O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e muitos estudantes se desesperam ao encontrarem questões de Física e não se recordarem das fórmulas aprendidas anteriormente. Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais fórmulas de física cobradas no Enem e vestibulares.

A seguir, confira os assuntos de Física mais cobrados e suas respectivas fórmulas, indicadas pelo professor Lucas Costa:

Primeira e Segunda Lei de Ohm

Primeira Lei de Ohm

Os condutores ôhmicos são aqueles que apresentam uma resistência constante, a uma temperatura constante, ou seja, ocorrem quando a corrente elétrica que atravessa um condutor elétrico é diretamente proporcional à tensão aplicada entre os seus terminais.

A seguir, confira as fórmulas da Primeira Lei de Ohm:

Segunda Lei de Ohm

A resistência elétrica R de um condutor homogêneo de secção transversal uniforme é diretamente proporcional ao seu comprimento L, inversamente proporcional à área A de sua secção transversal e depende do material e da temperatura.

A seguir, confira as fórmulas da Segunda Lei de Ohm:

Além disso, a condutividade elétrica de um material, simbolizada por 𝜎, é a grandeza física definida como o inverso da resistividade, ou seja:

Vale lembrar que, o inverso do Ω é o Siemens, e a unidade de 𝜎 é o Siemens por metro (𝑆/𝑚).

Associação de Resistores

Associação em Série

A Associação em Série acontece quando dois ou mais resistores estão associados em séries, e ao serem percorridos por um corrente elétrica, tem a mesma intensidade em todos eles. Esquematicamente, temos que:

A seguir, confira as fórmulas da Associação em Série:

Associação em Paralelo

A Associação em Paralelo ocorre quando dois ou mais resistores estão em paralelo quando seus terminais estão conectados nos mesmos pontos 𝑎 e 𝑏, como mostrado na figura abaixo:

A seguir, confira as fórmulas da Associação em Paralelo:

Cálculo de Potência Dissipada em um Bipolo Elétrico

Rendimento elétrico do gerador

O rendimento elétrico (𝜂) acontece quando, ao conectar um gerador em um circuito externo, uma parte da potência elétrica total é transferida para o circuito e outra parte é desperdiçada internamente na própria resistência interna.

A seguir, confira as fórmulas do Rendimento elétrico do gerador:

Potência máxima fornecida por um gerador

A máxima potência útil de um gerador ocorre quando a corrente que o percorre vale metade de sua corrente de curto circuito:

A seguir, confira as fórmulas da Potência máxima fornecida por um gerador:

Equação Fundamental da Ondulatória

A velocidade de deslocamento de uma onda 𝑣 é comumente relacionada com o seu comprimento de onda 𝝀 e a sua frequência 𝒇.

A seguir, confira a fórmula da Equação Fundamental da Ondulatória:

Fenômenos Ondulatórios

Cordas

Quando executamos um movimento vertical em uma corda, criamos um pulso, formado quando criamos uma perturbação em algum meio, tirando-o da sua situação de equilíbrio, e é capaz de propagar energia ao se deslocar.

Reflexão de uma onda em uma corda

A reflexão de uma onda acontece quando um pulso incide em um obstáculo, como uma das extremidades da corda. Essa reflexão é cobrada de forma mais contínua nas provas quando a corda tem a extremidade fixa e móvel.

Refração de uma onda em uma corda

A velocidade de transmissão de um pulso varia conforme o meio no qual ele se propaga, de modo que a velocidade de transmissão e a massa específica linear do pulso são inversamente proporcionais. Dessa forma, na corda de maior massa específica linear, a velocidade será menor.

Equação Fundamental da Calorimetria

A Equação Fundamental da Calorimetria é a relação entre a quantidade de energia necessária para variar a temperatura de uma substância. Sendo 𝑄 a quantidade de calor em calorias, 𝑚 a massa em gramas, 𝑐 o calor específico da substância em 𝑐𝑎𝑙/𝑔 ℃ e ∆𝜃 a variação de temperatura em ℃.

A seguir, confira a fórmula da Equação Fundamental da Calorimetria:

Definição de Potência

Potência é uma grandeza física determinada pela razão entre a energia e o intervalo de tempo em que ocorreu a produção, transferência ou transformação dessa energia.

A seguir, confira a fórmula da Potência:

Calor Latente

Calor Latente é uma grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma determinada massa deve ceder ou receber para mudar de fase.

A seguir, confira a fórmula do Calor Latente:

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe quais são as fórmulas mais cobradas no Enem e vestibulares, que tal acompanhar o Estratégia Vestibulares? Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos em uma das melhores universidades do País!

black november ev
Você pode gostar também
Leia mais

Como Calorimetria cai no Enem

As dinâmicas de energia, as trocas de calor e os equilíbrios térmicos influenciam no cotidiano de todos os…
Leia mais

O que cai sobre Magnetismo no Enem

A atração magnética faz parte de muitas ferramentas presentes no cotidiano. A bússola, as portas de geladeira, os…