O Ministério Público Federal recomendou na tarde de quarta-feira, 23 de janeiro, que o Ministério da Educação suspenda as inscrições do Sisu. Desde terça-feira, milhões de candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tentam uma das mais de 230 mil vagas em cursos superiores de universidades públicas. Mais de 2,5 milhões já se inscreveram.

Em um post na sua rede social, o ministro da educação Abraham Weintraub informou que o Sisu continua com as inscrições abertas e funcionando em plena normalidade. O prazo estipulado no cronograma inicial seguia até esta sexta-feira, 24. Porém, o sistema ficará aberto para receber as inscrições dos candidatos até o próximo dia 26 de janeiro, domingo.

A recomendação veio depois que inconsistências foram apresentadas nas notas de quase 6 mil candidatos. De acordo com a nota divulgada pelo MPF, a suspensão tem o propósito de garantir que o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tenha tempo hábil para conferir e corrigir as notas de todos os candidatos.

Vale ressaltar que o MEC não é obrigado a cumprir a recomendação do Ministério Público. Apesar disso, o MPF afirma que o prazo para o acatar a Recomendação é de 24 horas e seu descumprimento pode implicar a adoção de providências administrativas e judiciais cabíveis”.

Ainda na segunda-feira, o Inep informou que as notas dos quase 4 milhões de candidatos foram revisadas antes mesmo da abertura das inscrições. Conforme o levantamento feito pela pasta, apenas 5.974 participantes tiveram suas provas corrigidas de forma errada. O ministro da educação considerou que o erro atingia “um grupo muito pequeno”.

Problemas nas inscrições

O Sisu iniciou na manhã de terça-feira, 21 de janeiro, apresentando problemas. Assunto mais comentado do dia no Twitter, o portal amanheceu instável, com erros e com a mensagem indicando “Inscrições Encerradas”. As inscrições para o Sisu seguem até o próximo domingo, dia 26 de janeiro.

CURSO PARA O ENEM

Leia mais…

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também