Gabarito UEL 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Gabarito UEL 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Saulo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para lançar o Gabarito UEL 2020, da disciplina de Geografia. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada completa. Vamos nessa??

UEL 2020

Questão 16

Observe a figura a seguir.

Os três fuscas da imagem fazem parte do acervo do Museu de Inhotim. O Fusca, antes de se tornar objeto de arte, foi símbolo da indústria automobilística mundial, hoje marcada pelos métodos toyotistas de fabricação.

Com base nos conhecimentos sobre sistemas produtivos no transcurso do século XX, considere as afirmativas a seguir.

I. As práticas toyotistas na indústria automobilística buscaram superar os parâmetros básicos do fordismo ao operarem com o just in time e a produção diversificada em uma mesma base de fabricação.
II. O espírito da ideologia nazista de Estado forte se entrelaçou com a fabricação, na Alemanha, dos carros Volkswagen.
III. Automóveis expostos em museus permitem observar transformações nos campos social e cultural do século XX, tais como a preocupação com a questão ecológica.
IV. A produção em larga escala de automóveis pelas indústrias Ford marcou o nascimento da “linha de produção flexível”.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

  • I. Correto. Além do just in time (produzir peças em quantidades necessárias e no tempo necessário até ser vendido, evitando ao máximo o custo de armazenagem) o kanban (está diretamente relacionado ao just in time, informa a necessidade dos insumos necessários ao processo produtivo), a robótica, a pesquisa de mercado etc. caracterizam o Toyotismo (Neofordismo ou Produção Flexível).

OBS.: Assim, podemos eliminar as alternativas “c” e “e”. Aumentando a chance de acerto para 33%.

  • II. Correto. A Volkswagen (VW) foi fundada no início do III Reich, em 1937. Hitler acreditava que os produtos deveriam ser acessíveis à população, não é para menos que o significado dessa marca alemã é “carro do povo”. A VW foi utilizada como propaganda nazista “força através da alegria”.

OBS.: Dessa maneira, riscamos a opção “b” também. Agora só precisamos saber se a assertiva “III” está correta.

  • III. Correto. Alguns carros expostos em museus utilizam fontes alternativas de energia.
  • IV. Incorreto. A produção flexível iniciou-se com o Toyotismo.

Gabarito: D

Questão 17

No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, localizado geograficamente na região metropolitana de Belo Horizonte, resultando no maior desastre com rejeitos de mineração e vítimas fatais, até então, registrado no Brasil.

Sobre os impactos socioambientais desse desastre, assinale a alternativa correta.

a) A lama que cobriu a bacia hidrográfica do rio Paraopeba, rica em matéria orgânica, ajuda no crescimento de espécies vegetais aquáticas, o que contribui para a recuperação do ecossistema da área atingida.

b) O rompimento da barragem poderia ter sido evitado se o sistema de alerta utilizado pela empresa responsável tivesse funcionado, avisando a população da área a montante.

c) Os rejeitos de mineração provocaram a mutação em diversas espécies da fauna que habitam a bacia do rio Paraopeba, tornando-as resistentes a esse tipo de material.

d) O rio Paraopeba pode ser recuperado utilizando-se medidas como o desassoreamento do leito e a biorremediação, mesmo sabendo que a recomposição da fauna e da flora será lenta.

e) O ciclo de vetores, responsável pela disseminação de doenças foi pouco alterado, o que, para a população, é benéfico, pois impossibilita o surto de doenças como a dengue e a febre amarela.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. A lama não era em dejetos, isto é, material que não tem como descartar, por isso ficavam armazenados na barragem. Lembrem-se, barragem não é exclusiva das hidrelétricas.
  • LETRA B – Incorreto. O rompimento só poderia ter sido evitado se tivessem utilizado os materiais de alvenaria próprios para uma barragem de rejeitos. Se o sistema de alerta tivesse funcionado, talvez, o número de mortos seria menor.
  • LETRA C – Incorreto. Os rejeitos provocaram a extinção e não a mutação das espécies.
  • LETRA D – Correto. A biorremediação (seres vivos que reduzem ou removem contaminações do meio ambiente) e o desassoreamento (retirara dos sedimentos do rio) podem reverter esse quadro.
  • LETRA E – Incorreto. Aumentou-se a disseminação de doenças.

Gabarito: D

Questão 23

Leia a tirinha a seguir.

Nos parques, busca-se conservar áreas com atributos naturais e paisagísticos de reconhecido interesse científico, educacional, recreativo e turístico, enquanto nos museus procura-se preservar amostras do patrimônio cultural e natural.

