Banner Artigo

Concurso AFA: confira o Edital do Exame de Admissão 2021

Data 28/02/2020

Para aqueles que sonham alto e querem entrar na Academia da Força Aérea Brasileira, atenção: o Edital do Exame de Admissão 2021 da AFA foi liberado na manhã desta sexta, dia 28 de fevereiro! Cuidado para não perder o período de inscrições, que acontece dos dias 28 de fevereiro à 19 de março. 

Os candidatos podem concorrer para os cursos de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF) ou Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT). Para se inscrever, o aluno precisa ser voluntário, cidadão brasileiro nato e pagar a taxa de R$ 70,00, até o dia 1º de abril. Importante ressaltar que o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica oferece vagas apenas para candidatos do sexo masculino. 

Aqueles que desejam pedir a isenção da taxa de inscrição, têm do dia 28 de fevereiro, a partir das 10h, até 19 de março, às 9h. Só podem solicitar isenção os candidatos que forem membros de “família de baixa renda”, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal ou doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Os resultados das solicitações de isenção serão divulgados no dia 24 de março. 

A Prova Escrita, de caráter classificatório e eliminatório, já tem data marcada e acontecerá no dia 21 de junho, com início às 9h40 da manhã e duração de 5 horas e 20 minutos. Chegue com antecedência, porque os portões fecham 40 minutos antes da prova. Não se esqueça de imprimir seu Cartão de Confirmação de Inscrição entre os dias 9 a 20 de junho, para saber o local da realização da sua prova. 

Será uma Redação e 64 questões objetivas de múltipla escolha, com apenas uma correta. Elas cobrarão conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa; cada uma com 16 questões. Cada Curso da AFA oferece um número diferente de vagas e, portanto, corrigirá um número específico de redações. Confira abaixo a relação: 

  • Oficiais Aviadores  
    • 18 vagas, sendo 4 para candidatos cotistas 
    • Serão corrigidas até 450 redações
  • Oficiais de Infantaria da Aeronáutica
    • 28 vagas, sendo 6 para candidatos cotistas
    • Serão corrigidas até 300 redações
  • Oficiais Intendentes 
    • 35 vagas, sendo 7 para candidatos cotistas
    • Serão corrigidas até 480 redações

A classificação dos alunos convocados para a próxima etapa do Exame de Admissão da AFA será divulgada no dia 20 de agosto. 

Confira os editais:

Ficou confuso com o Edital do Exame de Admissão da AFA? O Estratégia Militares preparou um webnário para te ajudar. A transmissão começará às 21h, em nosso canal do YouTube. Não perca!

Datas Concurso AFA

  • Edital: 28/02/2020
  • Inscrições: 28/02 a 19/03
  • Isenção: 28/02, a partir das 10h, a 19/03, às 9h
  • Taxa: R$ 70,00
  • Data de prova: 21/06/2020

Requisitos para admissão

Para inscrever-se no vestibular AFA, o candidato precisa:

  • ser voluntário;
  • Não ter menos de 17 (dezessete) anos nem completar 23 (vinte e três) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes;

Eventos do Concurso AFA

Entre a inscrição no vestibular AFA e a matrícula na instituição de ensino, os candidatos passam por três eventos, nos quais o comparecimento pessoal é obrigatório: Provas Escritas, Concentração Intermediária e Concentração Final.

Na Concentração Intermediária, os candidatos receberão informações dos locais, datas e horários das etapas subsequentes e dois deles assinarão um termo declarando estarem cientes de todas as informações transmitidas.

A partir da data da Concentração Final, os candidatos habilitados à matrícula, convocados e apresentados, já permanecerão na respectiva Organização de Ensino onde ocorrerá o curso, em regime de internato.

Etapas do Concurso AFA

Cada um desses eventos é composto por etapas que estão listadas a seguir:

  • Exame de Escolaridade
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • Validação Documental.

Quer entender mais sobre a AFA? O Estratégia Militares reuniu as principais informações para você, neste artigo.

Conheça a AFA

Você sabia que a Academia está intimamente ligada à história da FAB? Falar da Academia sem falar da Força Aérea Brasileira seria deixar uma lacuna no passado da formação dos oficiais da Aeronáutica. A ideia de criar a FAB remonta à I Guerra Mundial, quando coube à Marinha tomar a iniciativa de organizar o primeiro núcleo militar de aviação do Brasil.

A inauguração oficial da Escola de Aviação Militar ocorreu no ano de 1919. O primeiro comandante a assumir a administração da AFA foi o Tenente Coronel Estanislau Vieira Pamplona. Seus primeiros aviões, chegaram entre os anos de 1919 e 1920, vindos da França, utilizados na I Guerra Mundial. Suas marcas eram Nieuport e Spad 84 “Herbermont”.

Onde fica a AFA?

A escolha da cidade de Pirassununga, que fica a aproximadamente 211 km ao norte da capital, São Paulo, ocorreu em 1942. A escolha da localização se deu por conta das condições topográficas da cidade. A construção dos primeiros hangares foi feita ainda durante a II Guerra Mundial.

Cursos de Formação

Os Cursos de Formação ministrados pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, são cursos de nível superior.

CURSOS VESTIBULAR AFA

O CFOAV

O Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica, ou CFOAV, oferta anualmente vagas para candidatos do sexo masculino e feminino, e dura quatro anos. Aos concluintes do CFOAV é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Além disso, o CFOAV é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto.

A ideia é formar e selecionar o aviador militar desenvolvendo o espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Assim, confere ao aluno, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

O CFOINF

O Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica, ou CFOINF, tem como objetivo preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de Infantaria da Aeronáutica.

Aos concluintes é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. Além disso, é caracterizado pela instrução de combate em terra. Também confere a graduação de bacharel em ciências militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

O CFOINT

O Curso de Formação de Oficiais Intendentes, ou CFOINT, dura quatro anos com regimento de internato. Aos concluintes do CFOINT é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Além disso, o Cadete Intendente é preparado ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Por isso, é conferida ainda a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

Instalações da AFA

Fonte: AFA

CURSOS VESTIBULAR AFA

Leia mais…

Avatar

Coordenação Estratégia

Nós somos o Estratégia Vestibulares, o mais moderno e revolucionário preparatório para vestibulares e Enem que você já conheceu. Estaremos na sua caminhada rumo à aprovação. #VemSerCoruja

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Que tal se tornar um Oficial da Marinha Mercante? Se esse for o seu sonho,
O Comando da Aeronáutica publicou em comunicado oficial, nos dias 20 e 24 de março,
Já pensou em estudar no Instituto Militar de Engenharia e se tornar um Engenheiro formado
Que tal cursar o Ensino Médio no Colégio Naval, na Marinha, no Rio de Janeiro?
Sonha em se tornar um Oficial da Marinha? Nós reunimos tudo o que você precisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *