Gabarito UEMA 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Gabarito UEMA 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Saulo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para lançar o Gabarito UEMA 2020, da disciplina de Geografia. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada da prova de Geografia. Vamos nessa??

UEMA 2020

Questão 24

Leia os trechos da canção Diáspora que trata de um importante movimento de pessoas no século XXI.

[…]

Atravessamos o mar Egeu
Um barco cheio de fariseus
Com os Cubanos
Sírios, ciganos
Como Romanos sem Coliseu

Atravessamos pro outro lado
No rio vermelho do mar sagrado
Os center shoppings
Superlotados
De retirantes refugiados
[…]

Onde está
Meu irmão sem irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás meu Senhor
Onde estás?
Onde estás?
[…]

(Tribalistas, 2017)

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera refugiado toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição, devido à sua raça, à religião, à nacionalidade, à associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de sua região de origem.

Os refugiados a que os versos em destaque na canção Diáspora se referem são

a) retirantes nordestinos, constituídos em sua maioria de menores de idade, em virtude da seca que provoca a morte de seus pais e irmãos, se dirigem aos grandes centros urbanos em busca de trabalho e de moradia.

b) povos bárbaros, seguidores de religiões não cristãs, que atravessam o mar Egeu em direção ao Império Romano, buscando ter acesso aos bens de consumo, encontrados nos centros comerciais superlotados.

c) cubanos, provenientes da América Central, católicos e contrários ao Capitalismo, que perderam entes queridos por perseguição política dos Estados Unidos e se dirigem ao Brasil para atuar no setor do comércio.

d) pessoas provenientes do Oriente Médio, muitos de origem muçulmana, que perderam seus parentes devido às guerras que ocorrem nessa região e se dirigem a outros países de religiões diferentes, buscando recomeçar uma nova vida.

e) romanos, seguidores da Igreja Ortodoxa que, em disputa com os gladiadores, perderam o Coliseu e se tornaram retirantes refugiados, fugindo para outros países europeus em busca de uma vida melhor.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. As estrofes não apontam para retirantes nordestinos.
  • LETRA B – Incorreto. As estrofes não relatam “em direção ao Império Romano”.
  • LETRA C – Incorreto. “Perseguição política dos Estados Unidos” e “dirigem ao Brasil” não são relatados.
  • LETRA D – Correto. O Mar Egeu fica entre a Grécia e a Turquia. Fariseus são judeus devotos ao Torá. Sírios provém do Oriente Médio.
  • LETRA E – Incorreto. “Igreja ortodoxa” não é citada.

Gabarito: D

Questão 25

Leia o seguinte trecho do poema Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
[…]
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que eu disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

(Primeiros Cantos, 1847. Gonçalves Dias)

O poema saudosista do poeta Gonçalves Dias, no século XIX, se refere a uma característica geográfica marcante de parte do território maranhense, coberto por extensas matas de palmeirais.

Na atualidade, essa paisagem tem sofrido profundas modificações em razão da

a) devastação dos palmeirais para o estabelecimento de campos para a criação de bovinos, na lógica da produção agropecuária do capitalismo contemporâneo.

b) ocupação das áreas de florestas de babaçuais por pequenos produtores para a criação de animais domésticos e plantio de roças de subsistência, provocando alterações climáticas que afetam as palmeiras.

c) exploração desordenada das palmeiras de babaçu para extração da amêndoa a fim de atender o mercado capitalista de produção de oleaginosa e demais derivados do fruto dessa planta nativa do Sul do Maranhão.

d) contaminação do solo pela atividade agrícola de produção de arroz no cerrado maranhense, realizada pelas comunidades camponesas com uso de agrotóxicos e de maquinário que destroem os palmeirais.

e) formação de grandes propriedades agrícolas de imigrantes nordestinos, retirantes da seca, os quais destroem os palmeirais para a produção de eucalipto na região conhecida como Cocais Maranhenses.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. Após a extração das palmeiras, a área é utilizada para atividades agropecuárias.
  • LETRA B – Incorreto. Os pequenos produtores não ocupam essas áreas e sim os grandes.
  • LETRA C – Incorreto. A extração concentra-se mais na direção Centro-Norte.
  • LETRA D – Incorreto.  O Maranhão responde por cerca de 2,5% da produção nacional de arroz. Portanto, ela não é feita pelas comunidades camponesas.
  • LETRA E – Incorreto. Os retirantes da seca não formam grandes propriedades.

Gabarito: A

Questão 26

O texto a seguir mostra que a latitude constitui um dos fatores que fazem de Alcântara um local privilegiado para lançamento de foguetes e de satélites.

A posição geográfica do Centro de Lançamento de Alcântara faz dele uma das bases mais estrategicamente privilegiadas do mundo. E essa vantagem se reflete no aspecto financeiro. Mandar algo para o espaço a partir de Alcântara pode significar uma economia de combustível de até 30%. A explicação para isso é relativamente simples: a velocidade de rotação da Terra é maior nas áreas próximas ao Equador do que no restante do planeta, o que serve para dar um impulso extra ao satélite ou foguete que será lançado. E a base de Alcântara, distante 32 km de São Luís, capital maranhense, está numa latitude ao 2º18’ ao sul da linha imaginária que divide o planeta ao meio.

ELER, G. Por que Alcântara é um lugar estratégico para lançar foguetes e satélites. In:https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-alcantara-e-um-lugarestrategico-para-lancar-foguetes-e-satelites/

Dois outros fatores geográficos a serem considerados, o que torna Alcântara um lugar mais privilegiado ainda são

a) o regime climático com chuvas bem definidas e a estabilidade geológica.

b) a ocorrência de alta pressão atmosférica e a ausência de correntes marinhas.

c) a alta altitude e a baixa umidade relativa do ar.

d) as baixas variações de marés e os ventos de oeste.

e) a longitude e a inclinação do eixo da terra.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. Entre agosto e novembro, o índice pluviométrico é menor. Com menor formação de nuvens carregas, melhor a visualização. O Brasil encontra-se no meio de uma placa tectônica.
  • LETRA B – Incorreto. Na Linha do Equador a pressão é baixa. A corrente quente brasileira atua nessa área.
  • LETRA C – Incorreto. A altitude não é elevada.
  • LETRA D – Incorreto. O Maranhão apresenta a maior variação de altura das marés no Brasil.
  • LETRA E – Incorreto. A longitude não influencia no lançamento de foguetes.

Gabarito: A

Questão 27

Considerando que, em uma anamorfose geográfica, os elementos representados não aparecem em escala cartográfica e não há fidelidade nas formas, mas uma distorção no fenômeno representado, leia os mapas a seguir.

No Brasil, existe uma profunda desigualdade regional expressa em indicadores econômicos e sociais. Com base nos mapas I e II, respectivamente, é possível concluir que

a) a região Sudeste apresenta crescimento econômico superior à média nacional. Contudo, possui elevada taxa de mortalidade infantil superior à do Nordeste.

b) as regiões Centro Oeste e Sudeste, respectivamente, apresentam os PIB regionais mais elevados do que as demais regiões brasileiras. No entanto, apresentam altas taxas de mortalidade infantil.

c) as regiões Sudeste e Sul, respectivamente, são as regiões que apresentam os maiores PIB, no entanto, o Nordeste e o Norte apresentam as mais elevadas taxas de mortalidade infantil.

d) as regiões Norte e Nordeste, respectivamente, apresentam alto PIB em relação às demais regiões, bem como as maiores taxas de mortalidade infantil do país.

e) as regiões Sudeste e Nordeste, respectivamente, apresentam maiores PIB regionais. As regiões Norte e Sudeste, as maiores taxas de mortalidade infantil.

Resolução Comentada

LETRA A – Incorreto. A Região Sudeste apresenta baixa taxa de mortalidade.
LETRA B – Incorreto. A Região Sudeste apresenta baixa taxa de mortalidade. Ademais, o Sudeste apresenta o maior PIB do país.
LETRA C – Correto. Esses dados refletem no Índice de Desenvolvimento Humano.
LETRA D – Incorreto. O Sudeste apresenta o maior PIB do país.
LETRA E – Incorreto. O Sul apresenta o segundo maior PIB do Brasil.

Gabarito: C

Questão 28

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante que a água circule pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse processo depende da luz solar, que garante a evaporação da água, dando início ao ciclo. O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), ou na forma líquida ou nas formas de granizo e de neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo, conforme a imagem a seguir.

SANTOS, Vanessa dos. Ciclo da água, 2019. Disponível: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm (Adaptado).

Os fenômenos expressos em A, B e C são, respectivamente, conhecidos como

a) fluxo superficial, evaporação e condensação.

b) infiltração, escoamento de neve derretida e transporte.

c) fluxo da água subterrânea, absorção das plantas e fluxo na superfície.

d) transpiração, sublimação e infiltração.

e) evaporação, precipitação e transpiração.

Resolução Comentada

A evaporação e a evapotranspiração iniciam o ciclo da água. Após esses fenômenos, a água condensa e então, chove.

Gabarito: E

Questão 29

Leia a descrição a seguir.

As indústrias de tecnologia de ponta – fruto da revolução tecno-científico-informacional – utilizam recursos tecnológicos altamente sofisticados, em constante processo de inovação, com altos investimentos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas. Exigem mão-de-obra extremamente qualificada para o desenvolvimento da produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, de telecomunicações, as farmacêuticas, de biotecnologia, de produtos eletrônicos, as aeroespaciais, entre outros.

CERQUEIRA, V. e FRANCISCO. Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico. Disponível em: https://mundoedu cacao. bol.uol.com.br/geografia/tiposindustrias-conforme-nivel-tecnologico.htm

A descrição refere-se a um tipo de indústria representada na seguinte imagem:

Resolução Comentada

A imagem da alternativa “d” nos dá a ideia de biotecnologia e engenharia genética.

Gabarito: d

Questão 30

Leia os textos I e II para responder à questão.

Texto I

O Maranhão […] tornou-se o maior exportador de gente do país. Na primeira década do século 21, você encontraria maranhense nos lugares mais improváveis: nos garimpos da fronteira com a Venezuela, no corte de cana do interior paulista, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, na lavoura do Tocantins, no Amapá, nas Guianas, até em Florianópolis — que jamais havia visto um maranhense ao vivo, salvo turista. A maioria dos passageiros que, partindo de São Luís, seguia no trem da ferrovia Carajás em direção ao Pará, era de maranhenses que possivelmente nunca mais voltariam. Espalhavam-se pela Amazônia como formiguinhas sem rumo em busca de migalhas. No sul do Pará, um em cada quatro habitantes já era maranhense. Dos 19 sem-terra assassinados em 1996 pela PM do Pará em Eldorado dos Carajás, 11 tinham vindo do Maranhão.

DÓRIA, P. Honoráveis Bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney. São Paulo: Geração, 2009.

Texto II

As precárias condições socioeconômicas, principalmente no campo, têm sido um forte aliado a atitudes desumanas e desrespeitosas contra o trabalhador rural, principalmente quanto à exploração dos lavradores, tornando o Estado do Maranhão campeão de exportação de mão de obra principalmente para o sul do Pará, para onde são convidados a trabalhar com garantias financeiras capazes de mantê-los e ainda mandar dinheiro para sua família. No entanto, a realidade é outra.

RIOS, L. Geografia do Maranhão. 4.ed. São Luís: Central dos Livros, 2005.

Considerando o exposto sobre as migrações e as relações de trabalho, pode-se afirmar que ambas estão relacionadas

a) às condições sociais e econômicas que tornam a população maranhense vulnerável à mão-de-obra análoga ao trabalho escravo.

b) às opções de trabalho em outros estados do país que têm permitido a ascensão social de todas as suas famílias.

c) às exposições da fragilidade social e ao avanço nas políticas públicas do estado que têm evitado a ocorrência de migração de trabalhadores para o trabalho escravo.

d) às políticas públicas nacionais de combate ao trabalho escravo que contribuíram para sua erradicação no estado do Maranhão.

e) às oportunidades de trabalho fora do Maranhão, em geral, maiores, com vínculos que sempre cumprem com a legislação trabalhista.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. Muitos maranhenses que vão para outras regiões do país trabalham em regime escravo ou semiescravo, especialmente no setor primário da economia.
  • LETRA B – Incorreto. Existe a possibilidade de ascensão social, mas afirmar que todas ascendem ficou exagerado.

OBS.: Tome muito cuidado com as palavras que generalizam, tais como: TODA, APENAS, QUALQUER, SEMPRE, NENHUMA, SOMENTE, SÓ, OBRIGATORIAMENTE, JAMAIS, COMPLETAMENTE, DEFINITIVAMENTE, TOTALMENTE etc. Normalmente, eu disse NORMALMENTE, quando essas palavras aparecem, a alternativa está incorreta.

