Pensa em fazer Psicologia? O Estratégia Vestibulares reuniu 7 recomendações de livros para ajudar quem gostaria de estudar o curso! 

Sobre o curso de Psicologia 

O curso de Psicologia pretende formar profissionais que atuam na área da saúde e está ligado com a pesquisa sobre o comportamento humano e saúde mental. A Psicologia estuda assuntos do consciente e inconsciente humano e tem como um dos objetivos entender qual o papel de tais assuntos no comportamento social através da análise de casos específicos.  

O curso é oferecido por diversas das maiores instituições de ensino do País, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre outras. 

7 indicações de livros para quem quer estudar Psicologia 

Psicologia Do Inconsciente – Carl Jung 

livros estudar psicologia

Fundador da Psicologia Analítica, Jung é essencial para quem pretende trabalhar na área. Como primeiro contato para o estudo Junguiano, o livro Psicologia do Inconsciente apresenta a diferença entre Jung e alguns dos grandes nomes da Psicologia. O livro também abrange de forma básica o conceito de inconsciente pessoal e coletivo, que foram grandes contribuições do psiquiatra para a sua área. 

Série de livros “Mentes” – Ana Beatriz Silva

livros estudar psicologia

A psiquiatra brasileira Ana Beatriz Silva é autora de uma série de 10 livros sobre diversos tipos de transtornos psiquiátricos. Cada livro fala de maneira clínica sobre uma patologia específica. Dois de seus livros mais famosos são Mentes Perigosas e Mentes Inquietas

Mentes manipuladas – Dr. Brian Bower Wachtler 

livros estudar psicologia

Em Mentes manipuladas, o Dr. Brian Bower Wachtler explora como nossa mente vê e dá sentido à nossa realidade. O livro pretende ensinar ao leitor como distinguir uma percepção baseada na realidade de uma fantasiosa e, assim, melhorar sua Inteligência Perceptiva (IP). 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

livros estudar psicologia

Em 1995, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman publicou o livro Inteligência Emocional, apresentando ao público como nós somos movidos tanto pela nossa mente emocional quanto pela racional e de que jeito isso nos afeta. O psicólogo explora a inteligência emocional e a divide em cinco habilidades que devemos cultivar. 

O mal-estar na civilização – Sigmund Freud 

livros estudar psicologia

Em O mal-estar na civilização, Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, discute a infelicidade e a oposição entre indivíduo e sociedade. Freud aborda a relação entre cultura, trabalho e libido, e também debate a repressão sexual. 

História Bizarra da Psicologia – Raquel Sodré 

livros estudar psicologia

História Bizarra da Psicologia introduz de forma lúdica acontecimentos históricos e pensadores importantes para a Psicologia. O livro é denso em conteúdo, mas com uma linguagem fácil de entender que o torna acessível para quem quer conhecer mais sobre a área. A obra faz parte de uma série de livros da autora brasileira Raquel Sodré. 

O Animal Social – Elliot Aronson 

O Animal Social é um livro introdutório para a Psicologia do comportamento humano. Elliot Aronson discute e faz críticas em relação à Psicologia Social. Ele aborda como a Psicologia social é de importância para lidar com as situações da sociedade atual. 

Quer estudar Psicologia e gostou do conteúdo? Para te ajudar a se preparar, O Estratégia Vestibulares conta com cursos especializados em diversos seletivos do país. Confira no banner abaixo:

Banner Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também