Olá, futuro(a) universitário(a)!

Tudo bem com você? Por aqui, tudo certo!

A gente sabe que, durante a preparação para os vestibulares, nunca é demais testar os conhecimentos por meio de exercícios. Afinal, é dessa forma que conseguimos avaliar se a técnica de estudo utilizada está dando certo ou não.

Pensando nisso, eu resolvi a prova de Biologia da Fatec para ajudar você a se preparar de forma ainda mais completa rumo à aprovação na carreira dos seus sonhos!

Aqui você terá a lista com as 5 questões de Biologia + 2 questões multidisciplinares, todas resolvidas e comentadas alternativa por alternativa. Porque não basta saber qual é a resposta certa, é preciso saber também o porquê das outras estarem erradas, não é mesmo?

Você vai ver como o material do Estratégia Vestibulares é especial! Fique de olho no canal do Estratégia Vestibulares para ter acesso a várias aulas gratuitas, de Biologia e das demais disciplinas, e não se esqueça de acessar o site do Estratégia Vestibulares para conferir nossos pacotes de curso intensivo.

Espero que você se saia maravilhosamente bem na sua prova! Bons estudos e vem comigo!

Prova FATEC 2019.2

Questão 01

Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas

a) a diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.

b) a diminuição da taxa do gás metano na atmosfera.

c) o aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.

d) o aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.

e) a diminuição da taxa de clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera.

Resolução Comentada

O efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos.

Contudo ele tem sido agravado em decorrência da ação antrópica, que tem elevado as emissões dos gases do efeito estufa na atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o mundo. Normalmente, o Sol emite calor à Terra: parte dessa irradiação é absorvida pela superfície terrestre enquanto outra parte é refletida de volta para o espaço.

Mas uma parcela desses raios refletidos para o espaço não chega ao espaço. Ela fica retida na atmosfera porque os gases do efeito estufa (dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso e gases fluoretados) impedem sua saída.

Esse fenômeno mantém a Terra aquecida e evita grandes amplitudes térmicas. A ação do homem agrava o fenômeno à medida que aumenta a concentração desses gases na atmosfera, fazendo que eles retenham maior quantidade de calor na superfície terrestre, elevando a temperatura média global.

Você encontra a teoria dessa questão nas aulas de Ecologia do Curso Intensivo de Biologia para Fatec.

Gabarito: C.

Questão 02

As duas maiores esperanças para as fontes de energia do futuro são as células a combustível por hidrogênio e as células por energia solar. O uso combinado das duas células, no qual usa-se a energia solar para quebrar moléculas de água na produção de gás hidrogênio e, posteriormente, abastecer células a combustível por hidrogênio, seria ideal, por ser particularmente limpo. Esta é a chamada fotossíntese artificial, que vem sendo alvo de pesquisa de vários grupos de cientistas, ao redor do mundo.

Sobre o processo descrito, assinale a alternativa correta.

a) A fotossíntese artificial é igual à fotossíntese natural, produzindo glicose e oxigênio.

b) O processo apresenta, como desvantagem, a produção de metais pesados tóxicos.

c) A quebra da molécula de água não necessita de energia, pois é um processo exotérmico.

d) Uma das finalidades do processo é produzir hidrogênio para ser utilizado em células a combustível.

e) Os cientistas conseguiram reproduzir, em laboratório, glicose e oxigênio a partir de gás carbônico e água.

Resolução Comentada

Fotossíntese é o processo pelo qual os organismos produtores fotossintetizantes capturam a energia solar e a transformam em energia química, produzindo glicose e oxigênio nesse processo.

• A alternativa A está errada, porque a fotossíntese artificial não produz glicose e oxigênio. Ela produz íons H+ a partir da hidrólise da água, que é possível pela utilização da energia solar.
  • A alternativa B está errada, porque o processo não produz metais pesados.
  • A alternativa C está errada, porque a quebra da molécula de água (hidrólise) é possível devido à energia solar, tratando-se, portanto, de um processo endotérmico.
  • A alternativa D está certa e é o nosso gabarito.

Observe:

As células por energia solar hidrolisam a molécula de água gerando átomos de hidrogênio: 2H2O → 2H2 + O2. Depois, esses átomos de hidrogênio abastecem as células a combustível, interagindo com o oxigênio e gerando energia elétrica: 2H2 + O2 → 2H2O + energia elétrica.

• A alternativa E está errada, porque a fotossíntese artificial não tem como objetivo produzir gás carbônico e oxigênio, e sim gerar íons H+ que serão utilizados no processo de geração de energia elétrica.

