Declaração de Comparecimento Enem 2023: o que é e como funciona

Declaração de Comparecimento Enem 2023: o que é e como funciona

Você já sabe como acessar a declaração de comparecimento do Enem? Neste artigo, o Estratégia Vestibulares apresenta as principais informações do documento

Você sabia que participantes que precisam confirmar que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem utilizar a Declaração de Comparecimento? Neste artigo, o Estratégia Vestibulares traz as principais informações sobre como obtê-la.

A declaração de comparecimento do Enem 2023 já está disponível na Página do Participante! Saiba como baixar a declaração e preencher o documento:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é e para que serve a declaração de comparecimento?

A declaração de comparecimento Enem 2023 é um documento disponibilizado para todos os candidatos inscritos no Enem, para que possam comprovar que estiveram no local de prova no dia de aplicação e justificar a falta no trabalho.

Onde encontrar?

Para acessá-la, o candidato deve efetuar seu login na Página do Participante e imprimi-lo, além de levar nos dias de prova para que os aplicadores assinem o documento. A seguir, confira o passo a passo para encontrá-lo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça seu login; e
  • Clique em “Baixar Declaração”.
Segundo o edital do Enem, "o Inep disponibilizará Declaração de Comparecimento exclusivamente no endereço http://enem.inep.gov.br/participante, mediante informação de CPF e senha. O participante interessado deverá apresentar a declaração impressa ao aplicador, em cada dia de prova, para preenchimento e confirmação de sua presença no Exame.

Ou seja, este documento serve para facilitar que candidatos provem sua ausência no trabalho ou em atividades que aconteceram no momento de realização do Enem, como um atestado médico, e basta o participante imprimir a declaração e leva-la ao aplicador nos dias de prova. Além disso, na declaração há o nome do participante, CPF, número de inscrição, data e local de prova.

Calendário Enem 2023

Solicitação de isenção e justificativa de ausência17 a 28/04/2023
Resultado do pedido de isenção do Enem 202308/05/2023
Inscrições do Enem 202305 a 16/06/2023
Pagamento da taxa de inscrição atéaté 21/06/2023
Atendimento Especializado e Tratamento Nome Social05 a 16/06/2023
Aplicação Enem 202305 e 12/11/2023
Divulgação do gabarito oficial24/11/2023
Divulgação do resultado do Enem 202316/01/2024

Tem interesse em ingressar nas melhores instituições de ensino superior do país? Clique abaixo e confira texto, artigos e simulados preparatórios!

CTA curso Enem

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também