Resolução da prova discursiva de Biologia da FAMERP 2020

Resolução da prova discursiva de Biologia da FAMERP 2020

Olá. Tudo bem? Sou a prof. Carol Negrin e, conforme prometido, escrevo este artigo para resolver as questões da prova discursiva de Biologia da FAMERP 2020. A prova contou com oito questões. Se você precisa conferir a resolução da prova objetiva, eu também comentei e resolvi as questões. Basta clicar aqui para conferir o gabarito. Vamos às questões discursivas?

Prova Discursiva – Biologia – FAMERP

Questão 01

A imagem ilustra duas espécies de plantas carnívoras.

a) Cite a relação ecológica que ocorre entre essas espécies de plantas e os insetos capturados por elas. O que essas plantas secretam para digerir os insetos?

b) Explique a classificação dessas plantas quanto à capacidade de produzir o próprio alimento. Qual a razão de elas capturarem insetos?

Resolução

  • a) A relação ecológica entre as espécies é do tipo predação. As plantas carnívoras secretam uma substância rica em enzimas proteases, capazes de digerir proteínas.
  • b) As plantas carnívoras são autotróficas fotossintetizantes. Mesmo sendo capazes de produzir seu próprio alimento, capturam insetos para obterem nitrogênio, após a digestão deles, pois este é um elemento importante para a síntese de proteínas e ácidos nucleicos e, portanto, para o crescimento da planta, já que elas ocorrem em solos pobres em nitrogênio. 

Questão 02

Um jovem morador do litoral usou água do mar para regar cinco vasos de azaleias. Fez isso por duas semanas ininterruptamente. Depois desse período, todas as plantas estavam mortas, evidenciando um caso de seca fisiológica. Sabe-se que a azaleia é uma planta eudicotiledônea, que deve receber água todos os dias, sobretudo no verão.

a) Na raiz íntegra de azaleia, quais estruturas são responsáveis pela absorção de água e de minerais? De qual tecido essas estruturas se originam?

b) O que é a seca fisiológica? Explique a relação entre a prática realizada pelo jovem e esse fenômeno que levou as plantas à morte.

Resolução

  • a) As estruturas que absorvem água e sais minerais do solo são os pelos absorventes, presentes na região pilífera da raiz. Os pelos absorventes são especializações da epiderme, que se origina da diferenciação do tecido meristemático denominado protoderme.
  • b) A seca fisiológica é um fenômeno em que, mesmo na presença de água, a planta não consegue absorvê-la na mesma velocidade em que a perde pela transpiração. Como o jovem usou água do mar para regar as plantas, a qual é bastante concentrada em solutos e, portanto, hipertônica em relação ao interior das células dos pelos absorventes, ao invés dessas células absorverem água para compor a seiva bruta, elas passaram a perder água para o solo, o que acarretou a morte das plantas. 

Questão 03

O sistema digestório humano trabalha de forma voluntária e involuntária. O início e o final da digestão são controlados de forma voluntária. Ao longo do tubo digestório, vários movimentos peristálticos e a produção de secreções são realizados de forma involuntária.

a) Cite duas ações, uma que ocorre no início e outra que ocorre no final da atividade digestória, que são consideradas voluntárias.

b) Qual tipo de músculo presente no tubo digestório desencadeia os movimentos peristálticos? Explique como o estômago consegue autorregular a secreção de suco gástrico de forma involuntária.

Resolução

  • a) Duas ações voluntárias que ocorrem ao longo da passagem do alimento pelo sistema digestório são a deglutição, que ocorre no início da atividade digestória, e a defecação, que ocorre ao final dela.
  • b) Os movimentos peristálticos ocorrem pela presença de músculos lisos no tubo digestório. A autorregulação da secreção de suco gástrico ocorre devido à regulação hormonal do sistema. Quando o bolo alimentar chega ao estômago ocorre a secreção do hormônio gastrina, que estimula o sistema nervoso autônomo a secretar de suco gástrico e a aumentar a motilidade estomacal. Conforme o alimento passa para o intestino delgado, o próprio suco gástrico promove a inibição da secreção de gastrina, o que reduz a atividade estomacal.

