Como fazer a inscrição do Enem 2023? Veja o passo a passo!

Como fazer a inscrição do Enem 2023? Veja o passo a passo!

Vai participar dessa edição da prova? Veja como fazer a inscrição do Enem 2023 e fique atento às informações mais importantes sobre o exame

A contagem regressiva para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 finalmente começou. Afinal, com o início das inscrições para a prova, é hora de colocar a mão na massa e se candidatar ao maior vestibular do Brasil.

As inscrições vão do dia 05 a 16 de junho, já a prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro. Confira como se inscrever no Enem 2023:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como se inscrever no Enem 2023?

Se você está preparado para garantir a sua vaga, mas não sabe como fazer o seu cadastro. Veja abaixo o passo a passo de como fazer a inscrição do Enem 2023:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 – Acesse a Página do Participante;

2 – Clique em “Inscrição” e selecione o ícone indicado no desafio na caixa de diálogo;

inscrição enem 2023 2

3 – Informe seu CPF e data de nascimento;

4 – Após isso, clique em “Iniciar a Inscrição”;

inscrição enem 2023 3

5 – Confirme se as informações identificadas sobre você são verdadeiras. Caso os dados estejam corretos, clique em “Próximo”. Depois, caso queira, indique o nome do seu pai;

6 – Informe os seguintes dados: sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade;

7 – Indique em qual Estado e cidade você nasceu;

8 – Informe o CEP da sua residência, além do complemento do endereço;

9 – Caso você precise de Atendimento Especializado ou Específico, clique em “Preciso” e informe qual será o tipo de atendimento que você precisará nos dias de aplicação da prova. Caso você não precise, selecione “Não Preciso” e clique em “Próximo”;

inscrição enem 2023 10

10 – Caso você precise de atendimento especializado ou específico, as opções são: surdocegueira, baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência auditiva, surdez, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, discalculia, dislexia, déficit de atenção, deficiência física, gestante, lactante, outra condição específica ou estudante em situação de classe hospitalar.

Atenção: o participante deverá apresentar, obrigatoriamente, a deficiência, transtorno funcional específico ou outra condição específica que modifica a solicitação do atendimento.

11 – Na próxima tela, você deve indicar qual é opção de Língua Estrangeira que você quer que seja cobrada na sua prova: Inglês ou Espanhol;

inscrição enem 2023 12

12 – Após isso, informe qual é sua situação escolar, de acordo com as opções disponíveis na tela;

13 – Depois, indique qual tipo de escola você frequentou no Ensino Médio;

inscrição enem 2023 14

14 – Indique em qual Estado e cidade você fará as provas do Enem;

inscrição enem 2023 17

15 – A próxima etapa é responder o Questionário Socioeconômico, que possui 25 questões, que devem ser respondidas de acordo com a sua vivência;

inscrição enem 2023 18

16 – No campo “Dados de Contato”, informe telefone fixo, telefone celular e um e-mail válido. Caso seja necessário entrar em contato com você, esses serão os dados utilizados pelo Inep;

inscrição enem 2023 20

17 – Agora você chegou à última etapa, em que é preciso revisar todos os dados informados durante o cadastro e confirmar a sua inscrição!

inscrição enem 2023 21

18 – Confirmou? Então, caso tenha direito à isenção da taxa de inscrição, você está inscrito no Enem. Agora, se você não teve o pedido de isenção aceito ou não se encaixa nos pré-requisitos, é preciso pagar a taxa de inscrição, no valor de R$85, até o dia 21 de junho, para garantir a sua inscrição, ok?

19 – Para escolher a sua forma de pagamento (Boleto/Cartão de Crédito/Pix), retorne à Página do Participante, faça login pelo Gov.br, clique em “Pagamento/Isenção” e escolha qual é a melhor opção para você.

20 – Após o pagamento da sua taxa de inscrição ser recebida pelo sistema, a sua inscrição do Enem 2023 estará concluída!

Quer fazer um simulado gratuito do Enem 2023 e testar os seus conhecimentos? Clique aqui e se inscreva na próxima edição! 

Qual é o formato do Enem?

O Enem é aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame. Veja qual será o formato do Enem 2023:

Enem – primeiro dia

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
  • 1 redação dissertativa-argumentativa.

O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.

Enem – segundo dia

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
  • 45 questões de Matemática e suas tecnologias.

No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.

Como estudar para o Enem 2023?

Agora que as inscrições do Enem 2023 já começaram, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também