Cursos para trabalhar com esporte
Imagem de pondernook por Pixabay

Cursos para trabalhar com esporte

Se você deseja trabalhar com esporte mas não sabe como, esse artigo vai te ajudar. Confira profissões que podem se relacionar com o tema

Muitas pessoas sonham em trabalhar com esporte no Brasil. A prática de atividades físicas, a tentativa de se tornar um atleta profissional e o gosto pela área são alguns dos motivadores que levam as pessoas a procurar profissões relacionadas.

Se engana quem pensa que esse mercado é restrito a atletas e treinadores, já que são muitas as funções que rodeiam a área. Por trás de um atleta ou equipe esportiva, há uma série de atribuições necessárias para que toda a engrenagem consiga sair do lugar.

Portanto, se você se encaixa nessa categoria e gostaria de trabalhar na área esportiva, veja abaixo algumas profissões e graduações que podem se encontrar com o esporte.

Educação Física

Não podemos começar essa lista sem citar a graduação mais óbvia para quem quer trabalhar na área esportiva. Educação Física é o curso que prepara profissionais para desenvolver, executar e monitorar atividades físicas diversas.

Nesse sentido, o profissional pode trabalhar em academias, escolas, clubes e demais locais que proporcionam aulas que envolvem exercícios físicos, seja de forma coletiva ou individual, como um personal trainer, por exemplo.

A graduação na área envolve tanto licenciatura quanto bacharelado ou ambos, portanto, vale a pena observar essa questão na hora da escolha. Há também, dentro da pesquisa científica, estudos sobre assuntos variados, de comportamento do corpo, até mesmo métodos de treino e tratamento de doenças.

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia também é facilmente associado com esporte, já que um dos objetivos desse profissional é preparar pessoas para que elas possam realizar atividades físicas.

No esporte, a Fisioterapia é responsável por identificar e prevenir lesões e tratá-las quando elas acontecem. Nesse sentido, a preparação física é fundamental para que um atleta se mantenha em atividade e em alto nível pelo máximo de tempo possível.

Ao se especializar em esporte, o profissional pode atuar em clubes, times de futebol e outras associações, formando um corpo de treinadores que reúnem profissionais de áreas próximas, como educadores físicos, nutricionistas e médicos.

Nutrição

Citada acima, a nutrição tem campos relacionados ao esporte no que diz respeito à segurança alimentar dos atletas e de pessoas que buscam a prática esportiva combinada a alimentação adequada.

O objetivo de um nutricionista esportivo é entender as necessidades de um conjunto de atletas ou indivíduo específico e desenvolver uma dieta específica para que desenvolvam as atividades com ótimo desempenho e boa recuperação.

A Nutrição Esportiva é uma especialização em que o profissional aplica no esporte de alto desempenho e nas atividades físicas de seus pacientes conhecimentos relacionados à nutrição, fisiologia, bioquímica, composição de alimentos e até mesmo anatomia.

Medicina

Medicina não tem como ficar de fora, né? O curso tem como uma de suas especializações a área esportiva, com estudos sobre tratamentos e reabilitações, além de impactos de práticas esportivas diversas, seja em alto nível ou não.

O esporte, principalmente o de alto desempenho, exige muito do corpo de um atleta, o que torna cada detalhe muito importante em aspectos médicos. Dentro da medicina esportiva, destaca-se a traumatologia e ortopedia, mas outras especialidades como cardiologia e também neurologia têm destaque na área.

O médico de um atleta ou grupo de esportistas tem a responsabilidade de acompanhar o histórico de cada pessoa, fazer avaliações constantes sobre seus estados de saúde e limites corporais, além de medicá-los em caso de lesões e doenças de modo geral.

Psicologia

Corpo são, mente sã. Na prática esportiva é muito importante manter o equilíbrio entre as duas partes, afinal de contas, muitos atletas são cobrados e se cobram no limite de suas aptidões.

A psicologia do esporte ajuda a elevar o nível dos atletas, entenderem suas questões psíquicas e lidar com a pressão e o estresse frequente em suas profissões ou atividades. O trabalho pode envolver também aspectos coletivos, como criar entrosamento e desenvolver empatia e espírito de equipe entre os esportistas.

