5 filmes sobre o tema de saúde para aumentar o seu repertório sociocultural

5 filmes sobre o tema de saúde para aumentar o seu repertório sociocultural

Está estudando para o vestibular? Veja 5 opções de filmes sobre saúde para aumentar o seu repertório sociocultural sobre o tema!

Já pensou em tornar sua redação ainda melhor? Confira esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com repertórios culturais para fortalecer, justificar e sustentar sua opinião e argumentação no texto!

Saiba mais: Gabarito Enem 2021 - correção em tempo real da prova
Está estudando para o vestibular? Veja 5 opções de filmes sobre saúde para aumentar o seu repertório sociocultural sobre o tema!

O que é Repertório Sociocultural?

Repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas e muito mais. Os repertórios são usados, principalmente, nas argumentações de redações, em que os participantes utilizam referências para apoiar suas opiniões em fontes de autoridade. 

Dessa maneira, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer aquilo que está sendo dito no texto. Os repertórios socioculturais são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, diversas redações, como no Enem, por exemplo, em que Competência 3 avalia a capacidade do estudante de juntar informações externas ao defender seu ponto de vista.

A seguir, confira filmes e séries que podem ser usados como repertório cultural ao argumentar sobre o tema de Saúde. Com essas indicações, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados a doenças como, por exemplo, obesidade, pandemias, depressão, transtornos alimentares e muito mais.

5 filmes e séries para aumentar o seu repertório sociocultural sobre o tema de  Saúde

1 – Divertida Mente (2015)

O filme “Divertida Mente” conta a história de Rilley, uma garota de 11 anos, que enfrenta diversas mudanças na vida e, consequentemente, em seus sentimentos e emoções. Dessa maneira, a depressão na adolescência é desenvolvida ao longo do filme, ao passo que Rilley tem dificuldades para lidar com as emoções, perdendo muitas delas e não sendo compreendida pelos pais.

A produção da Disney poderia ser utilizada para argumentação ou contextualização do tema da redação do Enem 2020, em que a temática escolhida foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Outras propostas para usar o filme como repertório são em temas como depressão, os impactos das emoções e o aumento das doenças mentais na atualidade.

2 – Os 13 Porquês (4 temporadas)

A série “Os 13 Porquês” (13 Reasons Why), original da Netflix, conta a história de Hannah Backer, uma estudante que comete suicídio e deixa 13 fitas cassetes gravadas, em que relata os motivos pelos quais ela tirou a própria vida.

A série foi usada como citação em diversas redações do Enem 2020, que abordava o tema de saúde mental. Ainda assim, a temática poderia ser usada para redações como da Unicamp 2015, que abordou a temática “Soluções para resolver conflitos violentos na escola”, outro tema presente na série. 

3 – O mínimo para viver (2017)

O filme “O mínimo para viver” descreve a história de Ellen, uma jovem de 20 anos, que enfrenta a anorexia ao buscar o corpo perfeito. O contexto traz cenas fortes e apresenta uma série de riscos decorrentes das doenças alimentares, que, em contraposto, mostra o desejo de Ellen em se enquadrar no padrão que a sociedade impõe. 

Desse modo, o filme pode ser utilizado como repertório para redações que abordam temas como, por exemplo, busca pelo padrão idealizado, transtornos alimentares, os efeitos dos padrões estéticos e até mesmo no tema da redação do Enem 2007, que discutiu  “O desafio de viver com a diferença”.

4 – Grey´s Anatomy (17 temporadas)

A 17° temporada da série “Grey´s Anatomy” trouxe a temática da pandemia de Covid-19, mostrando a  vida pessoal e profissional dos médicos durante essa crise sanitária. A série já foi usada como repertório para diversas redações, pois aborda temas atuais e reais da sociedade, como violência contra a mulher, crença e ciência, dificuldades no sistema de saúde e tramas pessoais que afetam o trabalho.

Com a pandemia, estudantes apostam que os próximos vestibulares cobrem nas redações temas que envolvem a situação atual do mundo, como pandemias, epidemias, doenças, colapsos e crises da saúde global. Além disso, a série poderia ainda ser referência para a proposta de redação da Unicamp 2015: “A humanização do atendimento à saúde” .

5 – O Dilema das Redes (2020)

O documentário “O Dilema das Redes” relata os problemas que as redes sociais, sites e aplicativos podem causar à saúde mental das pessoas. Por meio de ex-funcionários da área de tecnologia, é explicado como funcionam os algoritmos e como isso influencia nas suas redes. 

Assim, especialistas confirmam que a dependência tecnológica prejudica a saúde mental, ao passo que os usuários são moldados pelas plataformas que acessam. O uso excessivo da tecnologia pode resultar em problemas ainda maiores, como dependência e doenças crônicas.

Temas que envolvem tecnologia e saúde mental estão extremamente presentes na sociedade atual, sendo cobrados, por exemplo, na proposta de redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, tema do Enem 2018

Agora que você já sabe o que são repertórios culturais e como usá-los nas redações, confira nossos cursos e simulados para arrasar nas redações e vestibulares. Confira também os artigos sobre redação do Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também