Banner Artigo

Gabarito UEL 2020 – Física – Resolução Comentada

Data 23/10/2019

Categorias Estratégia Resolve

Olá, aluno. Seja bem-vindo!

Sou Lucas Costa, professor de Física do Estratégia Vestibulares! Faço parte de uma equipe composta por 15 professores de todo o país, reunida com o objetivo de ajudar estudantes como você, que buscam êxito no vestibular UEL!

Diante de tantas opções de cursos preparatórios para vestibulares no mercado, o que faz do nosso material uma boa opção? Primeiramente, fazemos parte do Estratégia Concursos, que desde 2011 se tornou referência pela qualidade de seus cursos preparatórios para concursos públicos, o que garantiu milhares de aprovados.

Para a elaboração de nosso material, partimos da mesma fórmula de sucesso adotada no ramo de concursos, da qual podemos destacar os seguintes pontos:

  • Aulas exclusivas e voltadas para o seu edital. O nosso curso é cuidadosamente customizado para o vestibular da sua instituição.
    • Valorizar o aluno. Como o nosso objetivo é garantir a sua aprovação em uma das melhores instituições de ensino do país, acreditamos que são necessárias metodologias diversas de aprendizado para que isso seja possível.
      • Valorizar o professor. Somos uma equipe composta por integrantes com vasta experiência em ensino e pesquisa, totalmente voltada para a produção de um curso completo e atualizado.

Além disso, o Estratégia Vestibulares se dedicou a preparar um material completo e atualizado. Não se trata de disponibilizar pequenos resumos ou esquemas, mas verdadeiros livros digitais para orientar seus estudos.

Um dos diferenciais do Estratégia Vestibulares é a disponibilização de comentários de cada uma das questões, a fim de que não reste nenhuma dúvida sobre o gabarito ou sobre o conteúdo.

 Para entender melhor do que estamos falando, disponibilizo para você as questões de Física da prova de 1ª fase UEL 2020. Essa é uma pequena amostra do nosso curso, do qual você pode se informar melhor clicando aqui.

Conte comigo em sua caminhada, e para ficar sabendo de todas as notícias relativas aos mais diversos vestibulares ocorrendo em nosso país, convido você a seguir as mídias sociais do Estratégia Vestibulares. Sinta-se também convidado a seguir o meu perfil pessoal, no qual trarei questões resolvidas e mais dicas para sua preparação.

UEL 2020

Questão 19

Resultado de um processo de cinco anos, entre pesquisa, projeto e construção, a Sonic Pavilion (Pavilhão Sônico), do artista Doug Aitken, é uma obra site-specific que traz uma perfuração de 200 metros de profundidade no solo e nela foi instalada uma série de microfones para captar o som da Terra. Esse som é transmitido em tempo real, por meio de um sofisticado sistema de equalização e amplificação, no interior de um pavilhão de vidro, vazio e circular, que busca uma equivalência entre a experiência auditiva e aquela com o espaço.

Com base nos conceitos de Ondulatória e de Arte Contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. A obra Sonic Pavilion utiliza suportes convencionais na sua construção e é coerente com a arte contemporânea em que a própria obra traduz a arte clássica.

II. A obra Sonic Pavilion, expressa por meio de tecnologias, propicia a reflexão subjetiva, valorizando o conceito, a atitude e a ideia da obra, que possibilitam, além da contemplação pela natureza estética, a fusão entre arte e vida.

III. Supondo que a perfuração no chão da obra se comporte como um tubo sonoro cujo comprimento é de , e que a velocidade do som se propague em seu interior com , contendo , a frequência da onda será de .

IV. A onda sonora gerada nas proximidades do Pavilhão Sônico incide em um ponto qualquer da perfuração e se propaga ao longo de toda a estrutura cilíndrica de maneira homogênea e sucessiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

I. Incorreto. O item I está incorreto, pois Sonic Pavilion é uma obra contemporânea, que se afasta tanto das formas quanto dos ideais clássicos. A forma do site-specific pertence à arte contemporânea principalmente, não sendo um suporte convencional.

II. Correto. O item II. está correto, pois há o uso da tecnologia para alcançar uma profundidade suficiente no solo para ouvir o som da atividade tectônica. A construção da obra auxilia a propagação do som, fazendo uma união entre natural e construção. O local afastado em que se encontra a obra, em meio à natureza, também propicia a contemplação da natureza.

III. Incorreto. A partir das imagens apresentadas, devemos considerar o “Sonic Pavilion” um tubo fechado nas duas extremidades.  Para um tubo fechado nas duas extremidades, o comportamento das ondas é análogo ao caso em que ele aberto nas duas extremidades.

O número de nós é equivalente ao harmônico, daí temos:

E para a situação em questão:

Ainda que assumíssemos que a banca fazia referência somente à perfuração, o que nos obriga a adotar que trabalhamos com um tubo sonoro aberto em somente uma das extremidades não seria possível afirmar que a alternativa é correta.

Para um tubo fechado os ventres de deslocamento devem estar nas extremidades abertas e os nós nas extremidades fechadas.

Podemos generalizar essa relação para qualquer harmônico N, que seja ímpar.

Dessa forma, teríamos N = 2 ⋅ nós – 1 = 2 ⋅ 50 – 1 = 99. Portanto:

A banca, provavelmente, quis fazer referência a um tubo sonoro aberto em uma das extremidades com harmônio 50. O que é impossível, já que esse tipo de tubo só é capaz de formar harmônicos de ordem ímpar.

IV. Correto. As ondas sonoras são ondas de pressão produzidas pelas variação ocorridas nas moléculas do meio por onde se propagam. Quando uma pessoa dedilha algum instrumento musical, ela doa energia à corda, que vibra o ar, transferindo-lhe energia que é convertida em energia na forma de ondas sonoras.

Se o interior da instalação é composto de um meio homogêneo, como o ar, então devemos esperar que as ondas se propaguem em seu interior também de maneira homogênea e sucessiva.

Gabarito: Oficial: “E”.

Estratégia: não existe gabarito, pois II e IV são as únicas corretas.

Questão 22

Nos museus, algumas peças são hermeticamente conservadas em redomas de vidro contendo gases nobres, tal como o argônio que, por ser inerte, previne processos de oxidação. Em um museu, os diretores constataram que, ao longo do tempo, as partes metálicas de um relógio fabricado por volta de 1950 estavam sendo oxidadas, indicando que, além do gás argônio, havia gás oxigênio dentro da redoma. Um experimento foi realizado com o intuito de determinar a presença de gás oxigênio dentro da redoma. Para tanto, 10,0 L da mistura gasosa contida na redoma foram coletados com uma seringa hermética, sendo que 5,0 L da mistura foram transferidos para um frasco com capacidade volumétrica de 30,0 L contendo 1,0 g de gás hidrogênio. Em seguida, fez-se passar uma faísca elétrica pela mistura resultando na reação entre gás hidrogênio e oxigênio, sem excesso de reagentes com formação de água na fase gasosa.

Sabendo que não houve variação da temperatura (298 K) e do volume do frasco, e que a pressão final no frasco foi de 2,0 atm, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade, em mols, de argônio e de oxigênio contidos na alíquota de 5,0 L da seringa.

Dados:

Massa atômica do H = 1 u

a) 1,95 e 0,25

b) 2,45 e 0,50

c) 2,95 e 0,82

d) 4,35 e 0,43

e) 4,85 e 1,00

Resolução Comentada

Se havia 1,0g de gás hidrogênio no frasco, sabemos que existia 0,5 mol de gás H2. Pela estequiometria da reação, temos:

Se a reação ocorreu sem excesso de reagentes e com formação de água na fase gasosa, temos que o gás ao final da reação, presente no recipiente, será formado pelo vapor de água e pelo argônio que não reagiu.

Podemos usar a equação de Clapeyron para determinar o número de mols total presentes no frasco após a reação.

Para a situação em questão, temos:

Se determinamos que havia 0,5 mol de H2O, devemos inferir que existiam 1,95 mol de Ar. Pela estequiometria da reação, sabemos que reagiram 0,25 mol de O2. Portanto, o gabarito só pode ser a alternativa “a”.

Gabarito: A

Questão 25

Certos dispositivos possibilitam visualizar ou demonstrar fenômenos naturais explicados pelas Leis da Física como o que se encontra no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, conforme a figura a seguir.

Nos compartimentos inferiores do dispositivo, há dois tipos de lentes, sendo possível observar a convergência e a divergência dos raios de luz que incidem nas lentes e delas emergem ao se acionar um botão.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre lentes esféricas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o caminho percorrido pelos raios de luz.

Resolução Comentada

A representação simplificada das lentes delgadas é dada da seguinte forma:

Dessa forma, temos nas alternativas a representação de uma lente convergente e de uma divergente. O caminho dos raios notáveis é:

1°: Todo raio luminoso que incide no centro óptico emerge sem sofrer desvio.

Figura 12.24: Raios que incidem no centro óptico .

2°: Todo raio luminoso que incide com trajetória passando pelo foco principal objeto se reflete paralelamente ao eixo principal da lente.

