Ciclo da água: o que é, etapas e importância

Ciclo da água: o que é, etapas e importância

O ciclo da água é um importante mecanismo biogeoquímico que faz a circulação desse mineral, favorecendo a vida no planeta e determinando algumas condições climáticas, e, por ser um tema bastante abrangente, pode ser cobrado em questões interdisciplinares de Biologia e de Geografia.

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a gabaritar as questões desse assunto nas provas do Enem e do seu vestibular!

Como ocorre o ciclo da água?

A água líquida que está na Terra – em rios e mares, por exemplo – passa pelo processo de evaporação e o vapor que se forma chega à atmosfera. Em seguida, esse vapor de água se condensa e volta ao solo com a precipitação.

Depois disso, parte dessa água pode se infiltrar no solo, onde pode ser armazenada em lençóis freáticos, enquanto outra parte volta para rios, lagos, mares e outras reservas, e o ciclo da água reinicia!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Esse processo biogeoquímico é ainda dividido entre o pequeno ciclo da água, em que se observam as transformações físicas da evaporação e da condensação seguidas da precipitação com participação exclusiva de seres abióticos, e o grande ciclo, que ocorre com participação de seres vivos, que podem absorver e eliminar esse mineral.

Como ocorre o ciclo da água?

Quais são as etapas do ciclo da água?

As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. Além disso, a sublimação também pode ocorrer em alguns casos.

Veja mais detalhes sobre cada uma dessas etapas a seguir!

Evaporação

A evaporação é uma transformação física caracterizada pela passagem da água no estado líquido para o estado gasoso, por meio da absorção da energia advinda dos raios solares.

Esse processo ocorre com qualquer porção de água, mas, geralmente, associamos o fenômeno da evaporação às águas de rios, mares, lagoas e outras grandes reservas naturais desse líquido.

Sublimação

A sublimação é uma mudança de estado físico bastante interessante porque a matéria vai do estado sólido diretamente para o estado de vapor – gasoso -, sem passar pelo estado líquido.

No ciclo da água, essa transformação é possível de ser observada em locais frios, em que o gelo e a neve sofrem o processo de sublimação.

Condensação

A condensação pode ser entendida como o oposto da vaporização, uma vez que se trata da transformação da água no estado gasoso para o estado líquido e, no ciclo da água, costuma acontecer na atmosfera para transformar o vapor de água em precipitação.

É importante lembrar que esse processo é classificado como exotérmico, ou seja, ocorre mediante a liberação de energia.

Precipitação

A precipitação é o retorno da água evaporada ao solo depois de passar pelo processo de condensação na atmosfera, e pode ocorrer na forma de chuva, neve ou granizo, por exemplo, sendo a chuva o tipo mais comum de precipitação.

Infiltração 

Essa etapa ocorre quando a água que retorna à Terra por meio da precipitação é absorvida pelo solo e, geralmente, fica armazenada em lençóis freáticos após a infiltração.

Transpiração

A transpiração consiste na eliminação de água presente em organismos vivos – plantas e animais – em direção à atmosfera, sendo que no caso dos animais, o processo de transpiração ocorre pela pele, enquanto nas plantas, ocorre pelas folhas e pode ser conhecida como evapotranspiração. 

Qual é a importância do ciclo da água?

O ciclo da água é importante para manter o fluxo desse mineral no planeta e também por  permitir o acontecimento de fenômenos meteorológicos como a chuva e a neve, por exemplo.

Exercício

Agora que você já está por dentro desse importante mecanismo natural, teste seus conhecimentos com essa questão que o Estratégia Vestibulares preparou para você:

(Universidade Estadual do Ceará – UECE) 

Analise as afirmações que tratam sobre o ciclo hidrológico, e assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas. 

(   ) Dentre as principais forças que controlam o ciclo hidrológico está a radiação solar, associada à gravidade e à rotação da Terra. 

(   ) O ciclo da água é um fenômeno global de circulação fechada da água entre os oceanos, os continentes e a atmosfera. 

(   ) A construção de barragens, usinas hidrelétricas e a poluição das águas podem afetar o ciclo hidrológico.  

(   ) No ciclo hidrológico de longo prazo, parte do consumo de água pode estar associado ao intemperismo químico nas reações de hidrólise, na formação de rochas sedimentares e metamórficas, e na formação de minerais hidratados.  

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, V, V, F.

b) F, V, V, F.

c) V, F, V, F.

e) V, V, V, V.

Gabarito: A

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de Biologia do Enem e do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também