O clima de uma localidade influencia diretamente na vida biológica e social das espécies. Por isso, cada região tem seres vivos com características específicas que possibilitam que eles sobrevivam no local. Assim, a ocorrência de fenômenos climáticos é determinante sobre a população de uma localidade, seja de forma negativa ou positiva. 

Diante da recorrência desse tema nos seletivos, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo sobre os principais fenômenos climáticos. Acompanhe!

Quais são os fenômenos climáticos?

O clima é um padrão de comportamento da temperatura ambiente de um local durante um longo intervalo de tempo. Ele é descrito por três elementos principais: temperatura, umidade e pressão atmosférica. 

Assim sendo, os fenômenos climáticos são eventos atmosféricos que ocorrem naturalmente em uma determinada região e diferem do comportamento usual. 

A seguir, confira os principais fenômenos atmosféricos.

Inversão Térmica

A inversão térmica é um fenômeno climático comum no inverno, que acontece devido à densidade do ar e os processos convectivos.

Os princípios físicos apontam que os fluidos quentes tendem a ascender na atmosfera, enquanto as porções frias têm a tendência de descender – isso é o que chamamos de correntes de convecção. 

Nesse cenário, a inversão térmica é o impedimento da convecção. Principalmente em locais com acúmulo de gases e/ou poluentes, o ar quente fica impedido de subir na atmosfera, enquanto o ar frio fica retido na superfície terrestre.

Porém, é importante lembrar que esse evento é natural e só traz malefícios quando ocorre em locais poluídos, uma vez que contribui para que os seres vivos tenham mais contato com as partículas indesejadas.

Para um melhor entendimento, confira os esquemas abaixo:

Fenômenos Climáticos - inversão térmica

El Niño

O fenômeno El Niño (O Menino) é assim chamado porque, geralmente, ocorre em época natalina – referência ao Menino Jesus. 

Esse evento é caracterizado pela mudança das correntes marítimas do Pacífico, entre a América do Sul e a Oceania.

Basicamente, em condições normais, os ventos alísios retiram a umidade da costa Oeste da América do Sul e levam o vapor d’água para a Oceania. Dessa forma, essa corrente de ar carrega uma corrente quente, o que provoca a ressurgência das águas frias na costa sul-americana, conforme esquema abaixo: 

Fenômenos Climáticos - el niño

Quando ocorre o El Niño a situação se altera de forma que as águas quentes ficam represadas na costa da América do Sul, processo que altera o regime de chuvas em ambos os continentes. A América do Sul ficará úmida e sem a ascensão das águas frias, enquanto a Oceania passará por um período de seca. Observe o diagrama abaixo:

Fenômenos Climáticos - el niño 2

No Brasil, por exemplo, o aparecimento do El Niño resulta no aumento das temperaturas médias, aumento da pluviosidade na região Sul e diminuição das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do país. 

La Niña

A La Niña foi assim denominada por ser antagônica ao El Niño. Esse fenômeno pode ser designado como a intensificação da situação normal, com o resfriamento irregular das águas no Pacífico sul-americano. 

Os efeitos da La Niña são opostos aos do seu “semelhante masculino”. No Brasil, por exemplo, ocorre o aumento das chuvas no Norte e Nordeste.

Efeito Estufa

O Efeito Estufa, muito embora esteja relacionado ao aquecimento global, não é uma coisa ruim. 

Na verdade, esse fenômeno climático é natural e essencial para a manutenção da vida no planeta Terra. 

Ele consiste na retenção do calor irradiado pela luz solar, de forma que mantém a temperatura necessária para a sobrevivência das espécies terrestres e possibilita a existência da água líquida, substância vital para a maioria dos organismos. 

É muito importante pontuar que a intensificação do efeito estufa tem a ver com a ação do homem e os poluentes lançados na atmosfera, o que gera o aquecimento global, com o derretimento das calotas polares e aumento do nível dos oceanos. Por isso, é significativo implantar medidas de não poluição.

Ciclones e tornados

Esses fenômenos atmosféricos são grandes células de vento que se formam e atingem altas velocidades, o que pode causar danos materiais e humanos.

O regime do ar atmosférico faz com que os ventos saiam da zona de alta pressão em direção à zona de baixa pressão. Nesse sentido, os ciclones e tornados se formam através de grandes diferenças de pressão atmosférica e temperatura.

Em ambos os casos, a movimentação do ar ocorre de forma circular, de maneira que ciclones são mais lentos e mais extensos – entre 100 km/h e 300 km/h – e os tornados mais rápidos e menos duradouros – mais de 500 km/h. 

Fenômenos Climáticos: como cai no vestibular!

Agora que você já conhece as características dos principais fenômenos atmosféricos, confira uma questão de vestibular e sua resolução comentada para aumentar a fixação do conteúdo.

(UFF 2010) O fragmento da notícia e a letra da canção referem-se às mesmas áreas da região Nordeste, nas quais se verificou uma mudança brusca nas condições climáticas habituais, devido ao excesso de chuva numa região marcada pela sua falta

Fenômenos Climáticos - exercícios

Último Pau-de-Arara

A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara

(Venâncio/Corumbá/J. Guimarães)

É possível identificar diversos fatores relacionados a essa mudança ambiental. Identifique o fator principal.

a)A intensificação das chuvas ácidas regionais.
b)A redução da camada de ozônio da estratosfera.
c)A ocorrência do fenômeno climático La Niña.
d) A redução das emissões de gás carbônico.
e) A diminuição da influência da Corrente do Golfo.

Conforme ocorre o fenômeno La Niña, as águas do Pacífico Sulamericano são aquecidas e a região fica mais úmida, aumentando a pluviosidade da região Norte e Nordeste do Brasil. Isso está descrito na alternativa C.

Gostou do conteúdo e quer mais? Acesse o blog do Estratégia Vestibulares e aprenda sobre as diversas disciplinas presentes nas provas nacionais. 

Para conhecer nossos cursos pré-vestibulares clique no banner a seguir:

banner Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também