Enem 2021: veja os temas que caíram no 2º dia

Enem 2021: veja os temas que caíram no 2º dia

Conteudista e extensa: confira os temas e percepções do 2º dia do Enem. Professores comentaram a prova, que não trouxe surpresas

Na tarde deste domingo (28) foram aplicadas as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Milhões de alunos de todo o país tiveram que resolver 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. De forma geral, a prova não trouxe surpresas e nem mudanças significativas com relação aos anos anteriores. Confira os temas que caíram no 2º dia do Enem.

Questões com tirinhas do Calvin, pergunta sobre a tragédia de Mariana e literatura de cordel são os destaques do segundo dia de prova. Os professores destacaram que o conteúdo da prova foi trabalhado na revisão de véspera e hora da verdade do Estratégia. Confira o que caiu em cada disciplina.

confira os temas do 2º dia do Enem

Química

Os conteúdos da prova de química foram trabalhados na revisão de véspera do Estratégia Vestibular com o professor Guilherme Alves. “Quem acompanhou a revisão e a hora da verdade sorriu na hora da prova”, disse o professor.

Análise de Ph

Uma das questões de química exigiu a análise de Ph do solo relacionada à hidroponia, soluções e o cultivo de alimentos. A temática foi abordada pelo professor nas revisões. Confira abaixo:

Estequiometria clássica

Uma outra matéria que caiu no Enem 2021 foi a estequiometria clássica, disciplina que calcula massas molares de reações e volumes. Confira a questão.

Outras questões que caíram de química foram: ciclo do cobre, reação de neutralização, saponificação e esterificação. Na correção ao vivo o professor Guilherme corrigiu a prova e deu detalhes sobre cada uma delas. Não perca a correção ao vivo.

Física

O professor de física Henrique Goulart foi quem fez a correção ao vivo do Enem 2021. Para o professor a prova estava difícil, como de costume, mas com algumas questões mais tranquilas. Confira algumas questões.

Eletrodinâmica

Uma das questões trazia uma situação-problema sobre um circuito de lâmpadas e interruptores que exigia do aluno qual circuito atenderia a necessidade e de fato funcionaria da forma adequada.

Conceito de potência

Um outro assunto de física, abordado na revisão de véspera e na hora da verdade pelo professor Henrique, foi o conceito de potência. “Potencia é um dos conceitos que aparecem em todas as provas do Enem, em diferentes contextos”. No caso, a questão trouxe a Potência Mecânica e, segundo o professor a questão não foi fácil, já que exigia um conhecimento específico e conceitual.

Ilhas de calor em SP

Uma outra questão da prova de física abordou a questão das ilhas de calor na cidade de São Paulo, abordando os mecanismos de transferência de calor, considerando as trocas entre o sol, a ilha de calor e os processos marítimos. Segundo o professor, a questão era considerada fácil, pois bastava saber o nome dos mecanismos.

Outros temas de física

  • Lançamento oblíquo
  • Resistência do ar
  • Gravitação universal
  • Óptica 
  • Calorimetria
  • Ondulatória
  • Magnetismo de carga
  • Frequência e velocidade do som 
  • Literatura de cordel relacionada à astronomia

Biologia

A correção da prova de biologia foi corrida pela professora Carol Negrin. “Questões tranquilas e outras questões como de genética e botânica mais teóricas”, comentou sobre as questões de biológicas.

Genética

Uma das questões da prova foi sobre genética e hereditariedade. A professora Carol Negrim comentou sobre a questão, que também já havia sido abordada nas revisões do Estratégia Vestibulares. No caso, o gabarito é a letra A.

Botânica

Uma outra disciplina cobrada em mais de uma questão do Enem 2021 foi a botânica. Presente em contextos variados, a questão da biologia das plantas foi a mais frequente do exame em 2021. Abaixo, as questões de botânica:

Outros conteúdos de biologia foram:

  • Embriões e evolução
  • Efeito de Mariana em Abrolhos
  • Combate ao mosquito da dengue
  • Ciclo de carbono em autotrofia e heterotrofia
  • Reciclagem

Matemática

O professor Casemiro corrigiu a prova de matemática, considerada difícil pelos alunos do Estratégia Vestibulares. O professor ressaltou a enorme quantidade de contas aritméticas necessárias para a resolução da prova. “Basicamente você deveria ter treinado bastante o ano todo”, elucida.

Estatística

Também abordada na hora da verdade e revisão de véspera do Estratégia, um dos temas cobrados na prova de matemática foi a estatística. Habilidade de leitura de gráficos também foi uma exigência do conteúdo. Confira:

Outros conteúdos de matemática:

  • Interpretação de gráficos
  • Média
  • Porcentagem
  • Trigonometria, seno e cosseno
  • Proporção e razão
  • Geometria espacial – cilindros
  • Área
  • Projeção do Atomiun
  • Dobradura e perspectivas
  • Análise combinatória
  • Potenciação e razão Áurea
  • Matriz

Correção ao vivo do 2º dia do Enem

Ainda não se sabe ao certo quando o resultado do Enem será divulgado, mas você pode saber hoje como foi com a correção ao vivo pelos professores do Estratégia Vestibulares. O gabarito também será divulgado no blog em tempo real. Não deixe de acompanhar.

Gabarito Enem 2021: correção em tempo real do segundo dia de prova

Baixe o Guia do Enem

Para saber tudo sobre o Enem 2021, o Estratégia Vestibulares preparou o Guia do Enem, com informações sobre a prova antes, durante e depois do exame. Confira informações, prazos, dicas e conteúdos para estudos. Não perca!

Guia do Enem: baixe o e-book gratuito sobre a prova

Enem é no Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem tudo o que precisa para arrasar na nota do Enem! Confira nossos cursos, dicas, conteúdos e videoaulas gratuitas. Com o time Estratégia, a aprovação dos seus sonhos se torna realidade.

CTA curso Enem

Você pode gostar também
horário enem 2022
Leia mais

Confira os horários do Enem 2022

Você já sabe quais são os horários do Enem 2021? Confira esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com as principais informações!
o que levar no enem
Leia mais

O que levar no dia da prova do Enem 2023?

O Portal Estratégia Vestibulares separou o que pode e o que não pode levar no Enem, desde documentação, itens, acessórios, alimentos e bebidas; confira
qual é a taxa de inscrição do enem
Leia mais

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2023?

Quer saber qual a taxa de inscrição do Enem 2022? Fique por dentro de todas as informações a respeito do valor, pagamento e isenção