Figura 12.25: Raios que incidem com trajetória passando pelo foco principal.

3°: Todo raio luminoso que incide com trajetória paralela ao eixo principal da lente se refrata alinhado com o foco principal imagem.

Figura 12.26: Raios que incidem com trajetória paralela ao eixo principal da lente.

4°: Todo raio que incide com trajetória que passa pelo ponto antiprincipal objeto se refrata passando pelo ponto antiprincipal imagem.

Figura 12.27: Raios que incidem com trajetória que passa pelo ponto antiprincipal.

a) Incorreta. Na lente convergente (à esquerda) o raio que passa pelo foco deveria seguir paralelo ao atravessar a lente, como representado abaixo.

b) Incorreta. Na lente convergente (à esquerda) o raio que vem paralelo ao eixo da lente deveria convergir para o foco ao atravessar a lente, como representado abaixo.

c) Correta. Raios que incidem de forma paralela ao eixo devem convergir para o foco. Para a lente divergente, os raios que incidem na direção do foco seguem paralelos.

Além disso,  raios que incidem no centro óptico emergem sem sofrer desvio

d) Incorreta. Raios que incidem no centro óptico emergem sem sofrer desvio.

e) Incorreta. Raios que incidem no centro óptico emergem sem sofrer desvio

Gabarito: C

Questão 27

No Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, existem experimentos que possibilitam ao público visitante entender a Física de maneira divertida. Um deles é a base giratória usada para explicar situações nas quais as grandezas físicas se relacionam no movimento circular.

Sobre movimento circular em mecânica, considere as afirmativas a seguir.

I. No movimento circular, a resultante das forças que agem sobre o visitante é orientada para a direção tangencial.

II. No movimento circular e uniforme, a aceleração linear média será maior quando o intervalo de tempo para percorrer o ângulo descrito for menor.

III. No movimento circular retardado, a força tangencial deverá ter sentido contrário ao da velocidade vetorial.

IV. No movimento circular e uniforme, a aceleração centrípeta terá um valor maior quando o raio da trajetória for menor.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

I – Incorreta. No movimento circular e uniforme, a resultante das forças que agem sobre o visitante tem orientação para o centro da trajetória circular. No caso de um movimento circular e uniformemente variado a resultante das forças será dada pela soma da força tangencial ao movimento e da centrípeta:

II – Incorreta. No movimento circular e uniforme, a aceleração linear média é nula. Além disso, a aceleração angular não está, necessariamente, relacionada com o tempo para percorrer certo ângulo, o certo seria fazer a relação com a velocidade angular.

III – Correta. Se o movimento circular for retardado, então a aceleração tangencial terá mesmo sentido e direção oposta à velocidade vetorial. Como força tangencial e aceleração tangencial possuem mesma direção e mesmo sentido, a alternativa está correta.

IV – Correta. O módulo da aceleração centrípeta é dada por:

Essa relação nos permite concluir que a aceleração centrípeta e o raio da trajetória são grandezas inversamente proporcionais. Dessa forma, quanto menor o raio, maior a aceleração centrípeta para uma velocidade linear constante, característica do movimento circular e uniforme.

Gabarito: C

Questão 29

A figura a seguir mostra a estrutura de um Relógio de Pêndulo exposto no Museu de Ciências britânico. Planejado por Galileo Galilei, seu princípio de funcionamento é baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.

Supondo que um “relógio” semelhante ao da figura foi construído e calibrado para funcionar em uma temperatura padrão de , mas que está exposto numa cidade cuja temperatura média no verão é de  e no inverno é de , é correto afirmar que esse relógio

a) atrasa no inverno devido ao aumento da massa do pêndulo.

b) adianta no verão devido ao aumento da massa do pêndulo.

c) adianta no inverno devido à diminuição da frequência de oscilação.

d) atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

e) funciona pontualmente no inverno e no verão, pois a frequência é invariável.

Resolução Comentada

A pontualidade do relógio está relacionada ao período de oscilação do pêndulo simples.

Devemos considerar que o pêndulo apresentado oscila em ângulos pequenos, daí o seu período pode ser calculado por:

Na qual L é o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade. A frequência e o período de oscilação são grandezas inversas:

E o tamanho da haste está relacionado com a temperatura em razão da dilatação térmica. A variação linear provocada pela variação da temperatura de um corpo pode ser escrita como:

Em que ΔL é a variação no comprimento, L0 o comprimento inicial do corpo, α o coeficiente de dilatação linear e Δθ a variação de temperatura.

