Gabarito UFPR 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Gabarito UFPR 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Saulo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para lançar o Gabarito UFPR 2020, da disciplina de Geografia. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada da prova de Geografia. Vamos nessa??

">Resolução Geografia – Vestibular UFPR 2020" class="wp-block-file__button" download>Baixar

UFPR 2020

Questão 19

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram constituídas zonas de influência geopolítica caracterizadas pela hegemonia ostentada por duas superpotências econômicas e militares que emergiram do conflito: Estados Unidos e União Soviética. Sobre o período que se convencionou denominar como “Guerra Fria”, é correto afirmar:

a) Índia, Egito e África do Sul permaneceram neutros durante a Guerra Fria, não se alinhando ao sistema bipolar.

b) Acordos econômicos eram efetivados entre o Japão e a China, que se mantiveram neutros em relação aos conflitos do Ocidente.

c) Nos anos cinquenta do século XX, os Estados Unidos e a União Soviética assinaram um pacto para evitar a proliferação de armas nucleares.

d) O macarthismo, movimento político desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 1950, manifestou-se pelo fim das hostilidades entre soviéticos e estadunidenses.

e) Com a morte do líder soviético Stálin, ocorrida no ano de 1953, o sistema mundial de dominação bipolar foi dissolvido, sendo criada no ano seguinte a Liga das Nações.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. Apesar de que esses 3 países eram mais inclinados a apoiar os EUA dos que a URSS.
  • LETRA B – Incorreto. O Japão foi influenciado pelos EUA e a China pela URSS.
  • LETRA C – Incorreto. Pelo contrário, foi justamente na década de 1950 que a URSS conseguiu fabricar a bomba nuclear, dando início a corrida armamentista.
  • LETRA D – Incorreto. Pelo contrário, o macarthismo era uma política anticomunista.
  • LETRA E – Incorreto. O Bipolaridade se encerrou com o fim da URSS em 1991. Ademais, a Liga das Nações foi um evento ocorrido após a I Guerra Mundial para decidir a divisão de terras.

Gabarito: A

Questão 69

A respeito das projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:

  1. O emblema da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste numa projeção azimutal equidistante centrada no Polo Norte.
  2. É impossível transferir a superfície curva da Terra para um plano sem desfigurá-la ou alterá-la, motivo pelo qual a representação que mais se aproxima da realidade permanece sendo o globo.
  3. Na projeção de Mercator, as distâncias entre os paralelos aumentam à medida que se afastam da linha equatorial, inviabilizando seu uso para a navegação.
  4. As projeções polares são apropriadas para representar regiões de altas latitudes, além de terem grande utilidade na navegação aérea e na análise geopolítica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resolução Comentada

  • 1. Correto. O objetivo é mostrar toda superfície terrestre sem valorizar o hemisfério norte ou sul, isto é, dando a ideia de igualdade.
  • 2. Correto. Não dá para transferir 3D para 2D. Por isso, não existe projeção perfeita.
  • 3. Incorreto. “inviabilizando” ficou de forma exagerada.
  • 4. Correto. As projeções planas (azimutais) possuem um caráter mais geopolítico, como a bandeira da ONU.

Gabarito: D

Questão 70

Em 1º de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

  1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica.
  2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047.
  3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas.
  4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resolução Comentada

  • 1. Correto. Por meio do Tratado de Nanquim.
  • 2. Correto. Após essa data, Hong Kong passará a ser totalmente controlada pela China.
  • 3. Incorreto. Pelo contrário, as manifestações em Hong Kong são um reflexo da intervenção chinesa.
  • 4. Incorreto. Quem nasceu em Hong Kong possui passaporte diferenciado, permitindo viajar para os países ocidentais, inclusive Estados Unidos.

Gabarito: B

Questão 71

No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)

O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.

b) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.

c) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.

d) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.

e) O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. No final da década de 1980 teve um acidente com césio 137 em Goiânia.
  • LETRA B – Correto. O urânio utilizado para gerar energia pode ser utilizado para gerar uma arma nuclear, é uma questão tecnológica.
  • LETRA C – Incorreto. A construção não é restrita, mas, talvez, arriscada e inviável.
  • LETRA D – Incorreto. Pelo contrário, o Japão é um dos países que mais utiliza energia nuclear.
  • LETRA E – Incorreto. Estados Unidos, Rússia, França e Japão são os países que mais utilizam energia nuclear.

