Olá, futuro(a) universitário(a)!

Tudo bem com você? Por aqui, tudo certo!

A gente sabe que, durante a preparação para os vestibulares, nunca é demais testar os conhecimentos por meio de exercícios. Afinal, é dessa forma que conseguimos avaliar se a técnica de estudo utilizada está dando certo ou não.

Pensando nisso, eu resolvi a prova de Biologia da Fatec para ajudar você a se preparar de forma ainda mais completa rumo à aprovação na carreira dos seus sonhos! Aqui você terá a lista com as 5 questões de Biologia + 1 questão multidisciplinar, todas resolvidas e comentadas alternativa por alternativa.

Porque não basta saber qual é a resposta certa, é preciso saber também o porquê das outras estarem erradas, não é mesmo? Você vai ver como o material do Estratégia Vestibulares é especial!

Fique de olho no canal do Estratégia Vestibulares para ter acesso a várias aulas gratuitas, de Biologia e das demais disciplinas, e não se esqueça de acessar o site do Estratégia Vestibulares para conferir nossos pacotes de curso intensivo. Espero que você se saia maravilhosamente bem na sua prova!

Bons estudos e vem comigo!

Prova FATEC 2019

Você confere o comentário da questão 01, clicando aqui.

Questão 02

A fim de controlar os diversos problemas ambientais de cunho antrópico detectados na Terra a partir de meados do século XX, os governos dos países membros da ONU têm se reunido em grandes conferências em busca de soluções e metas comuns.

Assinale a alternativa correta a respeito dessas conferências.

a) Durante a Eco-92 foram levantados recursos para a recuperação de pelo menos 92% da camada de ozônio nas regiões de clima temperado.

b) Um produto da Eco-92 foi a Agenda-21, documento em que constam programas para um desenvolvimento mais sustentável durante o século XXI.

c) Na Rio+20, mais vinte bacias hidrográficas (incluindo a do Uruguai) entraram para o regime especial de proteção de águas continentais da ONU.

d) A Rio+20 determinou maior fiscalização em usinas nucleares, a fim de evitar acidentes atômicos como os de Chernobyl, Goiânia e Fukushima.

e) Após a Rio+20, Canadá, Rússia e China deixaram a ONU, alegando discordâncias com políticas que interfeririam na autonomia dos países desenvolvidos.

Resolução Comentada

A Conferência de Estocolmo, na Suécia, de 1972 foi o primeiro evento da ONU para discutir problemas relacionados à preservação ambiental. Vinte anos depois ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, que mudou a forma do homem encarar sua relação com o planeta.

Durante a reunião, que ficou conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra, os países participantes reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente, entendendo que os componentes econômicos, ambientais e sociais deveriam ser agregados para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento. Esse acordo foi firmado em um documento conhecido como Agenda-21, por 179 países.

Depois da Eco-92, houve a Convenção sobre Mudanças Climáticas, que resultou na elaboração do Protocolo de Kyoto, de 1997, que tinha como objetivo fazer os países aderentes reduzirem a emissão dos gases que agravam o efeito estufa.

A reunião seguinte, a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002, e foi apelidada de Rio+10. Ela reuniu 189 países que voltaram a discutir não só a preservação ambiental, mas também aspectos sociais como fornecimento de água, saneamento básico, energia, saúde, agricultura e biodiversidade, além da meta de reduzir em 50% o número de pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza até 2015.

No entanto, os resultados da Rio + 10 não foram muito significativos. Já a Rio+20 ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro, com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Dessa vez foram 150 países que discutiram a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Assim, a alternativa B está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: B

TEXTO: 1 – Comuns às questões: 3, 4

Entre os diferentes sistemas pecuários, a produção de carne de frango tem um impacto ambiental relativamente baixo. Isso se deve, em parte, à seleção artificial nas últimas décadas, que teve como um objetivo aumentar a eficiência do uso de energia e acelerar as taxas de crescimento desses animais. Como resultado do aumento da taxa de crescimento e outros fatores, as aves passaram a atingir o peso de abate mais cedo. Isso reduziu o uso de recursos para a criação dessas aves principalmente porque, com períodos de crescimento mais curtos, menos energia é necessária para a manutenção das funções corporais. Essa eficiência energética melhorada reduziu consideravelmente o consumo de ração e, pelo menos em relação a esse aspecto, melhorou a sustentabilidade ambiental da produção de frangos de corte.

TALLENTIRE, C. W.; LEINOREN, I; KYRIAZAKIS, I. Artificial selection for improved energy efficiency is reaching its limits in broiler chickens. Scientific Reports, v. 8, n. 1168, p. 1, 2018. Adaptado.

