Gabarito Unicamp 2020 – Biologia – Resolução Comentada

Gabarito Unicamp 2020 – Biologia – Resolução Comentada

A prova da UNICAMP 2020 contou com nove questões de Biologia, além de uma questão interdisciplinar com Inglês (questão 10).

Dentre as questões apenas de Biologia, tivemos uma de Programa de Saúde, uma de Ecologia, uma de Botânica, uma de Zoologia, duas de Citologia, uma de Histologia (com análise de elementos – gráficos, e figuras), uma com elementos de Botânica e Ecologia e uma de Metabolismo Energético.

Assim, foi uma prova bem interessante, que contemplou diversos temas dentro da disciplina. No entanto, não foi uma prova difícil.

Abaixo, segue a resolução das questões de Biologia da prova. ?

">Prova UNICAMP 2020 – Biologia – Resolução" class="wp-block-file__button" download>Baixar

Prova Unicamp 2020

Questão 10

Antibiotic resistance is possible because bacteria are able to exchange genetic material through a process known as bacterial conjugation. In one experiment, resistance to tetracycline (a commonly used antibiotic) was studied in Escherichia coli by introducing a tetracycline-resistant bacterium to a tetracycline-sensitive strain. The resistant bacterium’s genome contained a protein called an “efflux pump”, a polypeptide that localizes to the cell membrane and expels certain small molecules from the cell.

Using fluorescent marking, researchers observed the DNA encoding one specific efflux pump in between a resistant bacterium and a sensitive bacterium. With live-cell microscopy, they tracked the fluorescence to see how the DNA migrated from one cell to another and how it was incorporated and expressed in the recipient bacterium.

(Fonte: Sophie Nolivos e outros, Science, Washington, v. 364, n. 6442, p. 778-782, maio 2019.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A fusão transmembrana do genoma que confere resistência antibiótica é facilitada pela presença da tetraciclina.

b) A proteína envolvida na resistência antibiótica à tetraciclina é transferida diretamente por conjugação bacteriana.

c) O gene da proteína de resistência antibiótica é transferido através da fusão transmembrana na presença de tetraciclina.

d) O DNA codificador da proteína que confere resistência antibiótica à tetraciclina é transferido por conjugação bacteriana.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra D.
  • A alternativa A está errada, porque a tetraciclina é o antibiótico a que a bactéria resistente não é sensível.
  • A alternativa B está errada, porque caso somente a proteína fosse transferida, a resistência seria momentânea, uma vez que, degradada a proteína, a bactéria voltaria a ser sensível. Apenas com a transferência o gene que codifica a proteína é que a resistência será permanente.
  • A alternativa C está errada, porque a tetraciclina é o antibiótico.

Gabarito: D

Questão 11

Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante, (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-da-saude-alerta parabaixas-coberturas-vacinais-para-polio.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite.

a) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.

b) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença.

c) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio.

d) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra A.
  • A alternativa B está errada, porque a poliomielite é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.
  • A alternativa C está errada, porque a poliomielite é uma doença viral.
  • A alternativa D está errada, porque a poliomielite é uma doença viral transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes.

Gabarito: A

Questão 12

Em um estudo, foram avaliadas quatro amostras encontradas em diferentes locais, representados na figura abaixo.

(Adaptado de http://wiki.aapg.org/Temporal_and_environmental_distribution_of_microfossils.
Acessado em 15/05/2019.)

Amostra A: há foraminíferos, algas e dinoflagelados.

Amostra B: há pólen e não existem seres marinhos.

Amostra C: há grande concentração de plâncton.

Amostra D: há grande concentração de bentos.

