DNA e RNA: o que é, estruturas e funções

DNA e RNA: o que é, estruturas e funções

Ter uma noção básica sobre os princípios genéticos é essencial para a resolução de exercícios de vestibulares. Dessa forma, conhecer as estruturas do DNA e RNA torna-se crucial para um bom desempenho nas provas nacionais.

Por isso, o Estratégia Vestibulares preparou uma artigo com as principais informações sobre os ácidos nucleicos. Acompanhe!

O que é DNA?

Em síntese, o ácido desoxirribonucleico, chamado de DNA, é uma molécula que carrega informações genéticas. 

Qual é a função do DNA?

O DNA armazena toda a informação genética da célula. A partir dele, serão sintetizadas as proteínas necessárias para o desenvolvimento e manutenção do organismo. Assim, todas as características de um ser vivo são induzidas pelas moléculas de ácidos desoxirribonucleicos.

As moléculas de DNA estão presentes no núcleo das células eucariontes, em estruturas procariontes, nas mitocôndrias, nos cloroplastos, bactérias e alguns vírus. 

O DNA contém os genes, que contém códigos hereditários, os quais serão transcritos em moléculas de RNA. O RNA, por sua vez, será responsável pela formação das proteínas por meio da tradução da informação genética. 

Quais são as características do DNA?

Ele é composto por bases nitrogenadas, as quais são: adenina, citosina, guanina e timina. A base timina é exclusiva do DNA e não estará presente nos RNAs.

Além disso, existem as riboses desoxigenadas dos DNA (ou desoxirriboses), que são açúcares que contêm 5 carbonos, e o radical de ácido fosfórico. 

A interação das bases ocorre por meio de pontes de hidrogênio, que se ligam da seguinte forma: adenina + timina e citosina + guanina. Ele é arranjado conforme a ação de proteínas e outras moléculas, por isso constrói uma hélice com duas fitas de nucleotídeos.

Essas organizações permitem a compactação do DNA para que se localize no núcleo das células

Conceitos Importantes sobre DNA

Conheça, também, algumas definições relevantes no estudo do DNA:

  • As moléculas de DNA formam sequências compactadas em cromossomos. Esses cromossomos apresentam um padrão para cada espécie e a variação em seu número pode resultar em anormalidades fenotípicas.
  • O mapa de todos os conjuntos cromossômicos de uma espécie é chamado de genoma. 
  • Cromatina é a forma como o DNA se dispõe dentro do núcleo celular, podendo ser chamada de heterocromatina (quando muito condensada) ou eucromatina (se estiver mais frouxa).

O que é RNA?

O RNA também é uma molécula de ácido nucleico, composto de açúcares, bases nitrogenadas e fosfato. Entretanto sua estrutura apresenta algumas modificações quando comparada ao DNA. 

Qual é a função do RNA?

O ácido ribonucleico apresenta a função geral de regular a transcrição e tradução de genes nas células, o que afeta diretamente a produção de proteínas e as características do organismo.

Quais são as características do RNA?

As moléculas de RNA são compostas pelas bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e uracila. Além disso, sua estrutura possui uma ribose (açúcar) e um grupo fosfato, assim como o DNA.

O RNA é constituído por uma fita única, ou fita simples, por isso não apresenta o formato helicoidal do DNA.
Sabe-se que existem diversos tipos de RNA, mas os mais importantes são os RNA transportadores, RNA mensageiros e RNA ribossomais.

Qual a importância do DNA e do RNA?

Os ácidos nucleicos DNA e RNA  são importantes no armazenamento, codificação e descodificação das informações genéticas – com isso será possível a formação de proteínas e moléculas essenciais para o metabolismo celular e corporal.

Quais são as diferenças entre DNA e RNA?

Veja uma tabela com as principais diferenças entre DNA e RNA:

DNARNA
Dupla-héliceSimples fita
Adenina, citosina, guanina e timinaAdenina, citosina, guanina e uracila
Açúcar desoxirriboseAçúcar ribose

Exercício de DNA e RNA

UECE 2015

Sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) é correto afirmar que

a) o RNA é formado por segmentos denominados genes, responsáveis pela produção de proteínas nos seres vivos.
b) o processo de produção de uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamado de tradução.
c) DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato, sendo suas quatro bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
d) Dentre as bases nitrogenadas, a timina é exclusiva do RNA.

A alternativa A está incorreta porque os segmentos de RNA não são genes, na verdade são sequências de nucleotídeos com capacidade de regular, expressar e/ou codificar os genes.
A alternativa B é incorreta porque a produção de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamada de transcrição.
A alternativa C é correta porque o DNA é composto por uma desoxirribose com grupo fosfato, que contém as quatro bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina.
A opção D é errada pois a base exclusiva do RNA é a uracila, bem como a base exclusiva do DNA é a timina.

Gosta de biologia e genética? Acesse sempre o Blog do Estratégia e saiba como esses conteúdos aparecem nos vestibulares.

Para conhecer nossas ofertas de cursos preparatórios, clique abaixo:

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também