Questão 04

Ao se analisar o núcleo de uma célula de uma mulher com 23 pares de cromossomos, nota-se a presença de uma cromatina sexual aderida ao envoltório nuclear durante a intérfase.

a) Qual cromossomo sexual corresponde a essa cromatina? Cite a fase da interfase em que é mais provável visualizar a cromatina sexual.

b) A formação da cromatina sexual pode igualar a quantidade de proteínas existentes nas células de um homem e de uma mulher. Baseando-se na atividade dos genes, explique por que, com a formação da cromatina sexual nas mulheres, a quantidade de proteínas seria semelhante nas células dos homens e das mulheres.

Resolução

  • a) A cromatina sexual corresponde ao cromossomo X. A fase da intérfase em que é possível observá-la é na fase G1.
  • b) Mulheres são o sexo homogamético, portadoras de dois cromossomos X (XX), enquanto os homens são o sexo heterogamético, portadores de um cromossomo X e um Y (XY). É por isso que a inativação de um cromossomo X na mulher, isto é, da metade dos genes, iguala a quantidade de proteínas existentes nas células entre os dois sexos.

Questão 05

Mariana e Pedro são pais de Eduardo, Bruna e Giovana. Giovana teve eritroblastose fetal (incompatibilidade quanto ao fator Rh) ao nascer. Os resultados das tipagens sanguíneas da família estão ilustrados na tabela a seguir. O sinal (+) indica que houve aglutinação e o sinal (–) indica que não houve aglutinação.

a) Qual indivíduo dessa família é receptor universal para o sistema ABO? Qual critério imunológico é utilizado para se estabelecer essa classificação?

b) Cite o procedimento imunológico que deve ser adotado para que um casal com os tipos sanguíneos de Mariana e Pedro não venham a ter filhos que apresentam eritroblastose fetal. Explique por que esse procedimento evita a eritroblastose no recém-nascido.

Resolução

  • a) Receptor universal é o indivíduo portador do sangue AB-, pois não possui anticorpos contra nenhum dos antígenos do sistema ABO, já que apresenta antígenos A e B em suas hemácias, e não apresenta antígeno Rh. Portanto, Bruna é a receptora universal, pois a tabela indica que houve aglutinação quando seu sangue foi colocado na presença de anti-A e anti-B e que não houve aglutinação na presenta de anti-Rh.
  • b) Para que Mariana e Pedro não voltem a ter filhos com eritroblastose fetal é necessário que a mãe, logo após cada parto, receba soro contendo anti-Rh. Esses anticorpos irão reagir e destruir as hemácias Rh+ do bebê que entrarem em contato com o sangue materno, que é Rh-, evitando a sensibilização do sistema imune da mãe. O não desencadeamento da resposta imune e produção de anticorpo anti-Rh pelo organismo materno evita que seu organismo ataque as hemácias de um possível próximo feta Rh+, evitando a eritroblastose fetal.

Questão 06

Três plantas da mesma espécie (1, 2 e 3) foram mantidas em três ambientes com intensidades luminosas diferentes e em condições ideais dos outros fatores que influenciam a fotossíntese. O gráfico ilustra as velocidades da respiração e da fotossíntese nas diferentes intensidades luminosas a que essas três plantas foram submetidas.

a) Qual planta se apresenta em seu ponto de compensação fótico? Além da luz, cite outro fator ambiental que influencia a taxa de fotossíntese.

b) Suponha que as três plantas sejam atacadas por fungos parasitas. Qual delas morreria primeiro? Justifique sua resposta utilizando como referência o ponto de compensação fótico.