Com base na tirinha e nos conhecimentos sobre os problemas ambientais no mundo moderno e contemporâneo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A poluição do ar provocada por atividades industriais atingiu os locais mais distantes dos grandes centros urbanos, como os polos, florestas tropicais e ilhas na Oceania.

( ) O processo histórico de substituição das florestas por um sistema produtivo de plantation no Brasil colonial e imperial tornou mais complexo o ciclo energético da biodiversidade.

( ) Os parques nacionais, por serem criados por meio de decisões de política governamental, podem sofrer transformações provocadas por interesses políticos de seus governantes.

( ) Os Estados Unidos da América tornaram-se um dos países menos poluidores do mundo por terem assinado e cumprido as ações determinadas por tratados internacionais de preservação, como o Acordo de Paris.

( ) A Arábia Saudita possui a maior reserva petrolífera do mundo e é governada pelo sistema político parlamentar, tornando acessíveis os benefícios democráticos à maior parte de sua população.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, F, V, F, F.

c) V, F, F, V, V.

d) F, V, F, V, F.

e) F, F, V, F, V.

Resolução Comentada

De cima para baixo, temos:

V. A poluição atinge uma corrente atmosférica (jetstream ou rio voador), levando-a para locais mais distantes.

OBS.: Dessa forma, descartamos as alternativas “d” e “e”. Logo, 33% de chance de acerto.

F. O sistema de plantation (mão de obra escrava, monocultura, latifúndio e mercado externo) reduziu a biodiversidade.

OBS.: Assim sendo, eliminamos a “a”. Agora só precisamos saber se a próxima é verdadeira ou falsa.

V. Esse é um dos motivos que a reforma agrária não é maximizada.

F. Estados Unidos e China são os maiores poluidores. Ademais, os EUA sairão do Acordo de Paris.

F. A maior reserva pertence a Venezuela. Além disso, a Arábia Saudita é uma monarquia.

Gabarito: B

Questão 24

O climograma é uma forma gráfica de representação do clima que indica a média térmica e a pluviosidade de uma determinada localidade. Sua coluna indica a precipitação e a linha a temperatura (em ºC).

Com base nos conhecimentos sobre os tipos climáticos, relacione os climogramas a seguir aos tipos de clima do Brasil.

(A) O Clima Equatorial caracteriza-se pelo domínio da massa de ar Equatorial Continental, com temperatura média anual em torno de 24 °C, e pluviosidade anual em torno de 2500 mm.

(B) O Clima Subtropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Polar Atlântica, com temperatura média anual em torno de 18 °C e pluviosidade em torno de 1500 mm anual bem distribuída durante o ano.

(C) O Clima Tropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Equatorial Continental, com média anual de 24 °C, duas estações do ano bem definidas e pluviosidade em torno de 1500 mm anual.

(D) O Clima Semiárido caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica com temperatura média anual de 27 °C e com pluviosidade em torno de 750 mm, distribuída irregularmente durante o ano.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-D

b) I-B, II-C, III-D, IV-A

c) I-C, II-B, III-D, IV-A

d) I-C, II-D, III-A, IV-B

e) I-C, II-A, III-B, IV-D

Resolução Comentada

O clima equatorial é marcado pelo elevado índice pluviométrico e pela baixa amplitude térmica. Logo, climograma “IV”.

OBS.: Assim, dispensamos as alternativas “a”, “d” e “e”. Perceba que o climograma III é comum para a assertiva “D” nas alternativas “b” e “c”. Portanto, não precisa analisar.

O clima subtropical é caracterizado pela chuva bem distribuída ao longo do ano e queda expressiva da temperatura no inverno.

Gabarito: C

Questão 26

Da segunda metade do século XIX até a década de 1930, o café foi o principal produto econômico brasileiro sendo sua produção voltada, principalmente, à exportação. No Norte do Paraná, a cafeicultura permaneceu vigorosa até meados dos anos 1970. Em relação à expansão cafeeira, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A ocupação do norte do estado do Paraná, considerando o vazio demográfico de populações nativas na região, ocorreu de forma pacífica e esteve associada à expansão econômica dos Campos Gerais.

( ) A Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, nos anos 1930, permitiu o escoamento da produção econômica regional para o Porto de Santos, proveniente do trabalho agrícola realizado por mão de obra migrante.

( ) A Companhia de Terras Norte do Paraná enfrentou dificuldades para a aquisição das terras no processo de expansão da cafeicultura no norte paranaense, em função do seu alto custo.

( ) A região cafeeira norte-paranaense apresenta solos férteis, do tipo latossolos, e estações climáticas bem definidas, com verões quentes e invernos frios, com risco de geadas severas.

( ) A implantação da cultura cafeeira no norte paranaense gerou problemas ambientais, como o desflorestamento da vegetação nativa, o assoreamento dos cursos d’água e a contaminação do solo por agrotóxicos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, F, F, V, F.

c) V, F, F, F, V.

d) F, V, V, F, V.

e) F, V, F, V, V.

Resolução Comentada

De cima para baixo, temos:

F. O Norte do Paraná não era um vazio demográfico de populações nativas. Ademais, a ocupação não ocorreu de forma pacífica.

OBS.: Dessa maneira, eliminamos as alternativas “a”, “b” e “c”. Ficamos com 50% de chance de acerto. Veja que a próxima é “V” para aquelas que sobraram. Então, nem precisamos ler. Porém, mesmo assim, tecerei um comentário.

V. Entre os produtos, podemos destacar o café.

F. A Companhia de Terras Norte do Paraná não enfrentou dificuldades para a aquisição das terras, uma vez que era de capital britânico.

V. O solo é do tipo terra roxa, formado a partir da decomposição do basalto.

V. A agropecuária, sobretudo a de larga escala, gera impactos ambientais negativos.

Gabarito: E

Questão 33

Leia a charge a seguir.

A charge remete a questões relacionadas à sociedade contemporânea. Com base na charge e nos conhecimentos sobre trabalho e sociedade, assinale a alternativa correta.

a) A carteira “verde e amarela”, legalizada pelo atual governo federal, alinha-se aos esforços no âmbito do poder de Estado para ampliar a segurança jurídica dos trabalhadores, reduzindo a flexibilização e a terceirização.

b) A atual reforma trabalhista, pretendida desde o governo Lula, busca alinhar o capitalismo brasileiro à dinâmica do capitalismo globalizado.

c) Diante do desemprego mundial, a atual tendência do capitalismo tem sido fortalecer direitos sociais em detrimento da matriz neoliberal formulada por Keynes.

d) Instrumentos normativos, como as constituições federais, perderam sua importância econômica na medida em que os novos governantes mundiais são as empresas e não mais o poder dos Estados Nacionais.

e) As reformulações no campo dos direitos trabalhistas no Brasil têm sido realizadas para se adequarem a acordos assinados pelo atual governo federal com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. A carteira “verde e amarela” visa aumentar o emprego para os jovens.
  • LETRA B – Correto. Diversos países desenvolvidos e emergentes estão com uma enorme concentração de idosos, isto é, como pagar a aposentadoria, obter mão de obra etc. Portanto, a reforma trabalhista é necessária.
  • LETRA C – Incorreto. A atual fase do capitalismo aumenta a desigualdade social. Além disso, John Maynard Keynes criou o Keynesianismo que vai contra as ideias liberais e neoliberais.
  • LETRA D – Incorreto. Afirmar que a Constituição Federal perdeu importância econômica ficou de forma exagerada. Após o Neoliberalismo, o Estado passou a atuar menos na economia, mas ainda atua.
  • LETRA E – Incorreto. Um dos objetivos da OIT, que é da ONU, é facilitar o acesso ao trabalho decente e não criar acordo bilaterais.

Gabarito: B

Questão 38

Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro). Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas. Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.

Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro, ocorreram, respectivamente, às

a) 23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira.

b) 23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira.

c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

d) 3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira.

e) 3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.

Resolução Comentada

Se em São Paulo, sexta-feira, for 11 h da manhã, em Roma é 15 h. Se o voo durou 12 horas. Isso significa que o avião chegou em Roma às 3 h da manhã no sábado.

OBS.: Assim, podemos eliminar as alternativas “a” e “b”.

“No terceiro dia, embarcou para Nova Iorque”. Primeiro dia diz respeito ao sábado, segundo dia remete ao domingo e terceiro dia é segunda-feira. Se em Roma é 11 h da manhã, da segunda-feira, em Nova Iorque será 5 h da manhã, da segunda-feira. Considerando que o tempo de voo foi de 10 horas. Então, a aeronave chegou em Nova Iorque às 15 h da segunda-feira. Portanto, alternativa “c”.

