Olá, vestibulando(a)! Tudo bem com você? Espero que sim. Estamos passando aqui para comentar a prova de Biologia da Universidade Federal do Paraná, que aconteceu no domingo dia 27 de outubro de 2019.

A prova contou com 9 questões, tratando os assuntos de Ecologia, Genética, Fisiologia, Evolução, Botânica e Imunologia. As questões apresentaram nível médio, sem cobrar detalhes de rodapé, e avaliando de fato a capacidade de raciocínio do aluno. Uma prova boa!

Veja a seguir a nossa resolução comentada.

UFPR 2020

Questão 01

Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos. Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:

a) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos.

b) 180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos.

c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.

d) 180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos.

e) 135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos.

Resolução Comentada

O enunciado afirma que as características são dadas por genes diferentes e de segregação independente. Portanto, podemos assumir que:

BB: pelos pretos

bb: pelos brancos

CC: pelos longos

cc: pelos curtos

Temos, então, que:

Geração Parental: BB x bb (pretos) e CC x cc: indivíduos 100% BbCc (pretos de pelo longo)

Geração F1:

Geração F2:

Pelos pretos: ¾

Pelos brancos: ¼

Pelos longos: ¾

Pelos curtos: ¼

Logo,

Pelos pretos e longos: 240 . ¾ . ¾ = 135 indivíduos.

Pelos pretos e curtos: 240 . ¾ . ¼ = 45 indivíduos.

Pelos brancos e longos: 240 . ¼ . ¾ = 45 indivíduos.

Pelos brancos e curtos: 240 . ¼ . ¼ = 15 indivíduos.

Assim, a alternativa C está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: C

Questão 02

Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:

1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.

2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.

3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.

4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Resolução Comentada

  • A afirmativa 1 é falsa. A seleção direcional seleciona um dos fenótipos extremos e é responsável pela maioria das mudanças fenotípicas que ocorrem durante o processo evolutivo. Como as mutações surgem ao acaso, os indivíduos resistentes garantem proteção à espécie contra o inseticida e acabam fazendo com que sejam selecionados. Logo, a seleção não promove um aumento de mutações.
  • A afirmativa 2 é falsa. A seleção estabilizadora seleciona os indivíduos com fenótipo intermediário, ou seja, mais próximo da média. Os extremos, nesse caso, apresentam desvantagem sobre os outros, não sendo selecionados. Ela não promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência.
  • A afirmativa 3 é falsa. Os insetos resistentes aumentam de frequência a cada nova geração por ação da seleção direcional, e não da estabilizadora.
  • A afirmativa 4 é verdadeira.

Assim, a alternativa A está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: A

Questão 03

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os níveis tróficos dos organismos constituintes da teia alimentar representada ao lado.

a) Plantas são produtores e águias e corujas são simultaneamente consumidores de 1ª, 2ª e 3ª ordens.

b) Coelhos, ratos e morcegos são consumidores de 1ª ordem, enquanto raposas são simultaneamente consumidores de 2ª, 3ª e 4ª ordens.

c) Ratos e morcegos são consumidores de 1ª ordem, enquanto a coruja atua simultaneamente como consumidor de 2ª, 3ª e 4ª ordens.

d) Cobras e corujas são simultaneamente consumidores de 2ª e 3ª ordens, enquanto águias atuam simultaneamente como consumidores de 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ordens.

e) Plantas são produtores, enquanto raposas e águias são simultaneamente consumidores de 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ordens.

Resolução Comentada

  • A alternativa A está errada, porque águias nunca serão consumidores de 1ª ordem (2º nível trófico).
  • A alternativa B está certa e é o nosso gabarito. Na cadeia planta à coelho à raposa, a raposa é um consumidor de segunda ordem. Na cadeia planta à morcego à coruja à raposa, a raposa é um consumidor de terceira ordem. E na cadeia planta à rato à cobra à coruja à raposa, a raposa é um consumidor quarta ordem.
  • A alternativa C está errada, porque a coruja não pode ser um consumidor de quinta ordem.
  • A alternativa D está errada, porque a águia não atua como consumidor de quinta ordem.
  • A alternativa E está errada, porque nem raposas nem águias são consumidores de quinta ordem.

Gabarito: B

Questão 04

O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada.

Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar:

a) A vacina do sarampo promove uma imunização passiva artificial nas pessoas que receberam as duas doses.

b) As taxas de incidência e de transmissão do sarampo diminuem juntamente com a imunidade de grupo.

c) A vacinação contra o sarampo, que não era mais necessária a partir de 2016, torna-se novamente importante com os novos casos identificados a partir de 2018.

d) A queda na cobertura vacinal diminui a imunidade de grupo, o que aumenta a incidência e a taxa de transmissão do sarampo na população.

e) A primeira dose da vacina de sarampo introduz anticorpos específicos, e a segunda dose, antígenos, caracterizando a imunização ativa.

Resolução Comentada

  • A alternativa A está errada, porque a imunização passiva consiste na transferência de anticorpos prontos para um indivíduo, podendo ser natural (de mãe para filho) ou artificial, como ocorre nos soros. As vacinas são um método de imunização ativa artificial.
  • A alternativa B está errada, porque as taxas de incidência e de transmissão do sarampo aumentam conforme diminui a imunidade de grupo.
  • A alternativa C está errada, porque a vacinação contra o sarampo nunca deixou de ser necessária.
  • A alternativa D está certa e é o nosso gabarito.
  • A alternativa E está errada, porque ambas as doses expõem o indivíduo aos antígenos transmissores do sarampo, sendo a segunda dose um reforço à primeira.

