Redação Enem 2022: confira 5 temas que podem ser cobrados

Redação Enem 2022: confira 5 temas que podem ser cobrados

Você já tem alguma ideia de qual será o tema da redação do Enem 2022? O Estratégia Vestibular, junto ao professor Wagner Santos, separou 5 possíveis temas!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e o Estratégia Vestibulares, junto ao Wagner Santos, professor de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares, preparou esse artigo com os principais pontos da redação dissertativa-argumentativa e alguns temas que podem ser cobrados na Redação Enem 2022.

Veja também:
+ Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
+ Gabarito Enem 2022: veja a correção da prova
+ Tema de redação Enem 2022: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

Confira os temas que podem ser cobrados no Enem 2023

O artigo com os temas que podem ser cobrados no Enem 2023, com participação e dicas de Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, já está disponível.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos.  A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:

  • Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
  • Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
  • Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.

Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:

  • Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
  • Competência 3: Organização das ideias
  • Competência 4: Coesão e coerência
  • Competência 5: Proposta de Intervenção

Como se preparar para a redação do Enem?

Para o professor Wagner Santos, é essencial que os estudantes tenham a ideia de que o tema sempre exigirá problematização de cunho social.

Dessa maneira, os candidatos devem se atentar aos repertórios culturais, que são usados para fundamentar, argumentar e fortalecer o ponto de vista defendido. Os repertórios socioculturais, adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas e muito mais, são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares. 

No Enem, esse está presente na Competência 3, que avalia a capacidade do estudante de juntar informações externas ao defender seu ponto de vista.

Além disso, o professor de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares reforça: “a melhor forma é trabalhar com argumentos coringas, que responsabilizem o governo ou a sociedade e sejam de aspectos sociológicos e filosóficos”.

Temas possíveis da Redação Enem 2022

Na cartilha da Redação Enem, o Inep destaca que todos os temas propostos são de natureza social, política, científica ou cultural. O professor Wagner Santos destacou os principais temas que têm potencial para serem cobrados na redação do Enem 2022, sendo eles:

Meio Ambiente

Segundo o professor, o tema Meio Ambiente pode estar presente no Enem 2022, demonstrando a importância do cuidado com a natureza. Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado diversos problemas atrelados ao meio ambiente, como falta de saneamento, queimadas e desastres naturais. Esta seria uma proposta interessante para despertar um olhar curioso dos candidatos ao proporem mudanças e intervenções para conter a problemática.

Saúde Pública

A temática de Saúde Pública pode estar relacionada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sua desvalorização, ou desconhecimento de sua importância por parte dos brasileiros. A prova pode exigir, por exemplo, a necessidade de investimento para desenvolvimento de vacinas, remédios e tratamentos gratuitos.

Além disso, o mesmo poderia ser cobrado em um âmbito endêmico ou epidêmico, já que acomete, não só a sociedade brasileira, mas o mundo todo. Portanto, temas relacionados à saúde têm grande chance de aparecer no Enem 2022, especialmente considerando a crise da Covid-19.

Símbolos da pátria 

Recentemente, após a repercussão do ataque à estátua do Borba Gato, diversos brasileiros se questionaram sobre a necessidade de substituição dos símbolos maculados pela própria história. “Esta problemática pode ser relacionada à revisão histórica imposta pelos movimentos sociais”, explica o professor.

Não obstante, parte significativa dos brasileiros não sabe cantar o hino ou o que a bandeira nacional representa, demonstrando o quanto os valores patrióticos foram perdidos ao longo do tempo.

Mobilidade urbana 

Outro tema em alta é a mobilidade urbana, principalmente no Brasil, que possui cidades muito motorizadas e congestionadas, além do alto preço do combustível. Esse tema pode ser associado à soluções mais sustentáveis, como redução do uso de combustíveis fósseis e uso de veículos elétricos. Dessa maneira, proporciona diversos problemas, como precarização do transporte público, falta de planejamento urbano e impactos ao meio ambiente.

Crise hídrica

A questão hídrica é um assunto relevante, principalmente no momento em que vivemos também uma crise energética. É importante compreender que o consumo irresponsável de água afeta diretamente o agravamento da crise hídrica no Brasil. Assim, é imprescindível que o Ministério da do Meio Ambiente busque formas de informar aos cidadãos e empresas da importância da conscientização do uso da água e evitando a contaminação do meio ambiente.

O que o estudante precisa conhecer sobre cada tema?

O professor explica que “se o aluno pensar de forma macro e ampla, o conhecimento de repertórios como elementos precisos de dados estatísticos e exemplos presentes na sociedade nos últimos anos, é um ótimo caminho”. 

“Ao bater o desespero, o candidato pode apelar aos exemplos e notícias factuais, fugindo das fake news e das notícias que não são de conhecimento geral, buscando exemplos próximos à realidade de todos”, finaliza.

O que achou dos possíveis temas do Enem 2022? Já pensou em quais repertórios socioculturais usar? Acompanhe o Estratégia Vestibulares e conquiste a tão sonhada nota mil!

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
CTA curso Enem

Saiba mais sobre a redação do Enem:

Você pode gostar também
como responder questões de física no enem
Leia mais

Como responder questões de Física no Enem?

Seja você um fã da disciplina ou alguém que tem dificuldade com a Física, as dicas do professor Henrique Goulart poderão ajudar no seu desempenho