 180 graus.

Um fato importante sobre a longitude e que costuma cair em prova, é que os fusos horários do mundo são convencionados com bases nos graus, de modo que, partindo de Greenwich, a cada fuso percorrido — 15 graus — no sentido leste é acrescida uma hora, e no sentido oeste, é subtraída uma hora do horário inicial.

A divisão do planeta em fusos só é possível pelo movimento de rotação.

Latitude e longitude

Antípoda

Nos últimos anos, algumas bancas abordaram o reconhecimento do conceito de antípoda e o seu cálculo em questões de prova, então fique atento para aprender do que se trata!

Antípodas são pontos diametralmente opostos na superfície terrestre, e são calculadas da seguinte forma:

  • Latitude: mantém-se o valor e inverte-se o hemisfério;
  • Longitude: inverte-se o hemisfério e subtrai-se o valor em graus do número 180.

Questões resolvidas

Para treinar os conhecimentos que você adquiriu, não deixe de resolver essas questões que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

(Enem 2010) Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49′ N, Longitude 23°49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota. KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado). 

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é

a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

e) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

Gabarito: C, pois as coordenadas geográficas atuam justamente na identificação espacial de um ponto na superfície terrestre.

(Unicamp 2020) As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. Através da interseção de um meridiano com um paralelo, podemos localizar cada ponto da superfície da Terra. Como a Terra apresenta uma superfície quase esférica, é possível determinar dois pontos diametralmente opostos, denominados antípodas. Apenas algumas cidades brasileiras têm uma cidade antípoda, como Coari (AM) e Pontes e Lacerda (MT). Assinale a alternativa que indica duas cidades antípodas.

a) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 15º latitude N e 60º longitude E.

b) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 63º longitude E.

c) Coari (Brasil) – 4º latitude S e 63° longitude W; Temon (Malásia) – 4º latitude N e 117º longitude E.

d) Pontes e Lacerda (Brasil) – 15º latitude S e 60º longitude W; Candelária (Filipinas) – 75º latitude N e 120º longitude E.

Gabarito: C, pois, como vimos acima, antípodas são pontos diametralmente opostos calculados invertendo-se os hemisférios e subtraindo o valor da longitude de 180.

(Unesp 2018)

  1. É o valor angular do arco de meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar de referência. Será sempre norte ou sul.
  2. É o valor angular, junto ao eixo da Terra, do plano formado pelo prolongamento das extremidades do arco compreendido entre o meridiano de Greenwich e o arco do lugar de referência, considerando-se este plano sempre paralelo ao plano do equador. Será sempre leste ou oeste. (Paulo A. Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008. Adaptado.)

No excerto, 1 e 2 correspondem, respectivamente, a

a) longitude e latitude.

b) latitude e longitude.

c) longitude e meridiano.

d) trópico e paralelo.

e) latitude e paralelo.

Gabarito: B, pois as linhas paralelas à linha do Equador correspondem à latitude de um ponto, enquanto as que abrangem os sentidos leste e oeste correspondem à longitude de um ponto da superfície terrestre.

Quer garantir a sua vaga na universidade?

Para resolver mais questões sobre coordenadas geográficas, acesse o banco de questões do Estratégia Vestibulares e não deixe de clicar no banner abaixo para conferir nossos cursos pensados na sua aprovação na universidade!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também