Você encontra a teoria dessa questão na aula de Metabolismo do Curso Intensivo de Biologia para Fatec.

Gabarito: D.

Questão 03

No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas afetadas por uma doença hereditária. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.

O padrão de herança observado por essa doença é

a) recessivo autossômico, porque pais (II–4 e II–5) tiveram filhas normais.

b) recessivo ligado ao cromossomo X, porque a filha (II–2) do homem afetado (I–1) não é afetada.

c) recessivo ligado ao cromossomo Y, pois a doença se manifesta apenas nos indivíduos do sexo masculino.

d) dominante autossômica, porque os pais afetados (I–1 e I–2) tiveram uma filha normal (II–2).

e) dominante ligado ao cromossomo X, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.

Resolução Comentada

Analisando o heredograma dado, percebemos que o casal I-1 e I-2 é afetado peça doença, mas eles tiveram dois filhos afetados (II-3 e II-4) e uma filha normal (II-2). Suponha que esse casal seja homozigoto recessivo (por exemplo, aa) para tal doença.

Neste caso, eles só poderiam ter filhos aa também, portanto todos seriam afetados. Agora suponha que o casal seja heterozigoto (por exemplo, Aa). Agora eles teriam 75% de chance de ter um filho afetado (Aa) e 25% de chance de ter um filho normal (aa). Dessa forma, o heredograma refere-se a uma herança autossômica dominante, pois os pais afetados tiveram filho normal. A alternativa D está certa e é o nosso gabarito.

Você encontra a teoria dessa questão nas aulas de Genética do curso intensivo de Biologia para Fatec.

Gabarito: D

Questão 04

A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de Bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres.

Acesso em: 17.06.2019. Adaptado

Em relação a essa doença, é correto que

a) pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39 °C e 40 °C, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos vírus no sangue.

b) pode ser prevenida evitando a proliferação dostransmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.

c) é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos.

d) é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos.

e) caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Trypanosoma.

Resolução Comentada

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida pela picada das fêmeas do mosquito flebotomíneo do gênero Lutzomyia.

A leishmaniose visceral americana ou calazar é causada pelo “protozoário” Leishmania chagasi. Os sintomas dessa doença são o aparecimento de lesões no baço, fígado, rins e intestino (nos órgãos viscerais), febre intermitente, fraqueza, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios e diarreia.

O tratamento se dá por medicação e não há vacina para a doença. A leishmaniose tegumentar ou úlcera de Bauru é causada por “protozoários” de várias espécies do gênero Leishmania, entre elas a Leishmania brasiliensis. Os sintomas característicos são lesões e ulcerações graves na pele, na maioria das vezes indolores.

Essas lesões possuem as bordas vermelhas, com fundo granuloso e purulento. Nos casos mais graves podem ocorrer metástases nas mucosas da nasofaringe que destroem a cartilagem do nariz e do palato, provocando deformações graves.

Em alguns casos, lesões da leishmaniose tegumentar podem regredir espontaneamente ou com o uso de medicamentos convencionais.

Assim:

• A alternativa A está errada, porque não é um vírus o causador da doença, e sim um protozoário.
  • A alternativa B está certa e é o nosso gabarito.
  • A alternativa C está errada, porque a doença não é causada por bactérias.
  • A alternativa D está errada, porque a transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos flebotomíneos.
  • A alternativa E está errada, porque é causada por protozoários do gênero Leishmania.

Questão 05

O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas. Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para

a) acentuar a cor de vegetais.

b) cozinhar macarrão.

c) temperar saladas.

d) preparar bolos.

e) amaciar carne.

Resolução Comentada

Enzimas são proteínas que aceleram ou inibem uma reação química, cuja molécula tem um sítio ativo que determina sua função e o substrato com quem vai interagir.

No caso da papaína, ela é uma enzima que catalisa a hidrólise (a quebra da molécula) da proteína. Portanto, o “leite” de mamão verde pode ser usado para amaciar carne. Ele quebrará as proteínas do músculo, tornandoo mais macio.

A alternativa C está certa e é o nosso gabarito. As demais alternativas trazem vegetais e carboidratos como opções, mas, nesses casos, a papaína não tem efeito algum.

Gabarito: E.

