Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Confira o tema de redação do Enem 2021 e os comentários dos professores do Estratégia Vestibulares; acompanhe a correção ao vivo

“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” é o tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Saiba mais: Gabarito Enem 2021 - correção em tempo real da prova

O tema da redação foi divulgado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, poucos minutos após o início da prova. Neste domingo (28), os candidatos têm até às 19h00 para responder 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da produção da redação.

Para o professor de redação do Estratégia Vestibulares, Wagner Santos, o tema foi inesperado, mas com ótimas opções para argumentação: “Achei o tema muito bom. ‘Livre’, mas na medida certa. Excelente para problematizar, principalmente a partir da ideia de invisibilidade e da importância pro Estado de sermos registrados para existirmos como cidadãos.”

Veja também: Que horas sai o resultado do Enem 2021?

tema de redação enem 2021
Foto: Estratégia Vestibulares

Wagner ainda aponta que é possível argumentar com a culpabilização de grandes entes sociais: o Estado e a Sociedade.

“O Estado participativo com facilidades múltiplas de registros dos menos privilegiados e a sociedade com a compreensão da importância desse registro para existência social real com relação ao Estado”, explica.

O tema de redação já foi realizado pelos alunos do Estratégia Vestibulares no 2º Simulado Enem 2021, em que a temática foi “Democratização do acesso à documentação básica?”.

Saiba mais: Tema de redação do Enem 2021 caiu em simulado do Estratégia Vestibulares

Como discutir o tema na redação?

Marina Ferreira, professora de Redação do Estratégia Vestibulares, acredita que os estudantes possam utilizar como repertório a problemática do governo.

“Acho que os alunos vão tender a trazer como repertório a problemática do governo de Cadastro Único. Então, querendo ou não, o tema não deixa de ser propaganda da política que já está em andamento, mas que traz para gente sobre uma mazela social muito grave, porque sem documentação de pessoas não têm acesso às políticas públicas não vão ter acesso sequer à educação e é uma gama de informações para gente trazer”, reflete.

O Cadastro Único foi exigido pelo governo federal para quem recebeu o auxílio emergencial na pandemia da Covid-19. Ele é coordenado pelo Ministério da Cidadania e tem como objetivo dar apoio à implementação de políticas públicas de populações em vulnerabilidade social.

“Quando se fala em garantir a cidadania e invisibilidade, o aspecto que se sobressai é fazer com que as pessoas integrem por meio do registro civil, sejam reconhecidas, integrem como cidadãos e consigam acesso a políticas públicas. Você não consegue fazer nada sem documentação”, analisa Ferreira.

Para a professora, a situação ficou mais alarmante na pandemia: “esse é um tema muito contextualizado, que envolve tecnologia e que sem sombra de dúvida fala de política de estado e não em política de governo.”

Como proposta de intervenção, a professora de redação acredita que seja possível apontar possíveis ações para o Estado: “dá para falar do papel estratégico do Ministério da Cidadania e das parcerias entre as secretarias de estado, que são fundamentais para implementar essas políticas, coletar esses dados e ter o contato com o Governo Federal”.

Livros para citar na redação do Enem 2021

Algumas sugestões da professora Marina Ferreira para utilizar como repertório no tema são os livros:

  • “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre;
  • “A Elite do Atraso”, de Jessé Souza;
  • “O cidadão de papel”, de Gilberto Dimenstein;
  • “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos;
  • “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; e
  • “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo.

“O candidato pode trazer também ‘Quarto de Despejo’, da Carolina Maria de Jesus, em que ela comenta que dentro das favelas a maioria das pessoas só tem o nome dela para honrar, em contraposição ao que seria ter nome”, sugere Marina.

Tópicos que podem ser abordados na redação do Enem 2021

tema de redação enem 2021

Veja quais são os assuntos que podem ser abordados no tema de redação, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

  • Cadastro Único;
  • Falta de acesso à saúde na pandemia pela falta de registro;
  • Condição da população de rua;
  • Desigualdade social no acesso à documentação; e
  • Diferenças entre o espaço urbano e rural no acesso à documentação.

Histórico de temas de redação do Enem

Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem Impresso 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem Digital 2020:
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
Confira: Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

Qual é o formato da redação do Enem?

De acordo com o Inep, o candidato deve produzir um “texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.

Além disso, essa texto deve ter até 30 linhas, já o mínimo são 7 linhas. Caso o candidato não cumpra o determinado, a redação é anulada.

Quais são as competências utilizadas na correção da redação?

