Resolução da prova de Biologia da 2ª Fase da UEG 2020

Resolução da prova de Biologia da 2ª Fase da UEG 2020

Olá, vestibulando(a)! Tudo bem com você? Espero que sim. Estou passando aqui para comentar a prova de Biologia da Universidade Estadual de Goiás – UEG, 2ª fase, que aconteceu no dia 15 de dezembro de 2019.

A prova contou com 5 questões, tratando os assuntos de Programas de Saúde, Histologia, Genética, Embriologia e Ecologia. Veja a seguir a resolução comentada.

Prova UEG 2020 – Biologia

Questão 31

A imagem a seguir faz parte do material de divulgação para uma campanha de prevenção das arboviroses, promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Iperó/SP. O material menciona a dengue como exemplo de doença a ser prevenida pela eliminação de criadouros do mosquito, ou seja, principalmente locais onde se acumula água estagnada.

Disponível em: http://www.ipero.sp.gov.br/mutirao-contra-dengue-sera-realizado-dia-primeiro-de-dezembro/. Acesso em: 1º nov. 2019.

As arboviroses, entretanto, incluem diversas outras doenças além da dengue e muitas dessas doenças são alvos constantes de campanhas de prevenção. Das demais arboviroses, podemos citar:

a) zika e poliomielite

b) febre amarela e zika

c) hantavirose e rubéola

d) sarampo e hantavirose

e) chinkungunya e sarampo

Resolução Comentada

Arbovírus é o termo usado para um vírus que se transmite aos humanos através dos insetos (mosquitos). Logo, as demais arboviroses que aparecem nas alternativas seriam a febre amarela, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti (no ciclo urbano) e Haemagogus sabethes, no ciclo silvestre, e a zika, também transmitida pelo Aedes aegypti.

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.

A hantavirose é uma doença cuja transmissão para o homem se dá em ambientes fechados pela inalação de aerossóis (partículas suspensas na poeira) provenientes das secreções e excretas dos reservatórios do vírus.

A rubéola é transmitida contato direto com a saliva ou o muco de uma pessoa infectada ou pelo ar, por meio de gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.

O sarampo é transmitido pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.

A chikungunyia é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A alternativa B está certa.

Gabarito: B.

Questão 32

Leia a letra da música a seguir.

Deus deseja que a tua doçura

Que também é a dele

Se revele, mais pura, na tua pele

E que eu pouse a tua mão sobre o teu colo

Lua na noite escura

E a brancura do polo se descongele

Essa pele de criança

Essa rima pra esperança

Tão antiga e nova

Que põe tudo à prova

Esse repouso, essa dança

Que me impele, que me lança

No meio da vida

Pra uma outra trova

Pele, pétala calma

Pele, parte mais clara da alma

Que o mistério se desvele

E outra vez mistério seja

Sobre tua pele

É o que Deus deseja

Tua pele luminosa

Madrepérola animada

Mensagem da rosa, enfim decifrada

(Caetano Veloso)

Ao ler a letra dessa música, percebe-se referência a um órgão do corpo humano. Para amenizar rugas e vincas nesse órgão, substâncias como colágeno, silicone e outras são aplicadas de acordo com recomendação médica na:

a) derme, que é a camada mais externa do órgão, citada na música, visto que sua localização facilita a atuação das substâncias que vão agir no tecido epitelial.

b) camada queratinosa do tecido conjuntivo, citada na música, visto que confere resistência e maior durabilidade das substâncias aplicadas.

c) derme, que é composta por tecido conjuntivo e que confere elasticidade e resistência ao tecido esquelético do órgão citado na música.

d) camada basal da epiderme, associada ao tecido conjuntivo frouxo, visto que sua localização favorece a aplicação dessas substâncias.

e) glândula endócrina, presente em grande número no tecido epitelial e que atua como barreira física e química a estas substâncias.

Resolução Comentada

A alternativa A está errada, porque a derme é a camada mais interna da pele, formada por tecido conjuntivo.

A alternativa B está certa.

A alternativa C está errada, porque o tecido citado na música é epitelial, não esquelético, e a derme é a camada mais interna da pele, não sendo diretamente atingida por cremes e outras substâncias tópicas de tratamento.

A alternativa D está errada, porque a camada basal da epiderme é mais profunda e não favorece a aplicação das substâncias de tratamento.

