A Agricultura colabora significativamente para o PIB nacional brasileiro, e a expansão dessa prática associada à pecuária extensiva vêm levantando diversos questionamentos acerca das questões ambientais da atualidade, sendo fundamental compreender a intertextualidade desse assunto com outras áreas do conhecimento.

Se você quer ficar por dentro dos assuntos sobre a Agricultura, não deixe de conferir esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a mandar bem na prova!

Agricultura introdução

Dentre as atividades humanas praticadas atualmente, a agricultura é uma das mais antigas, com sua origem remontando, ainda, à época conhecida como “Pré-História”, sendo importante por permitir a sedentarização dos povos e o posterior desenvolvimento das civilizações.

Principais temas sobre Agricultura para o Enem

Espaço agrário, modos de produção, principais produtos agrícolas e impactos ambientais relacionados à prática da agropecuária são os assuntos que você não pode deixar de estudar para mandar bem nas questões de Agricultura da prova de Ciências Humanas do Enem.

Agricultura de subsistência

Essa prática, como o próprio nome sugere, está relacionada à sobrevivência do produtor, ou seja, é destinada para consumo próprio, tendo como característica a produção de alimentos com métodos tradicionais e desenvolvida por famílias ou comunidades, podendo comercializar o excedente da plantação.

Agricultura de conservação

Esse tipo de agricultura pode atuar na preservação de áreas naturais e na restauração de ambientes que foram degradados por meio de tecnologias que buscam o manejo sustentável do solo e dos recursos.

A agricultura de conservação é uma área que vem crescendo nos últimos anos por garantir uma maior produtividade agrícola com menores impactos para o planeta.

Agricultura de conservação

Características da agropecuária

A agropecuária está relacionada à plantação de alimentos e à criação de animais que serão utilizados para o consumo humano, como no abate e na produção de leite e ovos. Além disso, servem como matéria prima para roupas, medicamentos e cosméticos, por exemplo, sendo a pecuária de corte a principal vertente da agropecuária.

Dentre as atividades do setor primário, a pecuária extensiva é a que mais favorece o desmatamento por demandar uma grande área para pastagem de rebanhos e para a produção de grãos que serão utilizados na alimentação desses animais, além de ter uma enorme pegada hídrica e uma grande emissão de gases do efeito estufa.

Agricultura sustentável

Na agricultura sustentável, existe a preocupação em reduzir os impactos ambientais e em respeitar os limites da natureza, prezando pela qualidade dos produtos e pela redução dos custos de produção. É um setor com grande potencial de desenvolvimento nas próximas décadas.

Agronegócio

No agronegócio, todos os setores que participam da produção agrícola para fins econômicos e comerciais estão contemplados, abrangendo desde a plantação de grãos até a venda das leguminosas e da carne e é um importante setor para o crescimento econômico do Brasil.

Agricultura brasileira, como é abordada no Enem

Para se dar bem nas questões desse assunto, é importante estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo, pois, muitas questões estão relacionadas à atualidade.

Além disso, outro assunto que vem sendo bastante discutido nos exercícios sobre Agricultura no Brasil, são as consequências dessa prática para os biomas locais e como desacelerar as mudanças que estão ocorrendo na natureza.

Importância da agropecuária brasileira

A agropecuária é, desde o período colonial, um dos principais setores da economia brasileira, sendo um importante componente do PIB nacional.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de grãos, como a soja e o milho, e de carne bovina para países como China e Estados Unidos.


Fronteira agrícola do Brasil

A fronteira agrícola corresponde a terras que são utilizadas para a produção agropecuária.

No Brasil, a primeira fronteira agrícola foi o litoral nordestino com a produção de cana de açúcar no período colonial, e hoje em dia temos locais de produção desse setor na Amazônia, no Sul, no Centro Oeste e em uma região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Degradação do solo no Brasil

A ação antrópica é a principal responsável pela degradação do solo no país, contribuindo para a desertificação e destruição das terras férteis.

E as atividades mais nocivas ao solo brasileiro são: o desmatamento, as queimadas, o uso abusivo das áreas e o esgotamento dos recursos naturais, o que contribui para a perda da vegetação e para fenômenos como a erosão e o lixiviamento.

Questões sobre Agricultura para o Enem

(Enem 2020) A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e à eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e, com uso crescente na alimentação humana, encontra-se em franco crescimento.

Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

Uma causa para o crescimento, no Brasil, da produção agrícola especificada no texto é o(a)

a) ampliação da qualidade de vida no campo.

b) priorização do crédito ao pequeno produtor.

c) aumento do emprego de mão de obra informal.

d) aplicação de leis que viabilizam a distribuição de terras.

e) desenvolvimento de métodos que incrementam o cultivo.

Gabarito: E.

TEXTO I. 

De modo geral, para a Região Norte, o fato contundente é a expansão dos padrões motivados pela pecuária. Hoje, as pastagens se estendem como uma frente pecuarista para o interior do Pará, com São Félix do Xingu contabilizando um dos maiores rebanhos do país.

IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006

TEXTO II

As várzeas dos rios são os principais espaços de aproveitamento para o cultivo de uma lavoura rudimentar dedicada ao consumo local, com produção de pouca extração e baixo nível tecnológico, induzindo a aquisição monetária à complementaridade através da pesca e da extração vegetal.

IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

De acordo com os textos, observa-se na Região Norte a coexistência de dois modelos agrários baseados, respectivamente, no(a)

a) mercado de exportação e na subsistência.

b) agricultura familiar e na agroecologia.

c) sistema de arrendamento e no agronegócio.

d) produção orgânica e na sustentabilidade.

e) abastecimento interno e na transumância.

Gabarito: A.

Quer praticar para o Enem?

Você pode resolver esses e outros exercícios no banco de questões do Estratégia Vestibulares além de conferir os nossos cursos para garantir a sua aprovação na universidade.

Clique no banner abaixo para saber mais!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também