Última atualizaçao em: 05 de Novembro de 2020, ás 15:59

Olá, caro aluno! Tudo bem? Escrevo este artigo para resolver e comentar as questões de Geografia da 2ª Fase do Vestibular da Fuvest. Vamos nessa?

Questão 01

A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no século XX: a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia sob domínio soviético, em 26 de abril de 1986. Em razão de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lançou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da então União Soviética e regiões da Europa Ocidental.

chernobyl

Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na névoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas gerações cresciam com seus próprios traumas. Para os ucranianos, é conflito sempre presente com a Rússia.

Disponível em https://exame.abril.com.br/mundo/.

a) Aponte a causa dos impactos na saúde humana sugerida no cartaz.

b) Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear.

c) Qual a relação entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?

Gabarito

a) Acidente nuclear

b) A construção de uma usina nuclear não exige muito espaço. A quantidade de energia produzida é significativa. O preço não é tão elevado. A tecnologia nuclear pode ser empregada em outras áreas, como na medicina

c) Corrida Armamentista. EUA e URSS disputavam para ver qual país conseguia produzir mais bombas nucleares. O país que produzisse mais, seria a principal potência bélica do mundo.

Questão 02

Introduzido nos anos 1990, o fator previdenciário vinculou o acesso à aposentadoria ao envelhecimento da população, visando à sustentabilidade financeira da previdência. Assim, cada aumento da expectativa de vida implica em aumento do tempo necessário de contribuição para manutenção do mesmo valor do benefício. (…) Ao desconsiderar as diferenças raciais em relação à expectativa de vida, o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil. Tal evidência não pode ser ignorada pelas políticas públicas, sob o risco de ficar cada vez mais distante a meta de alcançar um país mais justo.

Disponível em http://dssbr.org/site/2012/01/fator‐previdenciario‐fator‐de‐discriminacao‐racial/.

a) Numa pirâmide etária, que aspecto visual (em relação à sua forma) permite estimar a proporção da população idosa em relação ao total da população?

b) Cite e explique dois fatores de natureza socioeconômica que contribuem para a diferenciação entre as pirâmides etárias.

c) Usando dados da comparação entre as pirâmides etárias, explique por que o texto afirma que “o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil”.

Gabarito

a) Quanto mais largo for o topo, maior a quantidade de idosos

b) Nos países desenvolvidos a base da pirâmide é mais estreita, pois a taxa de natalidade é baixa. Por outro lado, o meio e o topo da pirâmide são mais largos, porque a expectativa de vida é mais alta. Nos países subdesenvolvidos é exatamente o contrário.

c) Porque a expectativa de vida dos negros é menor, mesmo assim precisam trabalhar tanto quanto os brancos.

Questão 03

Consiste em uma área úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés”. (SCHAEFFER‐NOVELLI, 1995).

a) Qual é o ecossistema representado em destaque no mapa e descrito no excerto?

b) Aponte as razões da ocorrência desse ecossistema na faixa destacada do mapa e explique uma de suas funções ambientais.

c) Cite e explique dois fatores antrópicos que ameaçam esse ecossistema no Brasil.

Gabarito

a) Mangue

b) O mangue é típico da zona intertropical. Portanto, adaptado às elevadas temperaturas, umidade e salinidade pela proximidade com o mar. Por ser uma faixa de transição, abriga uma enorme biodiversidade e contribui com a manutenção da vida marinha

c) A poluição marinha e a poluição da foz prejudicam os seres vivos desse ecossistema. Assim como a ocupação urbana.

Questão 04

A RENCA (ReservaNacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em1984 que comporta diversostipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990.

a) Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que podem ser encontrados na região.

b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passíveis de ocorrência na região.

c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da exploração minerária.

Gabarito

a) Condutor de eletricidade

b) Conflito entre indígenas e extrativistas. Conflito entre pesquisadores ou ambientalistas e extrativistas

c) A extração mineral pode destruir a margem do rio, contribuindo com a poluição e o assoreamento. A aplicação de mercúrio, utilizado na separação dos minerais, polui o rio, o solo, o subsolo e o lençol freático/aquífero.

Questão 05

Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.

“A velha identificação desse setor costeiro de exceção ‐ o ‘cabo frio’ ‐ possibilitou interpretar a combinação de fatores que responde pela presença de aludido reduto de caatingas na referida região”. (AB´SÁBER, 2003).

Com base na análise dos dados de precipitação média anual, na localização das estações meteorológicas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática e oceanográfica da região, responda:

a) Que fenômeno oceanográfico ocorre nas águas oceânicas da região de Cabo Frio‐RJ?

b) Qual é a atividade de extração mineral conhecidamente associada à região de Cabo Frio‐RJ? Explique como um fenômeno natural que ocorre na região corrobora para a existência dessa atividade.

c) Qual a explicação física para a redução das precipitações em Cabo Frio‐RJ e qual sua manifestação na paisagem continental?

Gabarito

a) Ressurgência

b) Sal. Entre dezembro e março, a radiação solar, os ventos fortes e o baixo índice pluviométrico contribuem com a elevada produção de sal

c) A ressurgência faz a água evaporar menos, portanto, chove menos. Os ventos fortes contribuem para fazer com que as massas de ar se desloquem para o continente, isto é, levando precipitação para o interior

Questão 06

China contra‐ataca tarifas americanas com uma das armas que mais irritam Trump O Banco Central da China, no dia 5 de agosto de 2019, permitiu que o yuan, moeda oficial do país, ultrapassasse pela primeira vez uma barreira de onze anos na relação com o dólar americano. A cotação do yuan ficou acima de 7 para 1, num claro contra‐ataque de Pequim às novas tarifas anunciadas pelo presidente Trump sobre US$ 300 bilhões em produtos chineses. O mercado teme que a medida provoque ainda mais a ira do presidente Trump, que acusa Pequim de desvalorizar artificialmente sua moeda para impulsionar as exportações. “Devido ao unilateralismo, ao _______(I)_________ comercial e às tarifas impostas à China, o yuan se depreciou em relação ao dólar americano, quebrando a barreira dos 7 para 1”, diz nota do Banco Central chinês.

Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/

Considerando o excerto e o gráfico, responda:

a) A palavra omitida no texto é um conceito que caracteriza a posição dos EUA ao tarifar os produtos chineses. Qual é esse conceito? Responda na folha de respostas.

b) Utilizando elementos do gráfico, caracterize a relação comercial entre os EUA e a China.

c) Explique como a desvalorização cambial do Yuan influencia a balança comercial entre esses países.

Gabarito

a) Protecionismo

b) EUA importam muito mais produtos chineses do que exporta (balança comercial desfavorável – déficit), especialmente após a entrada da China na OMC

c) Com a moeda desvalorizada, o país consegue exportar mais, isto é, vender mais para o mercado estrangeiro.

É isso, pessoal! Essa foi a resolução da prova de Geografia da Fuvest 2020, 2ª Fase. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA FUVEST

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também