Questão 06

Em uma região de mata, foi observada uma cadeia alimentar formada por gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos, que, por sua vez, são predados por gaviões. Sobre essa cadeia alimentar, assinale a alternativa correta.

a) Os passarinhos pertencem ao nível trófico dos consumidores primários, pois se alimentam dos gafanhotos.

b) O aumento da população de gaviões, nessa região, acarretará a consequente redução populacional das plantas.

c) Os gafanhotos atuam na fixação do gás nitrogênio da atmosfera, transformando-o em nitratos aproveitados pelos vegetais.

d) A diminuição da população de passarinhos, nessa região, acarretará a consequente redução populacional dos gafanhotos

e) As bactérias atuam como decompositores dos gafanhotos, transformando a matéria orgânica morta em carboidratos.

Resolução Comentada

O enunciado nos dá a seguinte cadeia alimentar:

• A alternativa A está errada, porque os passarinhos são consumidores secundários que se alimentam dos gafanhotos.
  • A alternativa B está certa e é o nosso gabarito. Se a população de gaviões aumentar, a população de passarinhos diminuirá, pois eles serão mais predados. Dessa forma, não haverá predadores para regular a população de gafanhotos, que aumentará. Com maior quantidade de gafanhotos, as plantas serão mais consumidas e sua população irá reduzir.
  • A alternativa C está errada, porque os gafanhotos não atuam na fixação de nitrogênio. Esse papel é desempenhado por algumas espécies de plantas.
  • A alternativa D está errada, porque, se a população de passarinhos diminuir, a população dos gafanhotos (sua presa) aumentará.
  • A alternativa E está errada, porque as bactérias atuam como decompositores, transformando toda a matéria orgânica morta em sais minerais, água e dióxido de carbono.

Questão 07

Quando analisamos as paredes abertas de um coração humano, observamos que a cavidade cardíaca apresenta septos. São esses septos que dividem o coração em quatro câmaras. Um desses septos, o interventricular, representa um septo sagital que divide a porção inferior do coração em duas câmaras, ou seja, dois ventrículos(direito e esquerdo). No entanto, em alguns casos, crianças podem nascer com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma abertura no septo interventricular, que permite a comunicação entre os dois ventrículos. A consequência imediata que esse defeito trará para a circulação sanguínea da criança será

a) o bloqueio das vias respiratórias superiores, impedindo a passagem do ar para a traqueia.

b) a mistura dos sangues arterial e venoso, prejudicando a oxigenação dos tecidos.

c) a ausência total da oxigenação do sangue nos alvéolos pulmonares.

d) o coração não receber mais sangue arterial dos pulmões.

e) a produção excessiva de muco nas vias respiratórias.

Resolução Comentada

O sistema circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes e oxigênio para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores. Ele é constituído pelo coração, pelos vasos sanguíneos, pela linfa e pelos vasos linfáticos.

Para que a circulação sanguínea seja completa, o sangue passa duas vezes pelo coração, realizando a circulação pulmonar e a circulação sistêmica. Na circulação pulmonar, o sangue venoso (pobre em O2) é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica para o pulmão direito e para o pulmão esquerdo.

Uma vez nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Então o sangue arterial oxigenado é levado pelas veias pulmonares de volta ao coração, chegando no átrio esquerdo.

A partir daí, ele é bombeado para o ventrículo esquerdo, passa para a artéria aorta e segue para os diversos tecidos do corpo. Nos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases, tornando o sangue novamente venoso.

Então, as veias cavas superiores e inferiores o recolhem e o levam ao átrio direito do coração, completando o ciclo. Assim, a alternativa B está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: B.

E aí, gostou? Este é apenas um gostinho do que você pode ter no Curso Intensivo de Biologia para Fatec. No pacote completo você terá acesso a aulas teóricas atualizadas e cheias de curiosidades, esquemas e figuras, fatos recentes e indicações dos temas que devem ser memorizados ou vistos com mais atenção.

Além disso, cada aula do meu curso contém uma lista de exercícios para você treinar os assuntos que tem mais dificuldade e ficar afiado e pronto para qualquer tema que possa ser cobrado.

E você poderá testar sua evolução no curso por meio dos simulados. Nossos simulados são de alto nível, com questões que exigem conhecimento abrangente da Biologia, funcionando como um termômetro para medir sua preparação para prova.

E não podemos nos esquecer das videoaulas, nas quais eu explico os principais pontos do material escrito e dou todos os bizus para você otimizar seu tempo de resolução de questões, e do Fórum de Dúvidas, onde eu estou sempre de olho nas perguntas que chegam. Eu respondo em até 48h, em média, ok?

Instagram: @profbrunaklassa