Protocordados: o que é e características!

Protocordados: o que é e características!

Conheça quais são os animais protocordados, suas características, subfilos e exemplos de cada grupo para gabaritar sua prova de zoologia!

A Zoologia é um assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares do país. Logo, é fundamental que você entenda as características dos protocordados, que formam um importante grupo de animais estudados por essa área da ciência. 

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você gabaritar as questões de Biologia!

O que são protocordados?

Os protocordados são animais que pertencem a um dos subfilos dos cordados, podem ser divididos entre cefalocordados e urocordados.

Quais as características gerais dos protocordados?

Como todos os outros cordados, os protocordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas na faringe e cauda pós-anal, ou seja, as características fundamentais para ser classificado dentro do filo Chordata.

É importante lembrar que essas formações não necessariamente permanecem durante toda a vida do animal. Elas podem manifestar-se apenas durante o desenvolvimento embrionário e desaparecer na fase adulta.

Além disso, os protocordados são: 

  • Animais triblásticos : formados com três folhetes embrionários -, 
  • Celomados: apresentam celoma -, 
  • Com simetria bilateral e deuterostômios: blastóporo origina primeiramente o ânus.

Sub-filos

O filo Chordata possui dois principais sub-filos. O primeiro deles é o subfilo dos vertebrados, do qual os mamíferos fazem parte, por exemplo. O outro é subfilo dos protocordados, que é dividido entre cefalocordados e urocordados. Veja a seguir!

Urocordados

Os Urocordados são organismos de habitat marinho e sésseis, ou seja, permanecem fixos ao substrato. Além disso, têm uma camada envolvente chamada de túnica, por isso, os animais desse sub-filo também são conhecidos como tunicados.

Outras características importantes são que os urocordados – ou tunicados – possuem gânglio nervoso, sistema circulatório aberto com coração, respiração por fendas na faringe e notocorda que desaparece na fase adulta.

Já em relação à reprodução desses animais, ela ocorre de forma sexuada, ou seja, com encontro de gametas, ou de forma assexuada. No segundo caso, acontece o processo de brotamento, que consiste na criação de um novo indivíduo a partir de um broto que se desprende de outro ser vivo da mesma espécie. 

Atenção! Os Urocordados são hermafroditas, mas não ocorre o processo de autofecundação. No caso desses animais, os organismos liberam seus gametas, que são transportados pela água ao encontro de outros gametas e, assim, ocorre uma fecundação sexuada, cruzada e externa!

É importante lembrar que os urocordados são animais filtradores e que contam com duas aberturas: o sifão inalante – pelo qual a água entra no corpo do animal – e o sifão exalante – por onde a água e outras substâncias saem desse ser vivo.

Cefalocordados

Os cefalocordados são animais marinhos de vida livre que apresentam nervos, circulação fechada sem coração, respiração por meio de fendas branquiais na faringe e reprodução sexuada, cruzada e com fecundação externa.

Além disso, animais desse grupo possuem uma estrutura denominada de cirros para auxiliar na alimentação, que é baseada em plânctons. Diferentemente dos urocordados, os cefalocordados não são hermafroditas, ou seja, têm um sexo específico para cada ser dessa espécie.

Cefalocordados e Urocordados - Protocordados

Qual a diferença entre protocordados e cordados?

A diferença entre essas classificações é que o termo “cordado” designa um filo, enquanto que “protocordado” diz respeito a um subfilo dos cordados. Em outras palavras, os animais protocordados são englobados pelo grupo dos cordados.

Exemplos de Animais

O principal representante do subfilo dos Urocordados são as Ascídias. Tratam-se de animais marinhos pequenos, filtradores e presos ao substrato. Contam com uma fase larval que, posteriormente, se desenvolve no organismo adulto.

Já do subfilo dos Cefalocordados, o Anfioxo é o animal que representa esse grupo. É um organismo aquático, pequeno, com livre locomoção pela água. Além disso, possui corpo com musculatura segmentada e se alimenta de plâncton.

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de biologia do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique abaixo e confira!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também