A área específica, portanto, exige conhecimentos sobre a rotina de atletas, seus relacionamentos com a prática esportiva e preparação para que seus desempenhos sejam sempre elevados, sem prejudicar suas mentes.

trabalhar com esporte
Imagem de pondernook por Pixabay

Publicidade e Propaganda

Equipes e atletas hoje são também marcas: Jordan, Messi, Neymar e tantos outros são também emblemas e representantes de fornecedores de materiais esportivos, de seus próprios nomes e de empresas dos mais variados setores. E o Marketing usa isso para movimentar a alta que o setor enfrenta.

O marketing esportivo pode trabalhar tanto com a exploração das marcas dos atletas como também de emissoras de televisão, empresas que desejam transmitir ideias como saúde através do esporte, alimentação balanceada e estilo de vida saudável.

Existe uma série de pós-graduações e cursos especializados em marketing esportivo ao redor do país. Além disso, o estudante pode procurar por oportunidades em emissoras locais de rádio e televisão, empresas relacionadas a esporte e clubes e associações diversas.

Jornalismo

O jornalismo é responsável por transmitir as informações sobre eventos esportivos e atualizações da área que mexe com milhões de pessoas ao redor do mundo. Entrevistas, análises técnicas, assessoria, produções e programas sobre esporte são alguns trabalhos que envolvem jornalistas na cobertura de esportes de forma geral.

Trabalhar no jornalismo esportivo muitas vezes exige desenvolver relacionamentos profissionais com atletas e dirigentes, além do compromisso com a verdade, cada vez mais necessário nos tempos de hoje.

Assim como no marketing esportivo, é possível encontrar pós-graduações específicas com foco no esporte. Como as duas áreas são relacionadas à comunicação, é possível trabalhar nesse setor na maioria das organizações.

Direito

Contratos, direito de imagem, regulamentos e normas, itens que são diretamente ligados ao Direito e afetam o universo esportivo. Cada vez mais vemos a importância da área no setor, seja em eventos, ou mesmo nas interpretações das leis que envolvem esporte.

Disposições cíveis, fiscais, trabalhistas e administrativas são áreas do Direito que tem atuação no esporte como um todo. O direito desportivo, especialização que integra tudo o que envolve o esporte, é o que cuida, dentre outras funções, dos regulamentos dos campeonatos de todas as esferas, do municipal ao internacional.

As especializações no direito desportivo provam que é possível, portanto, aliar a graduação em Direito com o esporte, atuando nos bastidores, regras, regulamentos e princípios como arbitragens, mediações e conciliações, comuns no mundo jurídico.

Outras profissões

  • Relações Públicas: fluxos e organizações internas como coletivas de imprensa, eventos e comunicados podem ser feitos por formados no curso;
  • Administração: toda a logística e acompanhamento dos clubes, atletas e até mesmo confederações necessitam de administradores nos processos diários;
  • Matemática: no esporte todos os números são desempenho, e a estatística é uma área que vem ganhando espaço para identificar qualidade;
  • Arquitetura e Urbanismo: se você gosta de esporte e as estruturas que envolvem as práticas esportivas, é possível aliar os dois se especializando nesse tipo de construção; e
  • Design: seja para divulgações, criação de uniformes e campanhas, o designer hoje em dia é muito requisitado pelas marcas esportivas, atletas e associações para projetar sua imagem e mensagem para o público.

Faça do esporte sua profissão com o Estratégia Vestibulares

Se você é praticante de algum esporte, ou mesmo gosta de acompanhar a área pela televisão ou mídias sociais e quer trabalhar na área, saiba que isso é possível! Escolha a graduação de sua preferência, estude com o Estratégia e conquiste sua vaga no vestibular desejado.

Temos cursos intensivos e extensivos, simulados, aulas ao vivo sobre os mais variados temas que caem no vestibular e um blog incrível, com dicas e matérias sobre os mais variados assuntos. Faça parte do Estratégia você também!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também