Doenças virais e uso do PrEP caem em questão de prova na Unesp

Doenças virais e uso do PrEP caem em questão de prova na Unesp

Olá, pessoal. Tudo bem? Aqui mais uma vez para comentar uma questão que caiu em prova no vestibular da Unesp. Nesta questão, o candidato precisava ter uma noção bastante interdisciplinar. Isso porque requer conhecimento em diversos assuntos da biologia, como: doenças virais, replicação de DNA e métodos de contracepção. Vamos a ela?

A questão

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao vírus HIV é um tratamento que consiste no consumo diário do antirretroviral Truvada® e tem como público-alvo pessoas com maior vulnerabilidade a adquirir o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, o uso correto do medicamento reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%. Esse uso, porém, não barra a entrada do vírus no organismo, apenas bloqueia a ação da enzima transcriptase reversa.

(https://g1.globo.com. Adaptado.)

O tratamento com Truvada®

(A) é profilático porque combate o agente transmissor da AIDS.

(B) evita que a célula infectada produza moléculas de DNA viral.

(C) dispensa o uso de métodos contraceptivos de barreira.

(D) impede a entrada do vírus em células humanas de defesa.

(E) pode ser eficaz contra outros vírus constituídos por DNA.

Resolução Comentada

As informações genéticas de um organismo estão contidas nas moléculas de DNA, presentes no núcleo da célula. No entanto, para que suas funções sejam executadas, o DNA deve ser transformado (transcrito) em RNA, o qual desempenhará as instruções contidas no material genético.

A transcriptase reversa é a enzima (uma proteína com função enzimática, de acelerar reações) que permite a transcrição reversa, ou seja, a síntese de DNA a partir do RNA dos retrovírus, que são vírus que possuem RNA como material genético.

Os vírus não são considerados seres vivos, uma vez que não apresentam estrutura celular, nem metabolismo e capacidade de reprodução próprios.

Dessa maneira, necessitam se instalar em uma célula hospedeira para que consigam, utilizando sua maquinaria celular (como proteínas e ribossomos), desenvolver seu ciclo de vida e continuar o processo de infecção.

Se o medicamento bloqueia a ação da transcriptase reversa, ele deve evitar, portanto, que a célula infectada produza a molécula do DNA viral, impedindo a continuação do processo de infecção pelo vírus HIV. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

A alternativa A está incorreta, pois o tratamento não combate o agente transmissor do vírus HIV, que é o próprio ser humano. A alternativa C está incorreta, pois a prevenção com o uso do método contraceptivo de barreira (como a camisinha) é ainda a melhor forma de se evitar a infecção pelo vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A alternativa D está incorreta, pois o tratamento não impede a entrada do vírus nas células. Isso pode ser evitado pelo método contraceptivo de barreira.

E a alternativa E está incorreta, pois esse medicamento bloqueia a ação da enzima transcriptase reversa, que atua na síntese de DNA a partir da molécula de RNA. Caso o vírus tenha DNA como material genético, o medicamento não exercerá sua ação.

Os assuntos abordados nessa questão, que envolvem duplicação do material genético, ciclo do vírus HIV e métodos contraceptivos, serão tratados nas Aulas 04, 11 e 19 do Curso de Biologia Intensivo para a UNESP.

Gabarito: B

Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou através das redes sociais.

Abraço,

Professora Carol Negrin.

Instagram: @carolnegrin

CURSOS PARA UNESP

Você pode gostar também