Gabarito: B

Questão 72

“Vou construir um grande muro – e ninguém constrói muros melhor que eu, acreditem. Para além disso, vou fazer com que o México pague esta construção”. Esta frase de Donald Trump revelou-se como uma medida que chocou milhares de pessoas e agradou a outras tantas.

(Disponível em: https://sol.sapo.pt/artigo/617127/como-surgiu-o-problema-das-fronteiras-entre-os-eua-e-o-mexico-)

Essa fala do presidente dos Estados Unidos remete a uma região de conflito. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

a) O Rio Grande limita os EUA e o México e se configura num tipo de fronteira, a natural, com uma significativa carga simbólica, por servir de passagem entre a cidade mais violenta do mundo – Ciudad Juárez – e a segura cidade de El Paso.

b) Embora o maior controle da fronteira dos Estados Unidos com o México reforce tensões políticas e humanitárias na região, não reflete na capacidade de interação regional do NAFTA.

c) O controle da fronteira com o México teve início na década de 1980, na tentativa de se combater o tráfico de drogas proveniente da Colômbia.

d) A política migratória dos Estados Unidos é paradoxal, visto que, a um só tempo, incentiva a “importação de cérebros” e é rigorosa com os refugiados políticos provenientes da América Latina.

e) Embora seja crescente o número de cidadãos da Guatemala, Honduras e El Salvador na fronteira, ainda persiste um maior número de cidadãos mexicanos a serem detidos.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. El Paso localiza-se no estado do Texas.
  • LETRA B – Incorreto. “não reflete” ficou exagerado. O muro pode trazer mudanças para esse bloco econômico.
  • LETRA C – Incorreto. O controle de fronteiras iniciou-se logo após a independência dos EUA.
  • LETRA D – Incorreto. Os Estados Unidos não incentivam a importação de cérebros, uma vez que o país concentra mão de obra altamente qualificada.
  • LETRA E – Incorreto. A imigração ilegal diminuiu nos EUA depois de 1 década.

Gabarito: A

Questão 73

 A problemática da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas, visto que a degradação ambiental causa uma deterioração dessa qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) A degradação ambiental passou a se constituir como um problema para a humanidade a partir do lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.

b) A Terra reclama uma estratégia ambiental que atribua responsabilidades individuais, para cada nação, no sentido de desenvolver pesquisas e estudos acerca das implicações das atividades humanas sobre o sistema natural e vice-versa.

c) As questões ambientais se circunscrevem aos países de alto grau de desenvolvimento econômico e elevado consumo, em que os problemas são mais graves e complexos.

d) A resistência à manutenção do maior número de espécies para assegurar o futuro do ser humano se dá pelo fato de ela se constituir em proposição que contraria o desenvolvimento econômico.

e) A problemática ambiental não se limita ao mundo físico, integrando, em escalas diversas, as questões socioespaciais.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. A degradação ambiental iniciou-se a partir da I Revolução Industrial.
  • LETRA B – Incorreto. Essas responsabilidades dependem de cada um e não são delegadas pela Terra.
  • LETRA C – Incorreto. Os países emergentes e subdesenvolvidos também poluem.
  • LETRA D – Incorreto. A manutenção do maior número de espécies não contraria o desenvolvimento econômico.
  • LETRA E – Correto. A problemática ambiental reflete no nosso comportamento, especialmente no que diz respeito à conscientização.

Gabarito: E

Questão 74

A compra da remota Ilha da Groenlândia proposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, pode soar estranha. Afinal, trata-se do território menos povoado da Terra, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados – mais ou menos um quarto da área do Brasil – e apenas 57 mil habitantes.

(Disponível em: noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/22/por-que-remota-groenlandia-interessa-tanto-aos-eua-e-a-china.htm.)

