A interação do ser humano com o território em que vive desperta a curiosidade de estudiosos por todo mundo. Nesse sentido, compreender o conceito de espaço geográfico é um passo importante na construção do conhecimento.

Nas questões, as relações dos seres humanos com o planeta Terra são colocadas à prova. Por isso, o Estratégia Vestibulares resumiu um artigo com as principais informações sobre esse assunto: conceitos e exemplos, a partir do Brasil e do mundo. Confira! 

O que é espaço geográfico?

O termo pode ser definido pela interatividade entre a ação do homem e as características naturais do território. Ou seja, um ambiente é naturalmente construído e só será considerado um espaço geográfico a partir das transformações implementadas pela cultura, política, economia e sociedade humana.

Elementos que formam o espaço geográfico

Por ser um conceito dinâmico, o espaço geográfico está sempre em formação a partir das modificações criadas pelo homem. Assim, ele necessita da existência de dois agentes essenciais: a sociedade e o espaço natural.

A partir dessa realidade, pode-se entender espaço geográfico a partir de algumas visões:

  • Território que recebe as alterações: alguns estudiosos entendem que a construção de um local é totalmente dependente das escolhas humanas e a região é passiva nesse processo;
  • Área que influencia as alterações: por outro lado, outros pesquisadores acreditam que as características próprias do território são determinantes para a criação da cultura, política, economia e aspectos gerais da sociedade;
  • Espaço e homem como agentes: por fim, existem teóricos que acreditam na influência dupla, tanto do espaço natural como do homem para a concepção das características socioculturais de um povo. 

Milton Santos

Para o famoso geógrafo Milton Santos, “a utilização do território pelo povo cria o espaço”. Assim, percebe-se que ele acredita na intervenção antrópica sobre uma determinada região como fator crucial para a criação de um espaço geográfico.

Espaço geográfico brasileiro

A construção do espaço geográfico brasileiro se intensificou a partir das ocupações portuguesas no litoral. A partir dessa ocasião, houve uma maior necessidade de contato com a Europa e uma maior alteração do território natural. 

Posteriormente, por meio de entradas e bandeiras, o interior do país tornou-se foco de extração e procura de especiarias (drogas do sertão), metais preciosos e outros. Assim, as mudanças da natureza foram se expandindo no terreno nacional. 

Apesar disso, durante muito tempo, o Brasil foi um local de sociedade e economia de arquipélago. Isso significa que a vida e o espaço geográfico estavam restritos a algumas ilhas isoladas dentro do território, com a única função de servir a metrópole portuguesa. 

A integração entre essas áreas aconteceu de forma lenta e gradual a partir de políticas intencionais de ocupação, povoamento, migração, urbanização, industrialização e desenvolvimento das regiões mais afastadas e rejeitadas do país.

Espaço geográfico Mundial

Embora “espaço geográfico mundial” seja um conceito abrangente, sabe-se que grande parte das alterações foram introduzidas a partir da criação da máquina a vapor, na Primeira Revolução Industrial. Nesse momento, as modificações se intensificaram devido a necessidade de matéria prima, de mercado consumidor e de fonte de energia. 

Assim, o estabelecimento do capitalismo, o fortalecimento das indústrias (Segunda e Terceira Revolução Industrial), e a criação do fordismo e outros modos de produção foram essenciais para a formação do contexto contemporâneo.

Além disso, com a internet e a facilidade de comunicação, os territórios e indivíduos exercem maior influência entre si. Dessa forma, a globalização interfere diretamente na criação de um espaço geográfico mundial mais integrado de modo técnico-científico-informacional

Questão resolvida sobre espaço geográfico

Para consolidar um conhecimento, é necessário testá-lo. No preparo pré-vestibular, o treinamento com questões auxilia na compreensão dos diversos aspectos dos assuntos. A seguir, resolva a questão e compare sua resposta com a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares.