Assinale a alternativa que associa corretamente o local de coleta com a característica da amostra.

a) A amostra A contém seres típicos da plataforma abissal, onde há menor concentração de sal e não há luz solar.

b) A amostra B foi encontrada em plataforma abissal, sendo que ventos teriam levado pólen até essa área, onde não há seres vivos.

c) A amostra C foi retirada da plataforma continental, já que contém seres que se movimentam ativamente e vivem entre ambientes terrestre e marinho.

d) A amostra D contém espécies encontradas no declive continental, que se fixam no substrato dos ecossistemas aquáticos.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra D.
  • A alternativa A está errada, porque foraminíferos, algas e dinoflagelados estão presentes na plataforma continental.
  • A alternativa B está errada, porque pólen e ausência de seres marinhos ocorrem no ambiente terrestre.
  • A alternativa C está errada, porque os plânctons são organismos que vivem em suspensão na coluna d’água, portanto na plataforma abissal.

Gabarito: D

Questão 13

Um grande incêndio consumiu uma floresta inteira e deixou apenas os troncos das árvores em pé. Algumas plantas conseguiram rebrotar e produzir uma folhagem exuberante após alguns meses. Considerando a relação entre estrutura e função dos tecidos vegetais, as plantas mencionadas tiveram um bom desempenho logo após a queimada por serem dotadas de

a) tecido esclerenquimático desenvolvido, capaz de promover alta atividade fotossintética.

b) periderme pluriestratificada, capaz de isolar termicamente os feixes vasculares.

c) aerênquimas, capazes de promover a difusão interna de gases e o metabolismo das raízes.

d) epiderme foliar espessa, com cutícula rica em ceras capazes de reduzir a temperatura da planta.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra B. A periderme é composta pelo súber e pelo felogênio, constituindo uma série de camadas celulares que envolvem os tecidos vasculares, permitindo-os permanecerem funcionais.
  • A alternativa A está errada, porque o tecido esclerenquimático é composto por células mortas, que não possui capacidade fotossintética.
  • A alternativa C está errada, porque o aerênquima é um tecido de reserva de ar (tipo de parênquima) que ocorre no mesofilo foliar e em caules jovens. Como essas partes das árvores foram queimadas com o incêndio, não foram as responsáveis pela regeneração da floresta.
  • A alternativa D está errada, porque a epiderme foliar foi queimada pelo incêndio, não sendo responsável, portanto, pela regeneração da floresta.

Gabarito: B

Questão 14

Durante uma visita ao Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UNICAMP, alunos do ensino médio puderam observar a diversidade de formas de vida e a classificação dos vertebrados.

Assinale a alternativa que indica corretamente as características (i), (ii), (iii) e (iv) apresentadas no cladograma acima.

a) (i) fase larval e adulta no meio terrestre; (ii) cório e alantoide; (iii) quatro câmaras cardíacas; (iv) presença de pelos.

b) (i) respiração cutânea; (ii) quatro câmaras cardíacas; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de glândulas mamárias.

c) (i) fase larval e adulta no meio aquático; (ii) respiração pulmonar; (iii) ausência de dentes; (iv) presença de pelos.

d) (i) respiração cutânea; (ii) cório e alantoide; (iii) três câmaras cardíacas; (iv) presença de glândulas mamárias.

Resolução Comentada

A correspondência é:

i: anfíbios

ii: amniotas

iii: aves

iv: mamíferos

  • A alternativa correta é a letra B.
  • A alternativa A está errada, porque em i somente a fase larval é aquática.
  • A alternativa C está errada, porque em i a fase adulta é terrestre, porém dependente de água.
  • A alternativa D está errada, porque as aves (iii) apresentam quatro câmaras cardíacas.

Gabarito: B

Questão 15

A descoberta do processo celular de interferência por RNA (RNAi) rendeu aos cientistas Andrew Fire e Craig Mello o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006. O RNAi intercepta e destrói as informações celulares conduzidas pelo RNA dentro da célula antes que sejam processadas em proteínas. Com os avanços da biotecnologia, foram desenvolvidas moléculas sintéticas de RNAi de aplicação tópica, que, pulverizadas nas lavouras, conferem proteção agrícola, reduzindo perdas. Assinale a alternativa que preenche corretamente as
lacunas nas frases a seguir.

