No contexto dos vestibulares, é muito importante estar atento aos assuntos biológicos, que costumam ser cobrados como conteúdos principais e essenciais. Por exemplo, dentro da Biologia é essencial conhecer as bactérias e as diversas formas que assumem: bacilos, espirilos, vibriões, cocos, entre outros.

Ao notar isso, o Estratégia Vestibulares montou um artigo com as informações mais relevantes sobre os espirilos. Acompanhe!

O que são Espirilos?

Espirilos são microrganismos bacterianos do gênero Spirillum. Eles assumem o formato espiralado e, como analogia, é possível comparar sua forma com a de um saca-rolhas, ou de uma hélice.

Quais as doenças causadas pela bactéria?

Alguns espirilos conhecidos são os da espécie Vibrio cholerae e do gênero Leptospira.

O Vibrio cholerae é o responsável por causar a cólera, doença do intestino delgado adquirida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. Geralmente, o enfermo apresenta sintomas como diarréia esbranquiçada e intensa, também chamada de “diarréia água de arroz”. Também podem se manifestar episódios de vômito e dor abdominal intensa.
Esse quadro, quando não tratado, pode evoluir para uma desidratação severa, com apresentação de sintomas mais graves da cólera.
Considerada a forma de contaminação por Vibrio cholerae, é crucial que o saneamento básico e a água potável sejam parte do cotidiano da população como um todo!

O espirilo Leptospira interrogans é encontrado na urina dos roedores e pode ser adquirido pelo contato com a água de enchentes, de bueiros ou em latas e embalagens previamente afetadas.
A doença causada por ele é chamada de leptospirose e causa sintomas como febre alta, mal-estar geral, vermelhidão nos olhos, náuseas, diarreia e dores no corpo.
A forma grave da doença pode atingir o sistema nervoso e muscular e causar o óbito do indivíduo.
Como profilaxia, o saneamento básico e a precaução com as águas de enxurradas ou enchentes são os principais fatores. 

Estrutura dos Espirilos 

As bactérias espiraladas podem assumir três tipos mais comuns:

  • Espirilos: tem formato espiral com composição rígida. Sua locomoção ocorre por meio de flagelos;
  • Vibriões: a forma de um vibrião se assemelha com uma vírgula, ou um bastão de ponta encurvada. Essa é a classificação do Vibrio cholerae causador da cólera, conforme citado no tópico anterior; e
  • Espiroquetas: bactérias que, com formato helicoidal, se movem por meio de movimentos em onda. Muitas espécies de espiroquetas são patogênicas para o homem, como é o caso da Leptospira interrogans.

Espirilos: Exercícios de vestibular

Agora que você já conhece as principais informações sobre as bactérias de formato espiral, resolva os exercícios abaixo e, depois, confira a resolução descrita logo abaixo!

ENEM 1999

“Casos de leptospirose crescem na região M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos, (…), os vilões de sua infância. “Se eu não os matar, eles me matam”, diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo…” (O Estado de S. Paulo, 31/07/1997) “Oito suspeitos de leptospirose A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (…) transmitida pela urina de ratos contaminados.” (Folha de S. Paulo, 12/02/1999)

As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:

I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os dejetos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.

A seqüência de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores é:

a) I, II, III e IV.
b) I, III, IV e II.
c) IV, III, II e I.
d) II, IV, I e III.
e) II, III, I e IV.

Para criar o ciclo pedido pelo enunciado, é necessário imaginar que em primeiro lugar ocorrerá o acúmulo de lixos e atração de roedores contaminados por Leptospira interrogans. Em seguida, o excesso de lixo prejudica o escoamento da água e, em dias de chuva, a água e os dejetos infectados ficam represados nas regiões próximas às moradias. 
Com isso, os moradores entram em contato com a enchente e são contaminados.

Alternativa correta: letra E

Gostou do conteúdo? Acesse o blog do Estratégia do Vestibulares e tenha acesso a outros artigos sobre outros organismos como cnidários, protocordados, entre outros.
Conheça também nossos cursos pré-vestibular. Clique no banner abaixo:

Espirilos - Estratégia Vestibulares

Você pode gostar também