Questão 03

Assinale a alternativa em que a relação entre a consequência ambiental e a técnica descrita no texto é feita corretamente.

a) O melhoramento genético feito nas aves mais fracas permitiu a criação de indivíduos que passaram a ter envelhecimento acelerado, o que diminuiu os lucros dos pecuaristas.

b) O desenvolvimento de aves transgênicas em laboratório foi importante para que elas se tornassem mais imunes a doenças, necessitando de menos comida e gerando mais lucro.

c) A necessidade de obtenção de animais economicamente mais viáveis fez com que as aves crescessem mais rápido a cada geração, o que acabou aumentando a população aviária.

d) A diminuição das populações de aves de corte devido ao consumo humano provocou uma pressão seletiva nas aves que, para não serem extintas, passaram a crescer mais rápido.

e) O cruzamento entre as aves de maior eficiência metabólica e fisiológica na população, ao longo de algumas gerações, resultou em indivíduos que podem ser criados com menor custo.

Resolução Comentada

Seleção artificial é o processo de cruzamentos conduzido pelo ser humano com o objetivo de selecionar características desejáveis em plantas e animais, a fim de obter alguma vantagem econômica.

No exemplo da questão, a seleção artificial foi feita ao otimizar os cruzamentos de aves com características economicamente vantajosas, que produziram ao longo das gerações indivíduos de rápido crescimento e, consequentemente, menor custo de manutenção.

  • Assim, a alternativa A está errada, porque o melhoramento genético é feito nas aves que naturalmente já apresentam uma característica vantajosa (no caso, o crescimento acelerado), para enfatizá-la. Se a ave cresce mais rápido, fica pronta para o abate mais cedo e diminui os gastos do pecuarista com ração.
  • A alternativa B está errada, porque o enunciado diz respeito à seleção de aves com crescimento acelerado, que diminuem o consumo de ração (reduzem o custo da criação).
  • A alternativa C está errada, porque os animais não crescem mais rápido pela simples necessidade de alguém.
  • A alternativa D está errada, porque o mecanismo descrito no enunciado refere-se a uma seleção artificial, ou seja, manipulada pelo homem. Não há presença de uma pressão seletiva agindo na população de aves e favorecendo seu rápido crescimento.
  • A alternativa E está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: E.

Questão 04

Estudos evolutivos sobre os padrões de desenvolvimento dos seres vivos fazem parte da Biologia Evolutiva do Desenvolvimento (“Evo-Devo”), um campo de pesquisa que passou a se estruturar principalmente a partir da década de 1980. Nesse campo, resultados como o divulgado no texto podem ter alcance e complexidade ainda maiores quando se fazem comparações com outros tipos de organismos. Para a ampliação da eficiência na criação de aves de corte no contexto do Evo-Devo, devem ser mais bem aproveitadas as pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento de

a) jabutis e rãs, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos com casca.

b) jacarés e porcos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento deuterostômio, a neurulação e a produção de ovos amnióticos.

c) ovelhas e cobras-cegas, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a neurulação e a produção de ovos isolécitos.

d) lagartos e sapos, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos telolécitos.

e) cavalos e serpentes, dado que compartilham com as aves o padrão de desenvolvimento protostômio, a gastrulação e a produção de ovos centrolécitos.

Resolução Comentada

Biologia Evolutiva do Desenvolvimento é um campo da biologia que compara os processos de desenvolvimento de diferentes seres vivos como uma tentativa de determinar a relação ancestral entre organismos e como os processos de desenvolvimento evoluíram.

Assim, para estudar determinado organismo (no caso do enunciado, as aves), os biólogos evolutivos procuram estudar também os animais que evolutivamente estão próximos a ele e que, portanto, compartilham muitas similaridades em seu desenvolvimento embrionário inicial.

Logo, para ampliar a eficiência na criação de aves de corte, as pesquisas podem voltar seus esforços para a compreensão acerca do desenvolvimento dos grupos mais próximos a elas.

Para responder a esta questão, você precisa conhecer a classificação dos animais vertebrados e suas principais características. Vamos analisá-las à luz de um cladograma:

Os animais vertebrados são peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e eles são reunidos por compartilharem a presença de mandíbula e coluna vertebral. Dentro dos vertebrados, existe um grupo de animais que passou a apresentar quatro membros locomotores ao longo do processo evolutivo, eles são conhecidos como tetrápodes.

Dentro de tetrápodes, um grupo de animais desenvolveu o âmnion, um anexo embrionário responsável pela proteção do embrião contra choque mecânico, e passou a apresentar ovos amnióticos com casca.

Essa aquisição evolutiva foi essencial para os animais poderem viver no ambiente terrestre. Esse grupo, composto pelos répteis, aves e mamíferos, é conhecido como Amniota.

Veja a tabela dos anexos embrionários que aparecem em cada um dos grupos de vertebrados:

Tendo essa evolução de características em mente e compreendendo a sequência em que elas surgiram e quais organismos as compartilham, vamos analisar as alternativas.