Podemos concluir que no inverno o comprimento da haste é menor do que o projetado para correta operação. Como consequência o período de oscilação é menor do que deveria ser, o que faz com que o relógio se adiante.

Essa conclusão pode ser retirada a partir da equação do período de oscilação de um pêndulo simples em baixos ângulos, que demonstra que período e o comprimento da haste são diretamente proporcionais. Outra conclusão que podemos retirar é a de que a frequência de oscilação, por ser o inverso do período, será maior que o normal.

a) Incorreta. A massa do pêndulo ideal não cria influência no seu período de oscilação.

b) Incorreta. A massa do pêndulo ideal não cria influência no seu período de oscilação.

c) Incorreta. No inverno, a frequência de oscilação será maior que o normal.

d) Correta. No verão o comprimento da haste é maior do que o projetado para correta operação. Como consequência o período de oscilação é maior do que deveria ser, o que faz com que o relógio se atrase. A frequência de oscilação, por ser o inverso do período, será menor que o normal.

e) Incorreta. Como demonstrado, a frequência de oscilação é função da temperatura ambiente.

Gabarito: D

Questão 31

No Museu de História Natural de Nova York existe uma exposição sobre a Origem do Sistema Solar, que apresenta planetas e estrelas, os quais exibem características elétricas e magnéticas comuns aos equipamentos eletrônicos de uso cotidiano.

Sobre propriedades elétricas e magnéticas da matéria, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso às afirmativas a seguir.

( ) A Terra se comporta como um grande ímã, onde o polo norte magnético de uma bússola coincide com o polo sul geográfico da Terra.

( ) Uma carga em movimento cria em torno de si um campo magnético que pode interagir com outra carga, exercendo, nesta última, uma força magnética.

( ) Se há uma corrente passando por um fio condutor de área A e comprimento L, imerso em um campo magnético B (constante), uma força f perpendicular ao campo, atuará neste fio fazendo com que as cargas experimentem a força B ∙ i ∙ L ∙ sen (α).

( ) As linhas de indução do campo B criado por uma corrente i em um fio condutor retilíneo são elipses centradas sobre o condutor.

( ) Numa espira circular, onde circula uma corrente i, B é diretamente proporcional a 2i e inversamente proporcional a R2B.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, V, F, F.

b) V, V, F, F, V.

c) V, F, V, V, F.

d) F, V, V, F, F.

e) F, F, F, V, V.

Resolução Comentada

(F) O fato de a agulha magnética apontar para o polo norte geográfico é porque no polo norte geográfico existe um polo sul magnético

Consequentemente, no polo sul geográfico existe um polo norte magnético. Vale lembrar que os polos geográficos e os polos magnéticos da Terra não estão exatamente no mesmo local, como ilustrado abaixo.

O polo norte magnético de uma bússola coincide com o polo norte geográfico da Terra. Isso acontece porque o polo norte magnético de uma bússola é atraído para o polo sul magnético da Terra, que é praticamente coincidente com o polo norte geográfico do nosso planeta.

(V) Uma carga em movimento cria um campo que pode interagir com outra carga. O módulo da força magnética é expresso por:

Em que:

  • |q| é o módulo da carga da partícula dada em coulomb (C):
  • v é a intensidade da velocidade da partícula em m/s.
  • B a intensidade da indução magnética na região onde a partícula está se movendo. Sua unidade é o Tesla (T).
  • A força magnética, como toda força, é expressa em newton (N)
  • O ângulo α é formatado entre a velocidade v e a direção do campo magnético B.

(V) A questão deveria dizer quem é o ângulo α. A expressão da força magnética sobre um condutor com corrente é dada por:

A equação é válida no caso de o condutor estar em pontos onde B é o mesmo em módulo e em direção. Assim, é conveniente que este campo seja homogêneo e, por outro lado, se deve ter em mente que α é a medida do ângulo entre o condutor e a direção do campo.

(F) As linhas de indução do campo B criado por uma corrente i em um fio condutor retilíneo são circunferências centradas sobre o condutor.

(F) O módulo de B, numa espira circular na qual circula uma corrente i, é dada pela Lei de B.S.L. da seguinte forma:

Em que θ é o ângulo central em radianos.

Gabarito: Oficial: “A”.

Estratégia: “D”.

Questão 35

A figura a seguir destaca os “Tubos de Pitot” de uma aeronave do Museu do Voo em Seattle. Presentes nas aeronaves em operação na aviação civil e militar, uma de suas principais funções é a aferição da velocidade dos aviões.

