Compreender os fundamentos da Biologia pode ser crucial para uma boa nota no segundo dia de Enem. Por isso, é importante saber muito sobre os microrganismos bacterianos como os: vibriões, espirilos, bacilos, estreptococos, estafilococos, entre outros.

Por essa razão, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo com as principais características dos bacilos e as doenças que causam. Confira!

O que são Bacilos?

Bacilos são microrganismos bacterianos que possuem um formato cilíndrico característico, assemelhando-se à forma de um bastonete ou de uma varinha

tipos de bacilos - estratégia vestibulares

Estrutura dos Bacilos

Conforme visto na imagem acima, as bactérias em bastonete podem assumir diferentes formas:

  • Cocobacilos: tem um formato ovalado e lembram as bactérias cocos, que possuem conformação esférico-oval;
  • Diplobacilos: microrganismo composto por um par de bacilos alinhados; e
  • Estreptobacilos: bactérias que, com formato de bacilo, se agrupam em uma estrutura linear. 

Quais as doenças causadas pelos bacilos?

Os bacilos são causadores de diversas doenças em humanos, a seguir confira algumas delas!


A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, um bacilo que atinge o sistema respiratório e pode se espalhar para outras partes do corpo, como a pele, os rins e os ossos. A contaminação acontece por meio do contato com gotículas de saliva de uma pessoa infectada, por disseminação aérea e, mais raramente, por ingestão de leite ou carne bovinos infectados.

Já a hanseníase ou lepra é causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Bacilo de Hansen. A infecção acontece pelo contato corporal com pessoas infectadas ou com suas gotículas de saliva. 
Os sintomas incluem lesões cutâneas – característica marcante da doença – bem como a menor sensibilidade tátil do infectado. Isso acontece porque a bactéria pode atingir o sistema nervoso e interferir na transmissão de impulsos nervosos.

O tratamento para ambas as doenças envolve o uso de antibióticos e o acompanhamento médico recorrente, até que os sintomas se esgotem e o especialista libere o paciente da supervisão.
A principal profilaxia para a hanseníase e a tuberculose é se imunizar por meio da vacinação. Para isso, deve ser aplicada a vacina BCG que é de dose única e deixa uma cicatriz característica no braço do indivíduo. 

Exercícios de vestibular

Agora que você já acessou as principais informações sobre os bacilos e as doenças que causam, resolva a questão abaixo e, depois, confira a resolução!

UNIFOR 2014

A tuberculose (TB) causou grande impacto na humanidade principalmente em meados do século XIX, onde se estima que aproximadamente um quarto da população europeia tenha morrido de tuberculose. A descoberta de drogas eficazes contra a doença, o desenvolvimento de vacinas, atrelados a um notório avanço na qualidade de vida da população mundial, contribuíram para a expressiva queda no número de casos da TB na maioria dos países. Todavia, mais recentemente, tem se percebido o reaparecimento desta doença, com incidência elevada em vários locais. Tal fato pode ser associado ao surgimento da AIDS, à diminuição da eficácia das drogas utilizadas no tratamento e à piora nas condições sanitárias de alguns países. Sobre a tuberculose, é correto afirmar:

a) Doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium Ieprae, que foi descrito inicialmente por Robert Koch.
b) A doença se caracteriza por ter uma evolução rápida e se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidos quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem e ou espirram.
c) A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos sociais.
d) A vacina Penta é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos.
e) A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune mais resistente não correm risco de adquirir tuberculose.

Resolução

A tuberculose é uma doença bacteriana, causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que evolui lentamente em comparação com outros microrganismos – então as alternativas A e B são incoerentes.

A vacina adequada para a prevenção de tuberculose é a BCG, que é necessária a todos os indivíduos, pois impede o desenvolvimento da forma grave de infecção pelo bacilo de Koch – assim, as opções D e E estão eliminadas.

Com isso, pode-se notar que a alternativa C está correta, pois demonstra que uma organização social adequada é a solução para a imunização de toda a população. Quando isso não acontece, a incidência de tuberculose é maior! 

Gosta de Biologia? Acesse o Blog do Estratégia Vestibulares e conheça outros temas relacionados à doenças, organismos, células e tecidos!
Conheça também nossos cursos preparatórios para o vestibular: clique no banner abaixo:

bacilos - Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também