“Quarto dia” faz referência à quinta-feira. Se em Nova Iorque for 11 h da manhã da quinta-feira, no Rio de Janeiro são 13 h da quinta-feira. Considerando que o voo demorou 9 h. Então, aterrizaram na capital fluminense às 22 h da quinta-feira.

Gabarito: C

Questão 45

O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018). O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.

I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.

II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.

III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.

IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

I. Incorreto. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos não contribui qualitativamente com a segurança alimentar e nem com a biodiversidade.

OBS.: Se a assertiva “I” é incorreta, podemos descartar as alternativas “a”, “b” e “d”. Independente se a assertiva “II” estiver correta ou incorreta, já teremos a resposta.

II. Correto. Os aquíferos e lençóis freáticos podem ser prejudicados, assim como as diferentes camadas dos solos e a biota (seres vivos que habitam uma área geológica específica. Nesse caso, o subsolo).

III. Correto. As abelhas estão em extinção, por isso são fabricados robôs para substituí-las.

IV. Correto. O agronegócio é o maior consumidor de agrotóxicos.

Gabarito: E

Questão 48

Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi. Atualmente, estima-se que, em toda a sua extensão, a camada pré-sal abrigue um total de 100 bilhões de barris de petróleo em reservas, o que coloca o país no grupo dos maiores produtores mundiais.

Sobre o pré-sal, assinale a alternativa correta.

a) A produção petrolífera no Brasil é insuficiente para o consumo interno e, mesmo com a descoberta do pré-sal, o país depende da importação de petróleo pesado.

b) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

c) As formações do pré-sal no Brasil datam do período Quaternário da Era Mesozoica, mesmo período em que surgem os peixes e a vegetação nos continentes.

d) A extração de petróleo do pré-sal tem se mostrado ineficiente, sendo pequeno o volume extraído, em função das limitações técnicas e do elevado custo de exploração.

e) A profundidade em que se encontram as reservas do pré-sal impossibilita o risco de vazamentos e desastres ambientais, evitando prejuízos à biodiversidade.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Incorreto. Durante o Governo Lula foi anunciado a autossuficiência brasileira em relação ao petróleo.
  • LETRA B – Correto. A área vai desde o Espírito Santo até Santa Catarina.
  • LETRA C – Incorreto. A formação do petróleo varia de 400 a 10 milhões de anos. Portanto, ele seria formado no máximo no período Terciário e não Quaternário.
  • LETRA D – Incorreto. O volume contido no pré-sal é muito elevado, estimativas apontam que o Brasil seria a sexta maior reserva com o pré-sal.
  • LETRA E – Incorreto. Pelo contrário, a exploração possibilita o risco de vazamento e desastres ambientais.

Gabarito: B

Questão 51

Leia o texto e analise os gráficos a seguir.

Estamos vivendo uma nova fase na história, uma mudança no patamar da presença humana na Terra. O crescimento explosivo da população, que nos levou ao presente marco de 7 bilhões de pessoas, com a atual projeção de 10 bilhões em meados do século XXI, é uma realidade histórico-social de pouco mais de 200 anos.

museudoamanha.org.br

Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a evolução da estrutura etária brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A saúde pública é uma discussão iminente, pois a tendência de aumento do número de idosos nos próximos anos pressionará a demanda por cuidados, qualidade de vida, tratamentos e hospitais.

b) O aspecto triangular da pirâmide etária na projeção para 2020 mostra um decréscimo percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

c) As mudanças ocorridas no Brasil em relação à transição demográfica demonstram que à população idosa na década de 1980 era superior à população jovem em 2020.

d) As mulheres de 70 anos ou mais, em 1980, representavam em média 6 milhões de habitantes, enquanto que em 2020 representará, em média, 2 milhões.

e) O crescimento vegetativo brasileiro apresentou aumento, já que parcela significativa de mão de obra feminina foi dispensada influenciando no aumento do número de crianças de 0 a 4 anos.

Resolução Comentada

  • LETRA A – Correto. Além da área médica, existe a preocupação com a aposentadoria, bem como a reposição de mão de obra.
  • LETRA B – Incorreto. Para 2020, a pirâmide possui um aspecto mais quadrangular do que triangular.
  • LETRA C – Incorreto. A população jovem ainda é superior a população de idosos.
  • LETRA D – Incorreto. O número de mulheres com 70 anos ou mais é maior em 2020 do que em 1980.
  • LETRA E – Incorreto. A mão de obra feminina não foi dispensada e o número de crianças de 0 a 4 anos vem diminuindo.

Gabarito: A

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Geografia do vestibular UEL 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

Você pode gostar também