  • LETRA C – Incorreto. O estado maranhense não tem evitado a migração para o trabalho escravo.
  • LETRA D – Incorreto. O trabalho escravo não foi erradicado.
  • LETRA E – Incorreto. “Sempre” ficou de forma exagerada.

Gabarito: a

Questão 36

Políticas públicas e a questão ambiental no Brasil

A relação do ser humano com o meio ambiente varia conforme o contexto social, político, econômico e cultural. Entre os anos de 1988 e 2008, cerca de 370 mil Km² da Floresta Amazônica foram desmatados, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Diante da pressão de organizações nacionais e internacionais para a reversão dessa situação, o governo brasileiro, em 2008, definiu uma política de controle das ações humanas sobre a chamada Amazônia Legal. Para tal, criou o Fundo Amazônia que tem por finalidade captar doações para investimentos em ações de preservação, de monitoramento e de combate ao desmatamento, incentivando atividades econômicas de manejo florestal sustentável.

PEREIRA, Thaís Helena Miguel. Filosofia e Sociologia: 1ª série. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2018. (Adaptado).

A política pública de controle das ações humanas sobre a chamada Amazônia Legal, explicitada no texto, enquadra-se em uma relação entre sociedade e meio ambiente que visa a

a) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.

b) manter os recursos naturais intocáveis.

c) promover a redução do consumo de bens e de serviços.

d) combater a lucratividade das empresas sobre o meio ambiente.

e) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.

Resolução

As passagens “reversão dessa situação (desmatamento)”, “controle das ações humanas sobre a chamada Amazônia Legal”, “ações de preservação, de monitoramento e combate ao desmatamento” e “manejo floresta sustentável” apontam para a alternativa “e”.

Gabarito: E

Questão 37

A carteira de trabalho é o documento em que fica registrado o contrato de trabalho no Brasil. Analise a charge a seguir publicada recentemente sobre as novas relações de trabalho.

Disponível em: http://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/5056/as-eleicoes-podem-condenar-os-nossos-direitos

A cena da charge apresenta uma crítica à

a) terceirização do trabalho que garante autonomia aos trabalhadores contratados.

b) reestruturação produtiva que transfere para os sindicatos os custos com os trabalhadores.

c) informalidade do emprego que aumenta a insegurança do trabalhador frente ao capital.

d) individualidade do trabalho, com a qual o trabalhador desenvolve uma atividade específica.

e) concentração do processo produtivo em um único espaço, o que possibilita um rígido controle das tarefas.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. A terceirização não garante a autonomia do trabalhador.
  • LETRA B – Incorreto. A charge não aponta para uma reestruturação produtiva.
  • LETRA C – Correto. Cada vez mais aumenta o número de trabalhadores informais (sem carteira assinada) no nosso país.
  • LETRA D – Incorreto. A charge não critica a individualidade do trabalho.
  • LETRA E – Incorreto. A charge não critica a concentração do processo produtivo.

Gabarito: C

Questão 39

O gráfico a seguir mostra a variação acumulada real da renda média nos contextos pré-crise e pós-crise econômica no Brasil, conforme dois grupos sociais distintos: os 10% mais ricos e os 40% mais pobres.

Desigualdade de renda no Brasil bate recorde, aponta levantamento do FGV IBRE (2019). Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/desigualdade-rendabrasil-bate-recorde-aponta-levantamento-fgv-ibre. (Adaptado). 

Os dados apresentados na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), em 2019, revelam que

a) os dois grupos empobreceram significativamente no período pós-crise.

b) a rentabilidade dos mais pobres no período pré-crise acentuou a injustiça social.

c) a desigualdade socioeconômica entre os dois grupos aumentou no período pós-crise.

d) a equidade entre ricos e pobres se efetivou no período pré-crise.

e) a lucratividade dos mais ricos no período pós-crise equilibrou a estratificação social.

Resolução Comentada

O gráfico apresenta a variação acumulada real da renda média. Nas barras pré-crise, a população mais pobre possui um saldo positivo. No entanto, no pós-crise, o saldo é negativo. Nesse sentido, podemos concluir que a desigualdade social aumentou.

Gabarito: C

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Geografia do vestibular UEMA 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA VESTIBULAR

Você pode gostar também