Como estudar Artes para o vestibular e o Enem?

Como estudar Artes para o vestibular e o Enem?

Quer saber quais vestibulares tem Artes como conteúdo programático e como estudar? O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo para você!

Você sabia que diversos vestibulares cobram a disciplina de Artes em seus processos seletivos? E para te ajudar, o Estratégia Vestibulares, junto a Celina Gil, professora de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares, preparou esta matéria com as principais informações para você arrasar nas questões de Artes!

artes

Quais são os temas relacionados a Artes mais cobrados nos vestibulares?

Segundo a professora Celina Gil, os temas mais frequentes de Artes são:

  • Analise de obras de arte e conceitos gerais;
  • Gêneros da pintura; e
  • Períodos da história da arte (renascimento, vanguardas europeias e arte contemporânea).

Como cai o tema de Artes no Enem?

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Arte Contemporânea é o assunto que mais cai, sendo encontrado na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

A professora explica que “no Enem é cobrado, principalmente, a interpretação da Arte Contemporânea e artistas brasileiros, ou seja, muito mais do que os conceitos em si”. 

Temas como, Modernismo, Barroco e Renascimento também estiveram presentes no Enem nos últimos anos e devem ser estudados com atenção! 

Além disso, a prova cobra análises relacionadas a teatro e cinema, e os estudantes devem focar nestes aspectos também. Apesar de muitas vezes os inscritos no exame não identificarem de cara as questões de Artes no Enem, há, em média, cinco questões sobre o tema em cada edição. 

A seguir, confira algumas questões que podem ser abordadas no Enem:

  • Interpretação das obras;
  • O que o uso daquele material representa;
  • O que a temática representa; e
  • Ligação entre patrimônio e artesanato.

Como cai o tema Artes nos vestibulares?

UnB

A Universidade de Brasília (UnB) apresenta questões interdisciplinares, com um texto base para matérias diferentes, assim, os candidatos podem encontrar Artes em questões de outras disciplinas.

Unioeste

A Universidade do Oeste Paulista (Unioeste), além de cobrar a matéria de Artes, também possui questões interdisciplinares que podem estar relacionadas às artes. De modo geral, vestibulares que contem com questões interdisciplinares podem formular questões com Artes e outras matérias. 

Outros vestibulares 

Já os vestibulares da UEL, UEPG, UEM, FGV e Unesp, cobram Artes como conteúdo programático.

Como estudar Artes para o vestibular?

Para estudar para os vestibulares, como da UEL, UEM e UnB, em que são cobrados detalhes específicos, Gil tem uma dica para os estudantes. 

“O macete para você estudar Artes para os vestibulares em geral, é que você consiga relacionar a visualidade da obra com a mensagem que ela passa e o momento histórico”, indica.

Além disso, a professora de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares reforça: “na maioria dos vestibulares, cobrando Artes ou não, você encontrará algum conhecimento de Artes relacionado à literatura e história, e questões de comparação entre quadros e poemas, ou quadros e qual período está relacionado”.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Agora que você já sabe os temas mais cobrados para Artes nos Vestibulares e como estudar, que tal conferir nossos artigos, cursos e simulados para conquistar a vaga dos seus sonhos? O Estratégia Vestibulares espera por você!

Veja também: 
+ Movimentos Literários: características e autores do Arcadismo
+ Veja a resolução da prova de Artes da UEL 2020
+ 9 dicas para passar nas universidades mais concorridas
CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também