Ecologia e relações entre seres vivos são bastante cobradas na prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a garantir sua vaga na universidade dos sonhos!

O que é Ecologia

Ecologia é o ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente ao seu redor, analisando dinâmicas de populações, fluxo de energia nas cadeias alimentares, questões ambientais e outros assuntos que você vai ver nesse artigo!

Principais temas sobre Ecologia para o Enem

Dentre as diversas vertentes da Ecologia, as que você não pode deixar de saber para fazer uma boa prova no Enem são os conceitos básicos, as relações ecológicas entre seres vivos e os níveis de organização.

Habitat

É o espaço geográfico onde determinada espécie vive, como exemplo, um jardim pode ser o habitat de uma espécie de minhoca.

Nicho ecológico

Diz respeito ao papel desempenhado pela espécie no seu habitat, que pode abranger hábitos de alimentação, por exemplo, e a forma como esses indivíduos interagem com os fatores abióticos ao seu redor.

Ainda usando o caso da minhoca, o nicho ecológico dela pode ser se alimentar de restos vegetais, viver enterrada, realizar reprodução sexuada e outros hábitos de vida característicos dessa espécie.

Fatores bióticos e abióticos

Fatores bióticos são os seres vivos e as funções desempenhadas por eles, enquanto os abióticos são os elementos físico-químicos presentes no meio, como a água, por exemplo.

Relações ecológicas

São interações entre seres vivos que podem ser da mesma espécie — intraespecíficas ou de espécies diferentes — interespecíficas podendo ainda ser harmônicas quando não há prejuízos a nenhum dos envolvidos —, ou desarmônicas quando existe prejuízo para algum ou para todos os seres envolvidos 

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar corresponde à obtenção de energia pelos animais no ambiente em que vivem e é dividida entre níveis tróficos.

O primeiro nível trófico é ocupado pelos organismos autótrofos denominados “produtores”, seguido dos consumidores, que podem ser primários, secundários, terciários ou quaternários de acordo com a cadeia em questão, e se encerra com os seres decompositores, que são, em sua grande maioria, fungos e bactérias.

É importante lembrar que o fluxo de energia é unidirecional e diminui no sentido dos decompositores, tendo a maior quantidade de energia no nível dos produtores.

Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos correspondem ao fluxo dos elementos na natureza, e os principais estudados pela Ecologia são:

  • Ciclo da água: esse ciclo se inicia com a evaporação da água líquida que está presente na superfície do planeta. Em seguida, esse vapor de água que sobe para a atmosfera se condensa e volta para a Terra com a precipitação, podendo se infiltrar no solo, ou ficar armazenado em rios, lagos ou oceanos.

O ciclo da água pode ocorrer, também em associação com o líquido presente nos organismos vivos, como acontece na evapotranspiração das plantas, e você pode saber mais sobre a ciclagem desse mineral clicando aqui e lendo um artigo exclusivo sobre esse tópico!  

  • Ciclo do nitrogênio: a principal forma de incorporação desse nutriente ocorre pela ação de bactérias presentes no solo em simbiose com as raízes dos vegetais e promovem a fixação do nitrogênio na planta.

O Estratégia Vestibulares também tem um artigo exclusivo sobre o ciclo do nitrogênio, e você pode acessá-lo clicando aqui!

  • Ciclo do carbono: esse elemento é incorporado pelas plantas na fotossíntese e pode ser liberado no processo de respiração celular, fermentação, queima de combustíveis fósseis e também através da decomposição; e
  • Ciclo do oxigênio: o oxigênio é essencial para a vida no planeta, pois é utilizado na respiração celular dos seres vivos e esse elemento é um dos produtos da fotossíntese, sendo liberado na atmosfera.
Ecologia no Enem

Níveis de organização especificamente estudados em Ecologia

Os níveis de organização, na Ecologia, seguem a seguinte ordem: organismo — população — comunidade — ecossistema — biosfera.

Aprenda mais sobre cada um deles a seguir!


População 

A população diz respeito ao conjunto de seres vivos de uma mesma espécie que vivem juntos.

Comunidade

O conjunto de populações de diferentes espécies dá origem à comunidade, que também pode ser chamada de “biocenose” ou de “biota” por alguns autores.

Ecossistema 

Local de interação entre os fatores bióticos e os fatores abióticos.

Biosfera

A biosfera é o conjunto dos ecossistemas do planeta.

Questões sobre Ecologia no Enem

Agora que você já está por dentro do principais temas da Ecologia, teste seus conhecimentos com essas questões do Enem que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

(Enem 2019) Pesquisadores descobriram que uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Brasil — a mandaguari (Scaptotrigona depilis) — cultiva um fungo nos ninhos dentro da colmeia. Após observações, verificaram que a sobrevivência das larvas da abelha depende da ingestão de filamentos do fungo, que produz metabólitos secundários com ação antimicrobiana, antitumoral e imunológica, além da alimentação convencional. Por sua vez, o fungo depende da abelha para se reproduzir e garante a sua multiplicação ao longo das gerações.

MIURA, J. Pequenas agricultoras: abelhas Mandaguari cultivam fungos para alimentar suas larvas. Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

O uso de fungicida ocasionaria à colmeia dessa espécie o(a)

a) controle de pragas.  
b) acúmulo de resíduos.  
c) ampliação de espaço.  
d) redução da população.  
e) incremento de alimento.

Gabarito: D, pois com a morte do fungo ocasionada pelo fungicida, as larvas não vão mais se beneficiar e isso acarretará na redução da população.

(Enem 2019) O nitrogênio é essencial aos seres vivos e pode ser adquirido pelas plantas, através da absorção pelas raízes, e pelos animais, através da alimentação. Sua utilização na agricultura de forma inadequada tem aumentado sua concentração no ambiente, e o excesso, que é transportado para os cursos-d’água, tem causado a eutrofização. Contudo, tal dano ambiental pode ser minimizado pela adoção de práticas sustentáveis, que aprisionam esse elemento no solo, impedindo seu escoamento para rios e lagos.

O método sustentável visando a incorporação desse elemento na produção, prevenindo tal dano ambiental, é o(a)

a) adição de minhocas na terra.  
b) irrigação da terra antes do plantio.  
c) reaproveitamento do esterco fresco.  
d) descanso do solo sem adição de culturas.  
e) fixação biológica nas raízes por bactérias.

Gabarito: E, pois a ação das bactérias nitrificantes é responsável pela absorção desse nutriente.

Quer mandar bem nas questões de Ecologia do Enem?

Então confira os outros artigos do nosso blog e clique no banner abaixo para saber mais sobre os nossos cursos pensados para a sua aprovação!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também
Glândulas Endócrinas
Leia mais

Glândulas endócrinas: o que são?

Conheça o sistema endócrino, que é responsável pela regulação do metabolismo humano por meio da ação das glândulas endócrinas.