Comentários sobre a prova de Biologia da 2ª Fase da UNESP

Comentários sobre a prova de Biologia da 2ª Fase da UNESP

Olá, tudo bem? A prova de 2ª Fase da UNESP 2020 contou com três questões de Biologia, uma referente à produção de combustíveis e energia renováveis, uma sobre Biologia Molecular, envolvendo conhecimentos de cariótipo, e uma sobre Classificação de invertebrados, envolvendo conhecimentos de doenças e seus vetores.

Achei uma prova interessante e gostosa de fazer, apesar de considerar um ponto da questão 15 muito específico para o Ensino Médio.

Abaixo, segue a resolução da prova. ?

2ª Fase UNESP – Biologia

Questão 13

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, que, hoje, é o insumo básico de uma ampla variedade de produtos e serviços de valor agregado, como o etanol e a bioeletricidade. A principal atratividade do etanol é o grande benefício para o meio ambiente: estima-se que, em substituição à gasolina, seja possível evitar até 90% das emissões de gases do efeito estufa. Já a bioeletricidade, mais novo e importante produto do setor sucroenergético, é produzida a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar, permitindo o aproveitamento desses resíduos para a geração de energia.

(www.unica.com.br. Adaptado.)

a) Uma das razões pelas quais a combustão do etanol é benéfica ao meio ambiente é o fato de ele ser obtido de fonte renovável. Explique por que a queima de um combustível de fonte renovável, como o etanol, em comparação à queima de combustíveis fósseis, contribui para uma menor concentração de CO2 na atmosfera. Justifique se a produção de bioeletricidade a partir da utilização da palha e do bagaço da cana-de-açúcar aumenta ou diminui essa concentração de CO2 na atmosfera.

b) Nas usinas, a cana-de-açúcar é moída para a extração do caldo de cana, ou garapa, matéria-prima para a síntese do etanol. Que processo biológico resulta na síntese desse combustível a partir da garapa? Além do etanol, que gás é produzido ao longo desse processo?

Resolução

a) A queima de combustíveis renováveis contribui para uma menor concentração de CO2 porque o balanço de carbono é zero, visto que a cana utilizada para produção do combustível é replantada e, no seu crescimento, remove CO2 da atmosfera. Já a queima de combustíveis fósseis elimina uma quantidade de CO2 que não é removida. Neste caso, o balanço de carbono é positivo.

Considerando o mesmo processo, a utilização da palha e do bagaço da cana-de-açúcar para a geração de bioeletricidade não aumenta e nem reduz a concentração de CO2 na atmosfera, pois aquilo que é liberado na queima é igual ao utilizado pela planta para o seu desenvolvimento.

b) O processo é a fermentação alcoólica, que além do etanol produz CO2.

Questão 14

As figuras de 1 a 3 apresentam os conjuntos cromossômicos (cariótipos) de machos de três espécies de mamíferos: Homo sapiens (homem), Canis familiaris (cão) e Felis catus (gato), não necessariamente nessa ordem. As figuras 4 e 5 apresentam, respectivamente, os cariótipos de machos de Bos taurus (boi) e de Capra hircus (bode). Para a elaboração de cariótipos, os cromossomos em metáfase são fotografados e organizados lado a lado, segundo seus pares homólogos. Nessa sequência (de 1 a 5), os cariótipos estão em escalas diferentes.

a) Sabendo-se que o gato tem um número cromossômico menor que o do cão, qual o número diploide do Homo sapiens, do Canis familiaris e do Felis catus, respectivamente? Cite uma característica, evidente nos cariótipos, que permite afirmar que os cromossomos apresentados são metafásicos.

b) As espécies Bos taurus e Capra hircus apresentam cariótipos muito parecidos, com a mesma ploidia e, à exceção do cromossomo X, têm cromossomos de mesma morfologia. Como se explica o fato de conjuntos cromossômicos tão semelhantes determinarem características fenotípicas tão diferentes quanto aquelas que distinguem os bois dos bodes?

Resolução

  • a) O número diploide do conjunto cromossômico de Homo sapiens é 2n = 46, de Canis familiaris é 2n = 78 e de Felis catus é 2n = 38. Uma característica que permite afirmar que os cromossomos estão em metáfase é que eles apresentam máxima condensação.
  • b) Apesar do cariótipo de Bos taurus e Capra hircus serem muito semelhantes, o conjunto de genes presentes nos cromossomos (o genoma) é diferente, o que promove as diferentes fenotípicas entre eles.

Comentários

Outras características que você poderia ter citado para afirmar o porquê de os cromossomos estarem em metáfase são: visualização da posição dos centrômeros, das cromátides e dos braços cromossomos, todas características que constroem o cariótipo da espécie.

Questão 15

Os artrópodes apresentados nas imagens de 1 a 4 são os vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa, não necessariamente nessa ordem.

No cladograma, as letras A, B, C e D representam as relações filogenéticas entre os artrópodes das figuras, não necessariamente na mesma ordem em que aparecem nas imagens.

a) Quais imagens apresentam, respectivamente, os artrópodes vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa? Qual dessas doenças não é transmitida pela picada do respectivo vetor?

b) Sabendo que, no cladograma apresentado, a letra B corresponde ao artrópode representado na figura 3, a quais números correspondem, respectivamente, as letras A, C e D? Considerando as classes taxonômicas às quais pertencem as espécies de artrópodes apresentadas nas imagens, justifique a posição da espécie representada pela letra A no cladograma.

Resolução

a) Doença de Chagas: imagem 3

Peste bubônica: imagem 2

Leishmaniose: imagem 4

Febre maculosa: imagem 1

    A Doença de Chagas não é transmitida pela picada do bicho-barbeiro (triatomíneo), mas por meio das fezes do inseto, que são eliminadas no momento da picada e levadas para a ferida através do ato de coçar do ser humano.

b) A: Imagem 1

     C: Imagem 2

     D: Imagem 4

     A posição de A como grupo-externo deve-se ao fato de que A representa um aracnídeo, enquanto as demais letras representam insetos. Assim, B, C e D compartilham características ausentes em A.

Comentários

O nível de detalhamento necessário para se colocar a Imagem 2 em C e a Imagem 4 em D é muito grande para o nível de Ensino Médio. Para o que se espera de um aluno desse nível, tanto faria a ordem de C e D, desde que fosse entre as Imagens 2 e 4.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado da correção. Qualquer dúvida, entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou das redes sociais. Você pode baixar esta resolução de forma gratuita. Deixei o arquivo logo a seguir.

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Abraço,

Professora Carol Negrin.

Instagram: @carolnegrin

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