Última atualizaçao em: 28 de Dezembro de 2020, ás 09:47

Você está em busca de dicas para estudar ciências focado no vestibular? Se a resposta foi sim, confira este artigo até o final!

Todas as disciplinas ficam mais desafiadoras conforme você avança no ensino médio, e a dificuldade vai além de apenas ter que lembrar de mais informações. O que você precisa são alguns processos para estudar ciência de forma eficaz. 

Não importa se você quer fazer uma especialização em nutrição ou uma graduação em advocacia, seguir estratégias para tornar seus estudos mais organizados e eficazes é fundamental para ter sucesso no curso. 

Porém, quando se trata de vestibular, é necessário ter uma atenção redobrada para conseguir tirar uma boa nota. E uma das matérias que mais podem ser desafiantes é a de ciências.

Isso se torna um pouco mais complicado quando já faz um certo tempo que concluímos o ensino médio.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas imprescindíveis para estudar ciências focado no vestibular. 

Continue a leitura e confira! 

Principais dicas para estudar ciências

Fazer mais do mesmo provavelmente não ajudará, e você se verá dedicando muito tempo para obter uma pequena recompensa. Para elevar suas marcas, você precisa mudar sua abordagem. 

Memorizar não é suficiente

Você costuma ouvir de seus professores que não deve depender da memorização para se sair bem em uma matéria. Por que isso acontece? 

Em um nível prático, a quantidade de conteúdo por curso aumenta muito conforme você sobe de nível e fica mais difícil lembrar de tudo. 

Se você seguir uma carreira científica, por exemplo, muitas vezes se encontrará em situações em que está tentando responder a uma pergunta que nunca foi investigada antes. Então, você não pode confiar em repetir o método de outra pessoa ou procurar a resposta. 

Você precisa pegar ideias familiares, combiná-las e interpretá-las de novas maneiras. Isso faz parte do seu treinamento ao estudar ciências na escola – passar da repetição de fatos a aplicação em novos cenários. 

A ciência é um processo, não apenas um corpo de conhecimento. 

Alguns truques podem refrescar sua memória, como uma sigla boba ou uma música em sua cabeça, mas nada substitui a compreensão real. 

Folhas de fórmulas, folhas de dados e tabelas periódicas são úteis para reduzir a quantidade de memória necessária, mas lembre-se: são apenas ferramentas e não uma substituição para o estudo. 

Dito isso, aqui estão algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a estudar ciências focado no vestibular. 

1. Escreva mais

Ler livros e notas pode ser uma forma improdutiva e ineficiente de colocar informações em seu cérebro. 

Embora seja útil como uma introdução a um tópico ou para se lembrar do que é necessário, você deve gastar o mínimo de tempo nesta etapa. Em vez disso, você pode aplicar as seguintes estratégias:

  • Escreva à mão: escrever especialmente a mão, melhora a retenção, fazendo você pensar com mais detalhes sobre as palavras. Pratique responder aos pontos principais, mesmo que você só tenha tempo para fazê-lo com notas curtas ou tabelas, por exemplo. 
  • Fale alto: se você tiver privacidade, tente responder a perguntas em voz alta e gravar suas respostas para ouvir a reprodução. Falar em voz alta o força a organizar seus pensamentos; se você ficar preso ou hesitando no meio da frase, isso pode ser um sintoma de uma lacuna em seu conhecimento. Você pode até se juntar a um amigo e se revezar explicando coisas um ao outro. 
  • Descubra as etapas para questões de cálculo quantitativo: você pode aplicar um processo semelhante às questões de cálculo quantitativo. Quando você está começando com uma nova equação ou um novo método, não leia apenas os exemplos trabalhados; escreva etapas para você. Escreva ou diga em voz alta as razões de cada etapa. 

2. Não espero o vestibular, teste a si mesmo 

Você não precisa – e não se deve – esperar pelo vestibular para testar os seus conhecimentos. Quanto mais você fizer isso, mais confiança e conhecimento terá. 

Aqui estão algumas sugestões de como você pode fazer isso: 

  • Procure uma variedade de perguntas: depois de desenvolver a sua compreensão, você deve buscar uma variedade de perguntas. Tente encontrá-las em livros, simulados na internet e trabalhos anteriores de diferentes escolas. 
  • Marque seus próprios trabalhos e provas já realizadas: você pode marcar seus próprios trabalhos e provas com um olhar crítico. Anote onde você teve que adivinhar e não aceite respostas “próximas do suficiente”. Depois de avaliar seu desempenho, você pode tomar medidas para melhorar. 
  • Peça ajuda: ao longo de tudo isso, lembre-se de pedir ajuda se precisar! Seus amigos e professores – da escola ou do cursinho – podem te apoiar em seu aprendizado, apresentar perspectivas alternativas e trocar ideias. 

3. Lembre-se de que o conhecimento teórico não é o único objetivo

Você não precisa apenas conhecer a teoria existente. Aqui estão algumas dicas sobre isso: 

  • Identifique fórmulas e quantidades: Algumas pessoas pensam que as tarefas práticas são impossíveis de estudar, mas isso não é verdade. Mesmo que você não saiba que equipamento específico usará em um experimento, pode pensar sobre os tipos de fórmulas e quantidade. 
  • Análise de dados: outra habilidade que você pode aprimorar é a análise de dados – isto é, entender como fazer as medições que fez ou recebeu e obter algumas informações úteis. Isso geralmente envolve desenhar e interpretar um gráfico. 

Conclusão 

Agora que você conferiu as dicas para estudar ciências focado no vestibular, tenha em mente que um bom aluno precisa entender todos os conteúdos para aplicar os princípios de um tópico a um problema. 

Isso é algo que vem com a prática e muito estudo. E, depois de conferir as dicas que separamos, esperamos que fique muito mais simples para você conseguir estudar e colocar seu conhecimento em prática durante o vestibular. 

Além das dicas acima, também é importante que tenha atenção ao seu bem-estar e saúde, tanto física quanto mental para que consiga realizar a prova da melhor maneira possível. Afinal, se você não está bem, isso pode dificultar o seu raciocínio durante a prova. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para estudar ciências e desejamos boa sorte! 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também