Ponderando a dimensão e o alcance geopolítico do tema, considere as seguintes afirmativas:

  1. A região ártica inclui territórios pertencentes ao Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.
  2. Os Estados Unidos possuem uma estratégia já consagrada de atuação na região ártica, construída a partir da aquisição do Alasca junto ao Império Russo em 1867.
  3. A Rússia é o país com maior presença no Ártico e o melhor preparado para enfrentar as severidades da região.
  4. Os efeitos do aquecimento global se manifestam no Ártico e o derretimento do gelo está permitindo um acesso mais fácil à região, chamando a atenção das nações árticas sobre ganhos e perdas potenciais a alcançar.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resolução Comentada

  • 1. Correto. O Polo Norte é um conjunto de porções de países.
  • 2. Incorreto. A venda do Alasca deve-se às dificuldades financeiras do Império Russo.
  • 3. Incorreto. Estados Unidos possuem maior presença no Ártico.
  • 4. Correto. Se o acesso está mais fácil, significa que precisa ser mais bem vigiado pelos militares.

Gabarito: C

Questão 75

A organização do espaço diz respeito à divisão espacial do trabalho, à disposição e distribuição espacial da infraestrutura técnica e social, bem como ao padrão de segregação e autossegregação residencial, entre outros aspectos. A respeito da organização do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) As adaptações e transformações do espaço geográfico são dependentes do planejamento urbano e regional e resultam numa organização espacial menos injusta, menos desigual, menos assimétrica.

b) O processo de organização espacial resultou em dois brasis: um novo e moderno, constituído por Sul e Sudeste, e outro velho e arcaico, representado pelo Norte, Nordeste e Centro Oeste.

c) A rede urbana da Amazônia obedece a uma orientação dada pela rede hidrográfica da região.

d) A formação territorial brasileira obedeceu à sucessão de ciclos econômicos, iniciando pela exploração do pau-brasil e culminando na atividade industrial, promotora de desenvolvimento e equanimidade regionais.

e) A divisão territorial do trabalho vigente no Brasil apresenta um centro dinâmico e industrializado – eixo Rio-São Paulo – e várias periferias especializadas no fornecimento de matérias-primas e mão de obra barata.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. Nem sempre as adaptações do espaço urbano são mais justas ou mais igualitárias.
  • LETRA B – Incorreto. Segundo a regionalização do Santos e da Silveira, existem 4 brasis. Ademais, o Centro-Oeste não pode ser considerado uma região arcaica.
  • LETRA C – Correto. A expansão urbana teve que se adaptar às condições fisiográficas da região.
  • LETRA D – Incorreto. A Região Sudeste, especialmente por causa de São Paulo, possui um desenvolvimento econômico muito superior às outras regiões.
  • LETRA E – Incorreto. A expressão “várias periferias especializadas” ficou exagerada. Ademais, “especializadas” dá a ideia de mão de obra qualificada.

Gabarito: C

Questão 76

Do México ao Chile, a áreas da África e a pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de ‘estresse hídrico’ – a quantidade de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível – está atingindo níveis preocupantes.

(Disponível em: bbc.com/portuguese/amp/geral-49243195.)

Sobre estresse hídrico, assinale a alternativa correta.

a) Regiões de grande concentração populacional na Ásia, como o Sudeste asiático, apresentam maior estresse hídrico do que as áreas do continente de baixa densidade populacional.

b) O Brasil possui, segundo a Agência Nacional de Águas, aproximadamente 12% da disponibilidade de água doce do planeta e, à exceção do semiárido nordestino, as demais áreas do país apresentam baixo risco de estresse hídrico.

c) O estresse hídrico no continente africano é uma decorrência do excessivo uso de suas águas subterrâneas.

d) No sul da Europa, onde predominam verões quentes e secos, o turismo representa uma pressão adicional sobre os sistemas de águas.

e) Nos países andinos, a atividade industrial é responsável pela maior parte do consumo hídrico, superando o consumo agrícola e o residencial.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. Pelo fato de o Sudeste Asiático ser cortado pela Linha do Equador, ele apresenta abundância hídrica.
  • LETRA B – Incorreto. Mesmo o Acre apresenta estresse hídrico. Assim, é uma questão de má administração e não de condições climáticas.
  • LETRA C – Incorreto. Deve-se a falta de infraestrutura para redistribuir a água.
  • LETRA D – Correto. O turismo aumenta a população local, contribuindo com o estresse hídrico.
  • LETRA E – Incorreto. Nos países andinos, a agropecuária é a atividade econômica que mais consome água.

Gabarito: D

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Geografia do vestibular UFPR 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA VESTIBULAR

Você pode gostar também
Leia mais

O que são continentes? 

O planeta Terra tem uma superfície e, em meio a ela podem ser encontradas duas estruturas principais: corpos…