Como estimar a nota do Enem?

Como estimar a nota do Enem?

Estimar a nota do Enem pode ser uma tarefa mais difícil do que parece! Entenda nesse artigo como a nota é calculada.

Com o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, fica bastante difícil esperar o resultado oficial sair. Nessa hora, a ansiedade e a curiosidade acabam falando mais alto. Logo após o exame, os professores do Estratégia Vestibulares fazem a correção ao vivo da prova e, com o número de acertos em mãos, fica quase impossível não tentar estimar a nota do Enem. 

Mas, afinal, por que é tão difícil saber a nota final em cada uma das áreas logo de cara? A nota do Enem é calculada de forma complexa, levando em conta não só o número de acertos e erros, mas também o nível de complexidade de cada uma das questões.

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Essa é a premissa do chamado sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), nome do método utilizado para definir a nota de cada aluno. Por isso, mesmo com um mesmo número de acertos, candidatos podem ter médias finais bastante diferentes. Nesse sentido, estimar a nota do Enem pode ser uma tarefa complicada. Veja a seguir o que o TRI busca avaliar:

  • Poder de discriminação: diferencia participantes que dominam ou que não dominam os conteúdos e as habilidades cobradas em cada questão;
  • Grau de dificuldade: avalia a complexidade de cada questão; e
  • Possibilidade de acerto ao acaso: avalia o padrão das respostas para evitar que o candidato acerte ao chutar a questão.

As questões são divididas entre fáceis, médias e difíceis e, se o aluno erra as fáceis mas acerta as difíceis, esse sistema identifica uma incoerência na prova do aluno, e que esse acerto significa um chute. Ou seja, acertar várias questões fáceis e errar algumas difíceis rende uma nota maior do que acertar questões difíceis e errar as fáceis.

A única exceção é a nota de redação, já que não é avaliada pelo TRI. Nesse caso, é difícil precisar a média, já que trata-se de uma correção qualitativa, com base em cada uma das cinco competências avaliadas por mais de um corretor. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Exemplo do TRI

Como já foi dito, o TRI busca avaliar o desempenho do candidato como um todo, levando em conta a coerência da prova. Para ilustrar isso, trazemos uma situação hipotética:

Candidato 1

Acerto em questões fáceis60
Acertos em questões médias40
Acerto em questões difíceis30
Total de acertos130

Candidato 2

Acerto em questões fáceis30
Acertos em questões médias40
Acerto em questões difíceis60
Total de acertos130

Neste caso, perceba:

  • A nota do candidato número 1 será consideravelmente maior do que a do candidato número 2;
  • Isso porque a prova do segundo é considerada incoerente pela banca avaliadora; 
  • O acerto das questões mais difíceis em detrimento das fáceis é considerado como chute; 
  • Por isso, o conselho na prova do Enem é começar pelas questões que considerar mais fáceis. 

Média das notas do Enem 2021, 2020 e 2019

O Inep também divulga a média de notas por cada caderno do exame. Nas provas de 2019, 2020 e 2021, houve pequenas variações e as únicas médias que apresentaram queda na média geral foram as provas de matemática e redação. 

Área202120202019
Ciências da Natureza491,05490,39477,8
Ciências Humanas519,61511,64508,0
Linguagens e códigos501,83523,98 520,9
Matemática533,72520,73523,1
Redação634,16588,74592,9

Quando a nota final estará disponível?

O resultado do Enem 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024. Para saber a nota exata, levando em conta a redação, as médias e os pesos de cada uma a depender do uso dessa nota, vai ser preciso aguardar até lá. Confira o texto que o Estratégia preparou sobre quando sai o resultado do exame. 

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe como é difícil estimar a nota do Enem, saiba que com o Estratégia Vestibulares, sua média vai aumentar e muito! Temos aulas completas, conteúdos exclusivos e material de ponta para te ajudar a ingressar nas melhores universidades do país e no curso dos seus sonhos.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também