UNAMA 2006

“Nas últimas décadas, o espaço geográfico mundial passou por transformações das mais diversas origens:ambientais, geopolíticas e econômicas, dentre outras.(…) O mundo é outro. (…) E o homem, principal ator deste teatro chamado Terra, é o grande agente modificador.(…) São guerras, catástrofes diversas (secas, enchentes, furacões, tornados e outros). Novos mapas surgiram. (…) A globalização avançou, modificando hábitos e costumes dos mais longínquos povos. (..) A China cresce cada vez mais. (…) Mas as guerras e os conflitos continuam, a fome de muitas populações africanas persiste. (…) E o Brasil ? Onde mora sua força ? (…) Na indústria ? Na agricultura ? Ou na biodiversidade amazônica (…) Ou no próprio povo ? (…) Que chora ! Que sofre ! Que ri e se diverte com o carnaval e o futebol (…) Brasil ! Hexa campeão. Será?”.

Disponível em: www.revistaterra.com.br (adaptado).

De fato, o povo brasileiro se constitui uma de nossas forças de coragem e de busca constante de novas oportunidades e melhores condições de vida. Deste modo, há uma grande mobilidade populacional no território brasileiro.

Do assunto, é verdadeiro afirmar que

a) existem áreas no Brasil que, por uma conjunção de fatores, em certos momentos históricos, atraem grandes contingentes populacionais. São áreas de forte atração, como aconteceu com a Região Sudeste, especialmente São Paulo, durante muitas décadas, e onde ainda hoje se encontra o núcleo da modernização brasileira.

b) algumas áreas do país que, por uma conjunção de fatores, quer sejam naturais ou econômicos, são consideradas de dispersão ou repulsão populacional, como é o caso da Região Amazônica que, historicamente, sempre dispersou sua população, fato associado as suas inóspitas condições climáticas e ao baixo nível de vida que oferece aos seus habitantes.

c) no contexto intra-regional nordestino há um forte deslocamento populacional, de caráter sazonal, principalmente do sertão para a Zona da Mata que, devido sua estrutura agrária minifundista e o desenvolvimento da agricultura familiar, oferece maiores possibilidades de acesso à terra.

d) novas tendências migratórias têm se revelado nos últimos anos: a chamada migração de retorno. Tal movimento tem sido intenso no sentido Região Amazônica – Região Sul, principalmente os sulistas que migraram para Rondônia, na década de 80, no século XX.

Alternativa A: correta. A região Sudeste no Brasil possui um histórico de desenvolvimento do espaço geográfico desde a descoberta da mineração, transferência da capital para o Rio de Janeiro, entre outros eventos. Esse processo se perpetua até a atualidade, de forma que São Paulo é uma megacidade de grande influência sobre o território nacional (assim como a capital do RJ).

Alternativa B: incorreta. Durante o ciclo da borracha, entre o século XIX e XX, a região amazônica foi um local de atração populacional.

Alternativa C: incorreta. Embora aconteçam as migrações sazonais no nordeste brasileiro, a atividade agrícola na Zona não é minifundiária e nem organizada de modo familiar.

Alternativa D: incorreta. A migração de retorno se concentra, principalmente, na volta de nordestinos para sua região de origem — com a saída das regiões Sul e Sudeste, principalmente.

Como o Estratégia impulsiona sua aprovação?

Agora que você já conhece o conceito de espaço geográfico, é importante entender os desdobramentos dos estudos dele. Para isso,  acesse o Blog do Estratégia Vestibulares e acompanhe nossos conteúdos e resumos sobre geografia! 

Nos nossos cursos pré-vestibulares, assista a aulas de qualidade e conquiste sua aprovação. Clique no banner abaixo!

Espaço Geográfico - EV
Você pode gostar também
Teoria Neomalthusiana
Leia mais

Teoria Neomalthusiana

A Teoria Neomalthusiana é uma das teorias demográficas inseridas no campo das ciências populacionais. A geografia humana, eixo…