Última atualizaçao em: 28 de Outubro de 2020, ás 02:55

Interessado em se inscrever em um dos três programas do MEC de acesso ao ensino superior? Então fique ligado nas principais informações sobre o SISU, Prouni e Fies que o Estratégia Vestibulares reuniu para você!

Últimas Notícias

As inscrições para as vagas remanescentes do FIES 2020.2 começaram nesta terça, dia 6 de outubro, às 10h. São cerca de 50 mil vagas remanescentes ofertadas.

Candidatos que ainda não estão matriculados em algum curso superior podem se inscrever até o dia 13 de outubro. Já aqueles que estão matriculados em alguma instituição têm até o dia 13 de novembro.

A seleção será realizada de acordo com a ordem de finalização das inscrições. Então não deixe para a última hora! Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha:

  • participado do ENEM a partir da edição de 2010;
  • nota superior a 450 em cada área do Exame;
  • nota superior a zero na Redação;
  • renda mensal bruta de até três salários mínimos.

Confira abaixo o Edital de Vagas Remanescentes do FIES 2020.2!

Vagas Remanescentes Prouni 2020.2

O Ministério da Educação (MEC) liberou, no dia 8 de setembro, o Edital de Bolsas Remanescentes do Prouni 2020.2. Candidatos interessados e que estejam dentro dos requisitos puderam se inscrever no site do Prouni entre os dias 15 a 20 de setembro. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

Para concorrer a uma das bolsas remanescentes, o candidato precisava se encaixar em uma das modalidades abaixo:

  • Ser atualmente professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica; ou
  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010, tirado uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Os candidatos inscritos precisavam apresentar na Instituição de Ensino escolhida a documentação para comprovar suas informações em até dois dias após a inscrição. Fique atento às instruções de envio dos documentos de cada instituição.

Para mais detalhes de como será a seleção, baixe o Edital de Bolsas Remanescentes do Prouni 2020.2 abaixo:

Os seletivos do Prouni e do Fies 2020.2 encerraram-se no mês de agosto. Já o Sisu 2020.2 terminou no mês de julho. Abaixo você pode ver os detalhes de como foi a seleção desses programas de ingresso na universidade.

Edital Prouni 2020.2

O Prouni 2020.2 abriu as inscrições entre os dias 14 e 17 de julho. Segundo o edital, para se inscrever, o candidato precisava cumprir pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Os inscritos puderam se candidatar a bolsas integrais, desde que a renda familiar bruta mensal per capita não excedesse o valor de 1,5 salário mínimo. Caso contrário, o candidato pôde escolher concorrer pelas bolsas parciais, destinadas aos casos em que a renda familiar bruta mensal per capita tem até o valor de 3 salários mínimos.

No momento da inscrição, o candidato puderam escolher, em ordem de preferência, até duas opções dentre as vagas disponíveis para a modalidade a que estava concorrendo. O Prouni realizou duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira foi dia 21 de julho e, a segunda, no dia 4 de agosto.

Após a divulgação dos resultados, os selecionados tiveram uma semana para submeter os documentos pedidos pelas instituições de ensino superior. Caso não seja aprovado nas duas primeiras chamadas, o candidato deve manifestar seu interesse em participar da lista de espera. A indicação deve ser feita na página do Prouni na internet, entre os dias 18 e 20 de agosto.

Cronograma Prouni 2020.2

  • Inscrição: 14/07 à 17/07
  • Edital: 18/06
  • Consulta de Vagas: 07/07
  • Primeira Chamada: 21/07
  • Segunda Chamada: 04/08
  • Lista de Espera: 18 à 20/08

Para ver o Edital Prouni 2020.2 completo, baixe o PDF abaixo.

Edital Fies 2020.2

Já o Fies 2020.2 abriu a inscrição entre os dias 28 e 31 de julho. Para se inscrever, os candidatos precisavam cumprir todos os requisitos abaixo:

  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a Redação;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Na inscrição, o candidato realizou uma pesquisa que define o local, a instituição e o curso a que deseja concorrer. Dentre as opções apresentadas para esse grupo de preferência, o candidato escolhe três. Os resultados foram divulgados no dia 4 de agosto. O programa tem apenas uma lista de chamada única e uma lista de espera.

Atenção! Ser pré-selecionado não garante o seu financiamento estudantil. O candidato precisou acessar a página do Fies Seleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento, no período de 4 de agosto até as 23 horas e 59 minutos, do dia 6 de agosto de 2020.

Candidatos que já estejam utilizando um financiamento ou que não quitaram um contrato anterior com Fies ou com Programa de Crédito Educativo terão seu pedido de concessão de um novo financiamento negado.

Aqueles que não foram pré-selecionados na Lista de Chamada serão automaticamente incluídos na Lista de Espera. A pré-seleção de candidatos da lista de espera será divulgada entre os dias 4 de agosto e 31 de agosto.

Cronograma Fies 2020.2

  • Inscrição: 28/07 à 31/07
  • Edital: 18/06
  • Consulta de Vagas: 14/07
  • Lista de Chamada: 04/08
  • Resultado da Lista de Espera: 4 à 31/08

Para mais informações, baixe o PDF do Edital Fies 2020.2 completo abaixo:

As informações alteradas pelo novo edital podem ser encontradas abaixo:

O que é o SISU?

O SiSU, Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior de todo o país selecionam os candidatos. O candidato escolhe até duas opções de curso, sendo que é possível alterar suas opções durante as inscrições.

Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas para cotistas e outras adotam bônus na nota do candidato. Para ser selecionado por meio do SiSU, o candidato precisa ter participado do Enem e obtido nota suficiente para concorrer ao curso que deseja.

As notas de corte variam ao longo do período de inscrições e, por isso, é necessário que o participante acompanhe o site do SiSU para alterar suas opções de curso, de acordo com os resultados parciais.

Cronograma SiSU 2020.2

  • Inscrição: 07/07 à 10/07
  • Edital: 17/06
  • Consulta de Vagas: a partir de 30/06
  • Resultados: 14/07
  • Matrículas: 16 à 21/07
  • Manifestação de interesse pela lista de espera: 14 à 21/07

O que é o PROUNI?

Em 2004, o Enem passou a servir como forma de ingresso em instituições de ensino superior privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mediante a nota do Enem, o candidato pode ser selecionado para receber bolsa parcial ou integral.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil oferece condições de financiamento mais favoráveis, para que os estudantes possam pagar os cursos em instituições de ensino superior privadas. A seleção do FIES é realizada pela nota do Enem.

Os três programas de ingresso ao Ensino Superior acontecem duas vezes ao ano. Na edição do segundo semestre, os candidatos devem utilizar a nota da edição do Enem do ano anterior.

CURSO ENEM

Leia mais…

0 Shares:
Você pode gostar também