A alternativa E está errada, porque as glândulas endócrinas localizam-se no tecido conjuntivo, não no epitelial.

Gabarito: B.

Questão 33

Na população humana, fatores diversos determinam proporções infinitas de combinações genotípicas. Se considerarmos que a capacidade de enrolar a língua em “U” é determinada por um alelo dominante R, imagine que, numa população de 1000 indivíduos, 51% das pessoas enrolam a língua (RR e Rr), ao passo que 49% apresentam genótipo rr e, portanto, não são capazes de enrolar a língua em “U”. Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências dos alelos R e r são, respectivamente:

a) 0,7 e 0,3

b) 0,4 e 0,7

c) 0,2 e 0,6

d) 0,3 e 0,7

e) 0,6 e 0,2

Resolução Comentada

 Vamos descobrir a frequência dos alelos dominantes e recessivos. Sabemos que 49% da população não enrola a língua, logo \large (rr=q^2). Se a população citada possui 1000 pessoas, 490 não enrolam a língua.

490 pessoas não enrolam a língua (rr)=49% da população=0,49=q2.

Portanto, a frequência alélica para r é igual a 0,7.

\large q^2=\sqrt{0,49}=0,7

Logo, já sabemos que a frequência alélica para R é igual a 0,3, pois a soma das frequências alélicas deve ser igual a 1.

\large p+q=1,\ logo\ p=1-0,7=0,3

Assim, as frequências dos alelos R e r são, respectivamente, 0,3 e 0,7.

Gabarito: D

Questão 34

Ao longo do desenvolvimento embrionário humano ocorrem diferentes eventos celulares. Tendo como exemplo uma gestação de 2 meses e meio (10 semanas), quais as recomendações mais adequadas à mãe neste período?

a) Ingestão de cálcio na sua alimentação, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos do feto.

b) Contato primário direto com antígenos, para o fortalecimento do sistema imunológico do feto.

c) Ingestão de tetraciclina, estimulando desenvolvimento dentário do feto.

d) Vacinação diversa para manutenção da clonagem terapêutica do feto.

e) Redução do consumo de fumo, álcool e medicamentos.

Resolução Comentada

A alternativa A está certa.

A alternativa B está errada, porque a formação da placenta se completa por volta do final do terceiro mês de gravidez. Assim, o contato primário direto com os antígenos da mãe ainda não é viável com 10 semanas.

A alternativa C está errada, porque em relação ao desenvolvimento dentário do feto, ele ocorre mais tarde no processo de organogênese.

A alternativa D está errada, porque a vacinação não está diretamente ligada à clonagem terapêutica do feto.

A alternativa E está errada, porque a redução do consumo de fumo, álcool e medicamentos deve ser iniciada logo no início da gravidez.

Gabarito: A.

Questão 35

Leia o texto a seguir para responder à questão 35.

Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID8774_15082016113727.pdf
Acesso em: 1º nov. 2019.

O trabalho transposto na imagem teve como objetivo sensibilizar pessoas quanto à importância biológica das abelhas e a relação delas com o homem. Sobre isso, verifica-se que:

a) a principal importância das abelhas é na cadeia de produção melífera.

b) a educação ambiental objetiva a formação de biólogos mais atuantes.

c) o ferrão e as listras pretas caracterizam a estrutura corporal desses insetos.

d) a migração intercontinental ocorre sazonalmente por estação climática.

e) o uso agrícola indiscriminado de pesticidas agride polinizadores naturais.

Resolução Comentada

Na segunda linha do artigo, a frase “Esse processo acaba afetando a prestação de serviços da polinização e indicando uma maior atenção para ações sustentáveis” sinaliza que o uso agrícola indiscriminado de pesticidas é uma atividade não sustentável que acaba por agredir as abelhas, afetando sua importância como polinizadores naturais.

Assim, a alternativa E está certa.

Gabarito: E.

Então é isso, pessoal. Espero que vocês tenham entendido a resolução. Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou através das redes sociais.

Você também pode baixar essa resolução em PDF de forma gratuita. Disponibilizei o arquivo a seguir.

">Resolução UEG 2020 – 2ª Fase – Biologia" class="wp-block-file__button" download>Baixar

Abraço,

Professora Bruna Klassa.

Instagram:@profbrunaklassa

CURSOS PARA FUVEST

Você pode gostar também