O (i) __________ entra em contato com o RNAi pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o (ii) __________ seja traduzido como proteína. Como o (iii) __________ está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.

a) (i) fungo; (ii) códon; (iii) RNAm.

b) (i) inseto; (ii) RNAt; (iii) DNA.

c) (i) inseto; (ii) RNAm; (iii) gene.

d) (i) fungo; (ii) RNAr; (iii) código genético.

Resolução Comentada

O texto deve ser completado da seguinte maneira:

O inseto entra em contato com o RNAm pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o RNAm seja traduzido como proteína. Como o gene está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Essa questão poderia ser resolvida por exclusão, sabendo-se que o RNAm é a fita que é traduzida em proteína, enquanto o gene é a fonte da informação genética, que determina, portanto as funções das proteínas.

Gabarito: C

Questão 16

O uso de cigarros eletrônicos é crescente entre jovens. Na composição desses cigarros encontramos propilenoglicol, glicerol, água, nicotina e flavorizantes, que são aquecidos e vaporizados para inalação. Um estudo foi desenvolvido com animais experimentais expostos a três fatores distintos: ar ambiente, nicotina e cigarro eletrônico. Constatou-se que a exposição à nicotina e ao cigarro eletrônico causa aumento da área de espaço aéreo alveolar e redução das paredes alveolares, em comparação com o grupo exposto ao ar ambiente. Adicionalmente, o grupo exposto ao cigarro eletrônico apresentou maior redução no número de capilares alveolares, mesmo quando comparado ao grupo exposto à nicotina. A conclusão indicou um prejuízo mais significativo para as trocas gasosas e perfusão de sangue pulmonar no grupo exposto ao cigarro eletrônico.

As imagens a seguir são fotomicrografias que representam, em mesma escala, os alvéolos pulmonares dos animais dos grupos estudados, mostrando o espaço aéreo alveolar; as setas representam o número de capilares alveolares.

O gráfico abaixo mostra dados quantitativos referentes à área de espaço aéreo alveolar e à contagem de capilar.

(Fonte: Viktorija Reinikovaite e outros, European Respiratory Journal, Sheffield, v. 51, n. 4, p.1701661, abr. 2018.)

Considerando os resultados mencionados acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente o painel da fotomicrografia e os dados gráficos do grupo exposto ao cigarro eletrônico.

a) II-B.

b) II-C.

c) III-B.

d) III-C.

Resolução Comentada

Analisando as figuras e as informações contidas no enunciado, chegamos à conclusão de que I corresponde aos alvéolos de animais expostos ao ar ambiente, II corresponde aos alvéolos de animais expostos ao cigarro eletrônico (com grande quantidade de espaços aéreos alveolares e menor quantidade de setas, que indicam menor número de capilares alveolares) e III, à nicotina (com grande quantidade de espaços aéreos alveolares, mas sem tanta redução no número de capilares).

Agora, analisando o gráfico, concluímos que A corresponde à figura I, B corresponde à figura III e C corresponde à figura II.

Portanto, a alternativa correta é a letra B, já que a questão pede a alternativa que correlaciona corretamente o grupo exposto ao cigarro eletrônico. 

Gabarito: B

Questão 17

Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.

(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em 20/05/ 2019.)

Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram

a) a respiração aeróbica e anaeróbica para conservar as trocas gasosas e as fases do ciclo celular durante a formação da parede arterial humana.

b) a síntese, o transporte e o armazenamento de macromoléculas no citoplasma para fortalecer a estrutura celular, como na parede arterial humana.

c) a presença de cromossomos alinhados na placa equatorial das células estacionadas na fase interfásica, tal como na parede arterial humana.

d) a adesão e a proliferação celular para sustentar o metabolismo e a funcionalidade semelhantes aos das artérias humanas.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra D.
  • A alternativa A está errada, porque o texto não faz referência à respiração aeróbica e anaeróbica.
  • A alternativa B está errada, porque estamos falando em estrutura tecidual, matriz extracelular, ou seja, em arquitetura da célula, não à função de síntese, transporte e armazenamento de macromoléculas.
  • A alternativa C está errada, porque os cromossomos ficam localizados na placa equatorial durante a divisão celular, e os filamentos que participam da formação das fibras do fuso são os microtúbulos, não os filamentos intermediários, como o texto traz.

Gabarito: D

Questão 18

       Relatório publicado em 2019 alertou que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo em decorrência de fatores como desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e alterações climáticas. Importantes medidas devem ser adotadas para prevenir as consequências econômicas, a redução na produção de alimentos e o desequilíbrio dos ecossistemas. Entre as espécies cultivadas no Brasil que dependem de polinização animal, destacam-se o maracujá, a maçã, a acerola e a castanha-do-brasil.

(Fonte: Marina Wolowski e outros, Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no Brasil. BPBES e REBIPP, 2019. Acessado em 23/05/2019.)

Considerando as informações fornecidas no texto e os conhecimentos sobre botânica e ecologia, é correto afirmar que a polinização pode ser beneficiada

a) por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas.

b) por pequenos vertebrados que transferem pólen do estigma para o estame nas monocotiledôneas mencionadas.

c) por insetos que transferem pólen do estigma para o estame nas eudicotiledôneas mencionadas.

d) por pequenos mamíferos que transportam o pólen da antera para o estigma nas monocotiledôneas mencionadas.

Resolução Comentada

  • A alternativa correta é a letra A.
  • A alternativa B está errada, porque o pólen é transferido do estame para o estigma e as plantas mencionadas são eudicotiledôneas.
  • A alternativa C está errada, porque o pólen é transferido do estame para o estigma.
  • A alternativa D está errada, porque as plantas mencionadas são eudicotiledôneas.

Gabarito: A

Questão 20

As concentrações de arsênio no oceano se alteraram ao longo do tempo geológico. No período Pré-Cambriano, os oceanos receberam grandes quantidades de arsênio, em consequência do intemperismo de minerais continentais de sulfeto de arsênio. Recentemente foram identificados micro-organismos com expressão proteica das enzimas arsenito oxidase e arsenato redutase no Oceano Pacífico Norte Oriental, nas zonas deficientes de oxigênio em regiões pelágicas, sugerindo que a comunidade microbiológica é capaz de utilizar arsênio para respiração celular.

(Fonte: Jaclyn Saunders e outros, PNAS, Washington, v. 116, n. 20, p. 9925-9930, maio 2019.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

Assim como as formas oxidadas de nitrogênio e enxofre, o arsênio pode ser utilizado como aceptor (i) __________ na respiração celular desses micro-organismos nas zonas deficientes de oxigênio. No período (ii) __________, surgiram as cianobactérias, os primeiros seres fotossintetizantes.

a) (i) final de elétrons; (ii) arqueano.

b) (i) intermediário de elétrons; (ii) arqueano.

c) (i) final de elétrons; (ii) fanerozoico.

d) (i) intermediário de elétrons; (ii) fanerozoico.

Resolução Comentada

Temos a informação de que está ocorrendo respiração celular em um ambiente com deficiência de oxigênio e que o arsênio está realizando esse processo metabólico. Isso nos mostra que o arsênio está substituindo o oxigênio, que é o aceptor final de elétrons na cadeia respiratória.

Além disso, o enunciado cita a grande quantidade desse elemento no período Pré-Cambriano, o qual se encontra dividido em Hadeano, Arqueano e Proterozoico. O Fanerozoico é o éon seguinte ao Pré-Cambriano.

Portanto, diante das alternativas, a correta é a letra A.

Gabarito: A

Qualquer dúvida, entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou das redes sociais.

Abraço,

Professora Carol Negrin.

Instagram: @carolnegrin

CURSOS PARA UNICAMP

Você pode gostar também