Resolução

  • a) A planta 2 se apresenta em seu ponto de compensação fótico (velocidade da fotossíntese se é igual à velocidade da respiração). Além da luz, a disponibilidade de CO2 é um outro fator que influencia na taxa fotossintética.
  • b) A planta 1 morreria primeiro, pois, diante da luminosidade em que se encontra, está abaixo de seu ponto de compensação fótico. Devido a isso, seu consumo de açúcar é maior que a produção dele pela fotossíntese. Assim, a planta 1 não possui reserva energética suficiente para suportar essa relação e se manter viva.

Comentários

Você também poderia citar outros fatores como limitantes da fotossíntese: temperatura, disponibilidade de água e de nutrientes minerais, além de disponibilidade de enzimas, cofatores, clorofila e cloroplastos (estes último sendo fatores limitantes internos).

Questão 07

As cidades oferecem um excelente ambiente para os escorpiões, que encontram abrigo nos esgotos, água, muita comida e poucos predadores. Os escorpiões, assim como as baratas que eles comem, são insetos que apresentam várias adaptações ao ambiente urbano. Além do ambiente mais quente das cidades estimular o aumento dessa população, outro fator que contribui para a proliferação desses animais é que uma fêmea de escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, gerando rapidamente mais descendentes sem precisar se acasalar.

a) O texto apresenta um equívoco quanto à classificação biológica dos escorpiões. Cite o erro apresentado e indique a correção que deve ser feita.

b) Como os escorpiões formam descendentes por partenogênese? Em abelhas, qual descendente de uma rainha se origina por partenogênese?

Resolução

  • a) O equívoco cometido foi afirmar que os escorpiões são insetos como as baratas. Na verdade, os escorpiões são artrópodes da classe dos aracnídeos.
  • b) Os escorpiões se formam por partenogênese a partir do desenvolvimento de óvulos não fecundados das fêmeas. Dessa forma, esses escorpiões apresentam a metade o material genético daqueles formados através da fecundação. Nos escorpiões, a partenogênese é do tipo telítoca, pois são formados apenas indivíduos fêmeas no processo. Em abelhas, são os zangões que são formados por partenogênese.

Questão 08

A imagem ilustra um corte transversal da membrana plasmática de uma célula da traqueia humana, na qual se observam cílios com estruturas circulares agrupadas duas a duas em seu interior.

a) Quais organelas celulares são importantes para que as estruturas observadas realizem os movimentos ciliares? Justifique sua resposta.

b) Justifique por que um homem que não forme as proteínas que integram essas estruturas pode apresentar problemas respiratórios e também infertilidade.

Resolução

  • a) As organelas que permitem que os cílios se movimentem são as mitocôndrias, pois são elas que fornecem energia (ATP) para que ocorra a promoção dos batimentos ciliares.
  • b) Os cílios e os flagelos são formados por microtúbulos constituídos por proteínas tubulinas. As células das vias respiratórias, especialmente da traqueia, são dotadas de cílios, que promovem a eliminação de partículas estranhas inaladas e capturadas pelo muco. Assim, na ausência de tubulina, os problemas respiratórios são mais frequentes. A ausência dessa proteína também causa problemas de infertilidade, pois provoca a ausência de flagelo, que é fundamental para a locomoção do espermatozoide e fecundação do óvulo.

Pronto, essa foi a resolução das provas de Biologia da FAMERP 2020. Uma prova muito diversa, sem grandes dificuldades, mas que exigia o conhecimento de detalhes importantes, como no caso da partenogênese e da eritroblastose fetal e sistema ABO. Enfim, muito gostosa de fazer.

Qualquer dúvida entre em contato comigo através do Fórum de Dúvidas ou das redes sociais. Terei o maior prazer em lhe ajudar! Você pode baixar esta resolução de forma gratuita. Deixei o arquivo logo a seguir.

Abraço,

Professora Carol Negrin.

Instagram: @carolnegrin

CURSOS PARA VESTIBULARES

Você pode gostar também