Existem diversas formas de como se dar bem na redação do ENEM, do Vestibular ou de alguma prova da escola e faculdade. Caso você nunca tenha dominado o assunto, pode achar difícil tirar uma boa nota nessa atividade, mas saiba que não se trata de algo muito complicado. Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas essenciais para você colocar em prática e ver as suas redações melhorarem.

Hoje em dia, há muita pressão em cima dos alunos para entregarem boas redações. Elas são importantes sim: é por meio delas que é possível avaliar o entendimento do aluno sobre um tema, sua capacidade de ter uma visão e expô-la de maneira coerente, lógica e baseada em argumentos. Por isso, boas redações são aquelas que contam com um fio lógico muito definido, enquanto redações ruins são aquelas mais difusas no seu entendimento.

Quer aprender como se dar bem na redação? Veja algumas dicas essenciais a seguir!

5 dicas essenciais de como se dar bem na redação

1. Evite erros de português

O primeiro ponto, a base da base, o mínimo a fazer, é garantir que a sua redação não terá erros de português. Nem os ortográficos e nem os de pontuação, ambos bem comuns. Portanto, é essencial que você faça aulas básicas de gramática e ortografia para poder dominar regras simples do nosso idioma.

Uma maneira fácil de evitar cometer esses erros é não escrever como falamos. Isso porque algumas regras são incompatíveis entre a língua falada e a escrita. Por exemplo, você provavelmente aprendeu que a vírgula deve ser usada sempre que houver uma pausa na leitura. No entanto, em uma frase como “Comprei ovos, farinha e leite”, na linguagem falada, essa vírgula não representa uma pausa.

Portanto, faça algumas aulas básicas do assunto e conheça os erros mais comuns de ortografia para evitar problemas na hora de fazer a sua redação.

2. Domine as normas básicas

Existem normas básicas para realizar uma série de ações em uma redação, como uma citação, por exemplo. Por isso, é importante dominar essas normas e regras para não perder pontos ao usar esses recursos na sua redação.

Por exemplo, se você quiser fazer uma citação, recomendo que você veja o site ComoFazerCitacao.com.br, com todas as dicas de como fazer uma citação direta, indireta, quando usar cada uma, quais os regimentos internos e por aí vai.

3. Leia redações nota 1000

Uma boa ideia para poder melhorar as suas redações é ver o material das redações nota 1000, entender o que eles fizeram certo, o que você fez de errado e então aplicar esse mesmo conhecimento nos seus próximos textos.

Existem sites online que registram as redações nota 1000 e você pode consultá-las, de modo a aprender mais sobre o assunto. É importante ler as redações e fazer uma análise crítica sobre elas, identificando técnicas e recursos usados.

Uma boa ideia é fazer uma “checklist” de tudo que você identificar nas redações de nota 1000. Quando decorar todas as ações do checklist, você poderá fazê-lo mentalmente e verificar se não esqueceu nada antes de entregar a sua redação.

4. Use conectores

Para tornar a sua redação mais dinâmica e com melhor leitura, use elementos conectores (os chamados conectores discursivos). Eles são úteis para poder ligar uma frase à outra de maneira ágil e que mantém um bom ritmo de leitura.

Além disso, eles ajudam a organizar melhor os assuntos e ordenar a prioridade dos seus argumentos. Por exemplo, ficará mais fácil estabelecer o que é argumento, o que é opinião e o que é conclusão.

Veja a seguir alguns exemplos de conectores de discurso:

  • portanto;
  • além disso;
  • mas;
  • no entanto;
  • além disso;
  • por um lado;
  • certamente;
  • naturalmente;
  • nesse sentido;
  • ou seja;
  • em outras palavras;
  • tal como;
  • assim como;
  • por outro lado;
  • todavia;
  • atualmente;
  • após a década de;
  • obviamente;
  • creio que.

5. Rascunhe os seus pontos e argumentos

Um erro comum de quem vai fazer uma redação é começá-la e fazê-la do início ao fim em um único ritmo, sem parar para planejar, meio que no improviso. Isso porque esse tipo de recurso apenas “solta” o que está na sua mente, sem filtro ou ordenação lógica.

Portanto, uma dica simples de colocar em prática é montar os seus rascunhos com pontos e argumentos antes de começar a escrever. Isso ajudará, por exemplo, a ver qual é a ordem mais importante na hora de organizar argumentos, como as coisas caminham para uma conclusão e como deixar o conteúdo mais dinâmico.

Pronto! Com essas dicas essenciais de como se dar bem na redação do ENEM, do Vestibular ou da sua escola, você começará a notar uma melhoria significativa nos seus textos. Só lembre-se de seguir melhorando ao praticar várias redações sobre vários temas diferentes. Afinal, quanto mais você testar e praticar, mais fácil será aplicar todas as dicas na hora de escrever.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também