Para realizar a correção da redação de forma padronizada, o Inep determinou cinco competências para avaliação do texto. Veja abaixo quais são elas:

1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa

Na primeira competência, o candidato deve escrever dentro da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, é avaliado se a redação do participante está de acordo com as regras de ortografia, como acentuação, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação e crase.

2 – Compreender o tema e não fugir da proposta

Essa competência avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais. Dessa maneira, esse critério avalia as habilidades de leitura e escrita do participante, além da organização e delimitação de um assunto mais extenso.

3 – Organização das ideias

O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo que apresenta clareza em suas ideias e argumentos, justificando sua posição em relação ao tema proposto. Desse modo, essa competência avalia a coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização das ideias.

Essa competência também avalia a argumentação, ao passo que o candidato deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e convincente.

Curiosidade: Veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares para o tema de redação do Enem

4 – Coesão e coerência na redação

A quarta competência avalia o candidato a respeito da organização textual, em que os parágrafos e frases devem estar conectadas entre si, garantindo uma sequência coerente e interdependência na redação.

5 – Proposta de Intervenção

O candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto. Para a proposta de intervenção ser considerada completa, é preciso ter cinco elementos, sendo eles: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, além de estar de acordo com os direitos humanos.

Saiba mais: Quais são as 5 competências da redação do Enem?

O que pode zerar a redação do Enem?

Veja o que pode anular a redação, segundo o edital da prova:

  • Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
  • Apresentar até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente” ou apresente até 10 linhas escritas no sistema braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
  • Esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.

Além disso, “a redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.”

Veja mais: Como usar a coletânea da redação sem erro?

Calendário do Enem 2021

  • Divulgação do edital: 02/06/2021
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/05/2021
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção: 09/06/2021
  • Período de inscrições do Enem 2021: 30/06 a 14/07/2021
  • Período de inscrição para isentos ausentes do Enem 2020: 14 a 26/09/2021
  • Pagamento da taxa de inscrição: 19/07/2021
  • Divulgação do local de prova do Enem 2021: 03/11/2021
  • Enem Impresso 2021: 21/11/2021 e 28/11/2021
  • Enem Digital 2021: 21/11/2021 e 28/11/2021
  • Reaplicação para isentos ausentes do Enem 2020 e Enem PPL: 09 e 16/01/2022
  • Divulgação do resultado: ainda sem data

Qual é o formato do Enem?

O Enem é aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame.

Enem – primeiro dia

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
  • 1 redação dissertativa-argumentativa.

O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.

Enem – segundo dia

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
  • 45 questões de Matemática e suas tecnologias.

No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.

Quando sai a nota da redação do Enem 2021?

Ainda não há uma data específica para a divulgação da nota da redação do Enem. Caso o Inep siga o cronograma utilizado nas últimas edições, o resultado da prova será publicado em meados de janeiro de 2022.

Porém, é importante relembrar que o Enem terá uma nova aplicação em janeiro do próximo ano. Nesse caso, realizarão a prova candidatos isentos ausentes no Enem 2020, candidatos que solicitarão a reaplicação (seja por motivo de doença ou por problemas logísticos) e inscritos no Enem Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Essa edição será realizada nos dias 09 e 16 de janeiro.

Saiba mais
+ TRI: Como funciona a nota no Enem?
+ Como acessar o resultado do Enem?

Por isso, é possível que o Inep aumente o prazo de divulgação do resultado do Enem para publicar as notas das provas de novembro e de janeiro ao mesmo tempo.

Assim que o Inep divulgar a data de publicação do resultado do Enem 2021, o Blog do EV será atualizado com as informações oficiais.

Correção comentada do Enem 2021

Além de divulgar o gabarito da prova, o Estratégia Vestibulares também realizará a correção em tempo real do Enem 2021. No primeiro dia de prova, os professores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação corrigirão cada uma das 90 questões e apontarão qual o raciocínio para encontrar a resposta correta, além de, caso seja necessário, apontar a necessidade de recurso.

Lembrando que em 2020, duas questões foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) e as questões foram apontadas como possíveis de anulação durante a correção ao vivo realizada pelo Estratégia Vestibulares.

Acompanhe em tempo real a correção ao vivo do Enem 2021:

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também
qual é a taxa de inscrição do enem
Leia mais

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2023?

Quer saber qual a taxa de inscrição do Enem 2022? Fique por dentro de todas as informações a respeito do valor, pagamento e isenção
como usar a nota do enem
Leia mais

Como usar a nota do Enem?

Com a nota do Enem é possível ingressar em universidades públicas, privadas e até estrangeiras! Veja todas as possibilidades abaixo