Com base nos conceitos da mecânica de fluidos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios físicos utilizados para explicar o funcionamento do Tubo de Pitot.

a) A velocidade de um fluido que escoa no interior de um tubo é inversamente proporcional à densidade específica desse fluido em temperatura ambiente.

b) A variação da pressão em qualquer ponto de um fluido que escoa num tubo é inversamente proporcional à área de seção transversal desse tubo.

c) A variação da pressão entre dois pontos no interior de um fluido em repouso é igual à razão da densidade do fluido pelo desnível vertical entre os pontos.

d) A velocidade de um fluido que escoa no interior de um tubo é resultado do produto da densidade do mesmo pela pressão atmosférica.

e) A variação da pressão aferida em um ponto de um fluido em equilíbrio é transferida integralmente para todos os pontos desse fluido.

Resolução Comentada

a) Incorreta. Pela equação de Bernoulli, o quadrado da velocidade de escoamento de um fluido é inversamente proporcional à sua densidade específica desse fluido em temperatura ambiente.

b) Incorreta. Pela equação de Bernoulli, aplicada em dois pontos, temos:

Um aumento da área faz com que o termo relacionado à pressão dinâmica caia, visto que a velocidade cai. Como a soma da pressão estática com a pressão dinâmica deve ser constante, então a pressão dinâmica deverá aumentar, o que faz com que variação de pressão e área de seção transversal sejam grandezas diretamente proporcionais.

c) Incorreta. Pelo teorema de Stevin, A variação da pressão entre dois pontos no interior de um fluido em repouso é igual ao produto da massa específica do fluido pelo desnível vertical entre os pontos.

d) Incorreta. Pela análise dimensional, vemos que a afirmação não faz sentido:

e) Correta. Pelo princípio de Pascal, a variação da pressão aferida em um ponto de um fluido em equilíbrio é transferida integralmente para todos os pontos desse fluido. Em outras palavras, se um fluido é incompressível, uma perturbação em uma porção do fluido é percebida por todo o seu volume.

Gabarito: “E”

Questão 43

Leia o texto a seguir. No museu do Amanhã, a exposição “Cosmos” faz uma abordagem científica, associando a composição atômica humana à composição de parte de uma estrela, contribuindo para o entendimento de como se comporta a matéria do ponto de vista atômico e subatômico.

I. No efeito fotoelétrico, uma luz monocromática que incide na superfície de um metal, cuja energia seja hf = função trabalho (Ω) arranca elétrons se, e somente se, a soma das energias cinética e da função trabalho forem iguais a hf.

II. No átomo de hidrogênio, os níveis de energia são indicados por n, onde a energia calculada para cada nível é dada por

III. Max Planck considerou que os átomos que constituem um corpo aquecido se comportam como osciladores anarmônicos, que têm suas energias distribuídas de forma contínua, independentemente da temperatura do corpo.

IV. Na teoria da relatividade especial, as Leis Físicas são as mesmas para quaisquer observadores em qualquer movimento, e a velocidade da luz no vácuo possui valores específicos para observadores em diferentes referenciais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

I – Correta. No efeito fotoelétrico, para que ocorra a remoção de elétrons é preciso que a energia dos fótons, h ∙ f, seja superior à função trabalho, ɸ. Quando isso ocorre:

Ece = h ∙ f – ɸ

Ou, como trazido pelo item:

Ece + ɸ = h ∙ f

II – Correta. De acordo com os postulados de Bohr, os níveis de energia são dados por:

Como 1 eV = 1,6 ∙ 10-19 J, então:

III – Incorreta. Max Planck quantizou a energia, dada por pacotes discretos cuja energia vale h ∙ f.

IV – Incorreta. Segundo o segundo postulado de Einstein a velocidade da luz no vácuo não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador. Ela não depende do sistema de referência inercial adotado.

Gabarito: “A”

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Física do vestibular UEL 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do nosso Fórum de Dúvidas ou das redes sociais.

Instagram: @prof.lucascosta

Leia mais…

Prof. Lucas Costa

Prof. Lucas Costa

Professor do Estratégia Vestibulares, Lucas é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense, UFF, e Mestre em Engenharia Química pela mesma instituição.

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
A ambiguidade ocorre quando um mesmo vocábulo ou expressão pode ser interpretado de mais de
Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Marco Túlio, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este
Olá, vestibulando(a)! Tudo bem com você? Espero que sim. Estou passando aqui para comentar a
Olá, pessoal. Tudo bem? Sou a prof. Carol Negrin e escrevo este artigo para resolver
Olá, pessoal! Sou a Prof. Carol Negrin e, neste artigo, nós vamos tratar sobre um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *