Fui mal no Enem. E agora?
fui-mal-no-enem-agora

Fui mal no Enem. E agora?

Não fique com a sensação de ‘fui mal no Enem’. Veja como tirar isso da cabeça e pensar no futuro com nossas dicas

Se você está com a sensação de ‘fui mal no Enem’ ou coisas do tipo, saiba que nem tudo está perdido. O sentimento muitas vezes toma conta da razão e a ansiedade pós-prova também é forte. Mas é preciso ter calma.

Essa sensação geralmente está associada a cobranças e expectativas criadas — e por vezes exagerada — sobre seu rendimento e a tão sonhada vaga em uma faculdade.

Agora senta, respira e venha ver algumas dicas que preparamos para você se acalmar, entender esse sentimento e seguir firme com o que é real e o que é viagem da sua cabeça, ok? Acompanhe abaixo.

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Entenda o problema

O primeiro passo é pensar em quais foram seus erros: redação, questões, gabarito, estudos preparatórios, nervosismo, uma matéria específica… O importante é identificar quais foram os pontos fracos para traçar um plano de ação para as próximas provas.

Entenda como funciona o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza um modelo matemático chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas dos candidatos. Ele avalia o conhecimento do aluno em relação ao tema, para saber se o acerto foi um chute ou não. Com isso, atribui valores diferentes para cada questão.

A nota, portanto, não é calculada apenas com o somatório das respostas corretas, o que cria uma expectativa em torno da nota final que será divulgada.

Fui mal na redação do Enem

As redações são corrigidas por especialistas que analisam cinco competências distintas, que analisam pontos como o domínio da língua portuguesa, os argumentos e pontos de vista apresentados, compreensão do tema e formato, mecanismos linguísticos e qual a proposta apresentada para o problema proposto.

Saiba que você só vai tirar zero na redação do Enem se:

  • Deixar a folha em branco;
  • Escrever menos de sete linhas;
  • Usar vocabulários ofensivos como palavrões;
  • Não atender a estrutura textual dissertativa-argumentativa;
  • Não abordar o tema proposto; ou
  • Desrespeitar os direitos humanos.

Se você não fez nenhuma dessas seis situações e atendeu a maioria dos pontos citados como necessários, suas chances de tirar uma nota boa são altas.

Fui mal no Enem. O que fazer?

Se tem certeza que foi mal no Enem, saiba que não é o fim. O exame é aplicado todo ano, e você pode encarar a prova como um aprendizado para o ano seguinte. O importante é não desistir!

Você pode se inscrever em outros vestibulares, acessar de forma direta diversas universidades privadas, ou se preparar para o próximo Enem desde já.

O Estratégia Vestibulares tem cursos intensivos e extensivos específicos para o Enem. Em 2022, mais de 4.000 dos nossos alunos ingressaram em diversas universidades do país.

Como estudar para o Enem?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Correção ao vivo do Enem 2022

Mesmo que o resultado demore, é possível saber ainda hoje como você foi na prova com a correção ao vivo pelos professores do Estratégia Vestibulares. O gabarito também será divulgado em nosso blog, assim que tivermos acesso a prova. Não perca a correção que preparamos! Confira:

Gabarito Enem 2022: correção em tempo real do primeiro dia de prova

Baixe o Guia do Enem

Para te deixar por dentro de tudo o que acontece no Enem 2021, o Estratégia Vestibulares preparou um guia gratuito com todas as informações que você precisa para se dar bem na prova e alcançar a vaga dos seus sonhos. Acesse agora mesmo!

Guia do Enem: baixe o e-book gratuito sobre a prova

Vá bem no Enem com o Estratégia Vestibulares!

Se você quer virar a chave e mandar bem no próximo Enem, saiba que é isso que o Estratégia Vestibulares quer também! Que tal a gente se juntar e fazer isso acontecer?

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também