  • A alternativa A está errada, porque as rãs não apresentam ovos amnióticos.
  • A alternativa B está certa e é o nosso gabarito.
  • As alternativas C, D e E estão erradas, porque ovelhas e cavalos (mamíferos), cobras-cegas e sapos (anfíbios), e lagartos e serpentes (répteis) são deuterostômios (a cavidade que surge a partir do blastóporo dá origem ao ânus).

Gabarito: B

Questão 05

Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.

Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.

Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico

a) feminino e síndrome de Turner.

b) feminino e síndrome de Klinefelter.

c) masculino e síndrome de Edwards.

d) masculino e síndrome de Down.

e) masculino e síndrome de Patau.

Resolução Comentada

Síndrome de Turner (45, X0): exemplo de monossomia que acontece quando ocorre a presença de apenas um cromossomo sexual X. Nesse caso, verifica-se um indivíduo do sexo feminino com pouco desenvolvimento das mamas, ovários rudimentares, tórax largo, baixa estatura e pescoço alargado. Geralmente não causa atraso mental e, quando este se apresenta, é leve. É a única monossomia viável em seres humanos. A alternativa A está certa e é o nosso gabarito.

Síndrome de Klinefelter (47, XXY): quando há três cromossomos sexuais (XXY), sendo o cromossomo X duplicado. Indivíduos com essa síndrome são do sexo masculino, possuem órgãos genitais pouco desenvolvidos, não produzem espermatozoides, podem apresentar crescimento das mamas e possuem diminuição do nível intelectual.

Síndrome de Down (47, XX + 21 ou 47, XY +21): acontece quando um indivíduo apresenta 47 cromossomos, com um cromossomo de número 21 a mais. Como o portador apresenta três cromossomos 21, a síndrome é também chamada de trissomia do 21. A síndrome de Down leva ao surgimento de características muito marcantes, como a prega palpebral, a língua fissurada e a prega transversal contínua na palma da mão. Além disso, pessoas com essa síndrome podem ter certo atraso no desenvolvimento e estão mais sujeitas a problemas cardíacos.

Síndrome de Edwards (47, XX+18 ou 47, XY+18): as células dos indivíduos têm um cromossomo a mais no par 18. Os sinais dessa doença são cabeça pequena e estreita, olhos afastados, boca e queixo pequenos, pés deformados, anomalias graves no coração, nos rins e no sistema genital.

Síndrome de Patau (47, XX+13 ou 47, XY+13): as células dos indivíduos têm um cromossomo a mais no par 13. Os sinais dessa doença são cabeça pequena, olhos afastados, orelhas deformadas, má-formação no coração e nos sistemas digestório, genital e urinário.

Gabarito: A

Questão 06

Atualmente os ecólogos tendem a considerar a espécie humana como parte de vários ecossistemas, principalmente no caso dos ecossistemas mais explorados economicamente. Essa integração é apresentada de modo simplificado pelo esquema, em que as transferências de energia representadas podem estar associadas a transações comerciais.

Nesse contexto, é correto afirmar que, de acordo com o esquema,

a) serviços ecossistêmicos, tais como o comprado dos trabalhadores da zona urbana, dificultam o fluxo energético.

b) o dinheiro recebido pelos trabalhadores da zona rural é convertido em energia que prejudica os meios de produção fótica.

c) trabalhadores das zonas rural e urbana negociam a energia disponibilizadas por produtores presentes no primeiro nível trófico.

d) os combustíveis fósseis resultam da ação dos decompositores sobre o excedente produzido pelos consumidores terciários.

e) o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona urbana tão barato quanto o trabalho vendido pelos trabalhadores da zona rural.

Resolução Comentada

A alternativa A está errada, pois os serviços ecossistêmicos (contribuições diretas e indiretas dos ecossistemas à economia e ao bem-estar da humanidade) facilitam o fluxo energético. Os serviços prestados pelos trabalhadores da zona urbana (como máquinas, ferramentas e tecnologias) facilitam o cultivo de alimentos pelos trabalhadores rurais, que produzem mais e com mais qualidade, e vendem esses alimentos para os trabalhadores da zona urbana.

A alternativa B está errada, porque o dinheiro oriundo das transações entre os trabalhadores rurais e urbanos não prejudica os meios de produção fótica.

A alternativa C está certa e é o nosso gabarito. A energia disponibilizada pelos produtores do primeiro nível trófico (os alimentos) é negociada pelos trabalhadores e transferida para a zona urbana em troca de dinheiro.

A alternativa D está errada, porque os combustíveis fósseis são formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados.

A alternativa E está errada, porque os trabalhadores urbanos normalmente têm mais acesso à educação e cursos de especialização, o que facilita seu entendimento e uso das diferentes tecnologias, e agrega valor ao seu trabalhador em relação ao trabalhador rural.

Gabarito: C

É isso. Espero que tenham gostado da explicação. Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou comunique-se conosco através do Fórum de Dúvidas. Siga-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Um abraço e até a próxima.

Instagram: @profbrunaklassa

Leia mais…

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também