Gabarito: D

Questão 05

Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado. Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são:

a) nomenclatura binomial, fisiologia celular e isolamento reprodutivo.

b) semelhanças anatômicas, biologia molecular e homologia de órgãos.

c) fisiologia celular, homologia de órgãos e nomenclatura binomial.

d) homologia de órgãos, semelhanças anatômicas e biologia molecular.

e) semelhanças anatômicas, isolamento reprodutivo e biologia molecular.

Resolução Comentada

O primeiro critério utilizado para a classificação dos organismos foi a semelhança física (anatômica) entre eles. Depois, passou-se a perceber que organismos diferentes poderiam pertencer a um mesmo grupo, se gerassem descendentes férteis. O critério de classificação passou a ser o isolamento reprodutivo, a fim de diferenciar as espécies.

Por fim, atualmente utilizam-se análises de biologia molecular para estabelecer semelhanças genéticas e moleculares entre os organismos, agrupando-os conforme a quantidade de características compartilhadas que apresentam.

  • A alternativa A está errada, porque a nomenclatura binominal não é um método de classificação, e sim um código de nomenclatura que dá nome às espécies.
  • A alternativa B está errada, porque a biologia molecular foi um recurso utilizado posteriormente ao reconhecimento de homologias.
  • A alternativa C está errada, porque a nomenclatura binominal não é um método de classificação e a fisiologia celular foi um recurso utilizado posteriormente para a classificação dos organismos.
  • A alternativa D está errada, porque as semelhanças anatômicas precedem a busca por homologias na classificação dos organismos.

Assim, a alternativa E está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: E

Questão 06

O hipotálamo é uma importante região encefálica, responsável pela homeostase corporal, a qual desencadeia mudanças fisiológicas como parte do processo de controle da temperatura corporal em humanos quando está abaixo do normal. Assinale a alternativa na qual estão apresentadas as mudanças desencadeadas nessa situação.

Resolução Comentada

Se a temperatura do corpo está abaixo da temperatura ideal, os mecanismos de regulação comandados pelo hipotálamo agem no sentido de diminuir o calibre dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), evitando a perda de calor durante a circulação.

Ocorre ainda a diminuição na atividade das glândulas sudoríparas, a fim de evitar a transpiração e a perda de calor, e o aumento do número de espasmos musculares, conhecidos como tremores, a fim de gerar calor.

Assim, a alternativa A está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: A

Questão 07

A grama-missioneira-gigante (um híbrido de Axonopus jesuiticus × A. scoparius) é utilizada para alimentação animal em pastagens da região Sul do Brasil. Para estudar formas de melhorar sua digestibilidade, foi aplicado dejeto líquido suíno (DLS), em diferentes concentrações, sobre áreas com a grama, por dois anos. Os demais parâmetros do experimento foram controlados. Os resultados observados estão apresentados nas figuras abaixo:

O componente que teve relevância para o aumento da digestibilidade em função do aumento da concentração de DLS foi:

a) o parênquima.

b) a matéria seca.

c) a hemicelulose.

d) a proteína total.

e) o esclerênquima.

Resolução Comentada

A análise dos gráficos permite estabelecer que somente o tecido esclerênquima teve sua produção bastante diminuída. Os demais mantiveram-se em níveis relativamente constantes, com ligeiro aumento.

A queda de produção do esclerênquima permitiu maior digestibilidade, uma vez que esse tecido é composto por células mortas, com parede celular espessa. Assim, quanto menos esclerênquima, melhor a digestão da grama.

A alternativa E está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: E

Questão 08

O cultivo de células tem sido utilizado como uma possível alternativa para a produção de moléculas úteis na medicina, como a produção de hormônios naturais. Com a intenção de produzir hormônios como a testosterona e a progesterona, que são derivados do colesterol, pesquisadores tiveram que selecionar uma linhagem de células a partir da caracterização morfológica delas. Na figura abaixo estão apresentadas essas características.

A partir da observação, qual é o número da linhagem selecionada para atingir o objetivo pretendido?

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Resolução Comentada

Como o enunciado já nos informa, a testosterona e a progesterona são hormônios derivados do colesterol. Assim, para sua produção, não necessárias células de uma linhagem que contenha grande quantidade de retículo endoplasmático liso, onde os lipídios são sintetizados.

A alternativa C está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: C

Questão 09

Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?

a) Difteria.

b) Teníase.

c) Hanseníase.

d) Esquistossomose.

e) Doença de Chagas.

Resolução Comentada

A difteria é uma doença bacteriana que ataca a via respiratória e a pele, causando dor de garganta, gânglios inchados, dificuldade em respirar, entre outros sintomas. Ela é transmitida por meio da tosse, espirro ou por lesões na pele, ou seja, a bactéria da difteria é transmitida pelo contato direto da pessoa doente ou portadores com pessoa suscetível, por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.

A teníase é uma verminose causada por um platelminto parasita intestinal e transmitida pela alimentação de carne crua ou malpassada do animal (suíno ou bovino) contaminado.

A hanseníase é uma doença bacteriana transmitida pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva de uma pessoa contaminada.

A esquistossomose é uma verminose causada por um platelminto parasita que necessita de caramujos de água doce como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo. A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se não encontrarem os caramujos para se alojar. 

A doença de Chagas é uma doença causada por protozoário e transmitida via picada de triatomíneos (inseto conhecido como barbeiro).

Assim, a única doença que poderia se beneficiar da construção de barragens é a esquistossomose. A alternativa D está certa e é o nosso gabarito.

Gabarito: D

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Biologia do vestibular UFPR 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do nosso Fórum de Dúvidas ou das redes sociais.

Abraços, Professora Bruna Klassa e Professora Carol Negrin.

Instagram: @profbrunaklassa

Instagram: @carolnegrin

Leia mais…

CURSOS PARA VESTIBULAR

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar também