Fisiologia Humana: o que é, homeostase e organização

Fisiologia Humana: o que é, homeostase e organização

Resumo sobre fisiologia humana com as principais informações como homeostase e sistemas, além de questões resolvidas no fim do texto.

Compreender o funcionamento do corpo humano é uma realidade intrigante e instigante para muitos entusiastas das ciências biológicas. Nesse sentido, a fisiologia humana é a área do conhecimento que discorre sobre o metabolismo e seus mecanismos de equilíbrio

Para te apresentar os aspectos funcionais do ser humano, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo de fisiologia humana com as principais informações, além de adicionar questões resolvidas no fim do texto. Confira a seguir!

O que é fisiologia humana?

A fisiologia humana abrange o estudo dos processos que ocorrem no nosso corpo. Seja a regulação da pressão arterial, a formação da urina, o metabolismo de alimentos, a degradação de nutrientes, a sinalização de dores, a concentração de substâncias nos fluidos corporais ou outras funções importantes para a sobrevivência.

Nesse sentido, essa ciência se volta para o entendimento das relações e da organização do organismo humano, dentre os diversos sistemas que o compõem. Além disso, nos estudos fisiológicos, é possível captar alterações e realizar a intervenção, exame, diagnóstico e tratamento de sintomas e doenças específicas.

Entender os encadeamentos e conexões fisiológicas se relaciona com a formação do corpo humano desde a fecundação, a organização anatômica, a disposição dos tecidos (epitelial, muscular, nervoso e conjuntivo), as interações químicas entre as moléculas presentes no organismo, os mecanismos de defesa do indivíduo e como essas realidades se interligam. 

Nos tópicos a seguir, compreenda melhor os termos mais importantes da fisiologia humana para o Enem e outros vestibulares. Acompanhe!

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pode ser dividido em diversos níveis de organização, o que possibilita o estudo aprofundado de cada um deles e suas formas de conexão. Conheça-os:

Fisiologia Humana - Estratégia Vestibulares

Moléculas

São os compostos que atuam nas reações químicas, as quais acontecem dentro das células e influenciam no comportamento de todo o corpo humano.
A glicose representa, como exemplo, uma molécula de grande importância para a fisiologia humana. Para a obtenção de energia a partir dela, são necessárias reações químicas como a glicólise, que gera outras moléculas que podem atuar em outras vias metabólicas do organismo.

Células

Conhecidas como a unidade funcional da vida, as células representam a menor unidade estrutural estudada pela fisiologia humana e regulam, a nível microscópico, algumas funcionalidades corporais.

Para exemplificar, podem ser citadas as células epiteliais que compõem a pele e contribuem integram a sensibilidade tátil desse órgão.

Tecidos

Compostos por várias células, são classificados em diversos tipos e permitem a estruturação e funcionamento dos órgãos do corpo humano.
O tecido muscular do tipo estriado esquelético permite a movimentação do esqueleto, por exemplo.

Órgãos

São conjuntos de tecidos que interagem entre si com o objetivo de realizar uma função específica. Por exemplo, os pulmões são órgãos encarregados da parte respiratória do organismo.

Sistemas

São formados pela união entre órgãos que desempenham papéis semelhantes no funcionamento do corpo humano.
Como exemplo, sabe-se que o sistema cardiovascular tem como atribuição principal o transporte de nutrientes por todo o organismo.

Organismo

Por fim, a junção de todos os sistemas orgânicos compõem o organismo. Desse modo, cada corpo se desenvolve a partir da interação dos sistemas e precisa da fisiologia para seu correto funcionamento. Po

O corpo humano, então, é um organismo que existe pela interação entre os sistemas tegumentar, digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, muscular, nervoso, endócrino e outros.

Fisiologia Humana: Homeostase

A homeostase é o equilíbrio entre as diversas tarefas desempenhadas pelo organismo. Ou seja, em situação homeostática a fisiologia humana está estabilizada e os diversos sistemas estão trabalhando de maneira coordenada por interações químicas, físicas e biológicas. 

Nesse sentido, o pH dos fluidos corporais humanos deve ser conservado em situação homeostática. O sangue, por exemplo, possui uma estreita faixa de potencial hidrogeniônico, que deve estar entre 7,35 a 7,45. Para manter esse equilíbrio, o organismo possui mecanismos fisiológicos, como reações químicas tamponantes que impedem uma brusca variação de pH e diminuição das funções vitais. 

Quando os métodos de controle de acidez não funcionam, o indivíduo pode apresentar alcalose (pH mais alto que o normal) ou acidose (pH mais baixo que o normal). Essas situações, quando não controladas interna e externamente, desencadeiam relações patológicas que podem levar ao óbito.

Outro exemplo, nesse contexto, é a temperatura do corpo humano. Sabe-se que nós, os Homo sapiens, nos adaptamos a diversos cenários climáticos de maneira eficiente. Isso só é possível porque nosso organismo possui maneiras de regular a quantidade de calor que emitimos e recebemos, de forma a manter uma média térmica entre 36ºC e 37ºC.

Para isso, podemos aumentar ou diminuir a sudorese, contrair ou relaxar os músculos, aumentar ou diminuir a circulação e a respiração, dentre outros recursos da fisiologia humana.  Quando a homeostase térmica não está regulada, pode ocorrer hipertermia (mais de 38ºC) ou hipotermia (menos de 35ºC).

Consideradas as informações anteriores, nota-se que os processos fisiológicos são importantes para que as estruturas corporais não sofram danos e a sobrevivência seja garantida, ainda que ocorram variações no ambiente interno e externo. 

Questão de Fisiologia Humana

Agora que você já entende melhor os conceitos da fisiologia humana e que o corpo necessita de mecanismos que o mantenham em seu estado de equilíbrio, leia e responda a questão a seguir, que apareceu na prova da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), no ano de 2013.

Apesar das transformações do metabolismo, o ser vivo se mantém em equilíbrio, isto é, ele não muda sua composição química e nem suas características físicas. É esta propriedade do ser vivo que mantém relativamente constante o seu meio interno.

Assinale a alternativa que define esta propriedade.

a) evolução
b) homeostase
c) ciclo de Krebs
d) fotossíntese e quimiossíntese
e) reprodução

Perceba que o enunciado discorre sobre o controle equilibrado entre as funções químicas, físicas e biológicas do corpo humano. Desse modo, podemos afirmar que a propriedade discorrida é a homeostase, que garante a constância do meio interno humano. Desse modo, a alternativa correta é a letra B.

Assista uma aula grátis de Fisiologia Humana

Quer aprender mais sobre fisiologia e conhecer macetes, truques e dicas que podem te ajudar na hora da prova de biologia? Assista a aula desse assunto montada, coordenada e apresentada pela equipe do Estratégia Vestibulares.

Quer treinar seu conhecimento com mais questões retiradas de vestibulares? Conheça o banco de questões do Estratégia Vestibulares: aqui você encontra simulados, livros digitais, aulas gravadas com excelente didática, fórum de dúvidas e correção de redação. Clique no banner abaixo e confira outras ofertas:

Estratégia Vestibulares

Seleção de conteúdos da Coruja:

Você pode gostar também