Vanguardas europeias: como estudar a matéria para o vestibular
Imagens: Unsplash e Colagem: Lucas Zanetti

Vanguardas europeias: como estudar a matéria para o vestibular

Você sabe o que são vanguardas europeias e como estudá-las para o vestibular? O Estratégia Vestibulares e a professora Celina Gil te explicam tudo!

Já pensou em como são cobradas as questões de vanguardas europeias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos outros vestibulares? O Estratégia Vestibulares, junto a Celina Gil, professora de Artes, preparou este artigo com as principais informações para te ajudar a estudar!

vanguardas europeias
Imagens: Unsplash e Colagem: Lucas Zanetti

O que são vanguardas europeias?

Vanguardas europeias são um conjunto de movimentos artísticos culturais que nasceram no continente europeu no início do século XX e instigaram todo o mundo ocidental. Esses movimentos influenciaram a arte moderna e propuseram novas formas de expressão artística ao romperem com as tradições anteriores, que eram contra a liberdade de criação e aliadas ao passado cultural tradicionalista.

Após a Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial, a sociedade passava por grandes avanços como as descobertas científicas, invenções tecnológicas e industriais, e produção em larga escala, como telégrafo, fotografia, locomotivas, cinema e navios a vapor. Visando a necessidade de novas técnicas e ideias, os artistas utilizavam ironia para despertar o pensamento e reflexão do público.

As questões sobre o assunto no Enem buscam descrever os movimentos por meio de textos para que os candidatos interpretem-os. A seguir, confira quais são as vanguardas europeias e como são cobradas nos vestibulares.

Quais são as vanguardas europeias?

Expressionismo

O expressionismo, primeira vanguarda europeia, valorizava a arte primitiva e a gravura. Nesta vanguarda europeia, o artista procurava expressar sua forma singular de ver o mundo, representando a realidade subjetiva por meio de figuras deformadas, estética grotesca e cores vibrantes. Podem-se destacar as seguintes características do movimento expressionismo:

  • Uso de cores fortes e contrastantes;
  • Deformação da figura;
  • Uso de pinceladas marcantes;
  • Valorização da arte primitiva e gravura; 
  • Grossas camadas de tinta; e 
  • Temas sombrios.
expressionismo
Foto: Divulgação

Futurismo

Influenciado pela modernização e industrialização, o futurismo exaltava o futuro tecno-científico, valorizando as invenções da época e experimentos estéticos, ao passo que cultuavam a velocidade, a máquina e o dinamismo. Assim, destacam-se  as seguintes características do movimento futurista:

  • Dinamismo;
  • Valorização do homem;
  • Exaltação da tecnologia;
  • Uso de cores vibrantes e contrastes;
  • Movimento e velocidade;
  • Onomatopeias; e
  • Versos livres.
futurismo
Foto: Divulgação

Surrealismo

O surrealismo rompia as fronteiras entre o sonho e a realidade, propondo novas técnicas de composição artística e processos não racionais do cérebro. Ou seja, este movimento propunha representar não a realidade, mas o sonho. Os artistas surrealistas acreditavam que a arte tinha um potencial subversivo e estimulavam a criação que se aproximasse do método freudiano de livre associação de ideias. A seguir, confira as principais características do surrealismo:

  • Imagens imprevisíveis;
  • Livre expressão do pensamento;
  • Automatismo e espontaneidade; 
  • Influências de Freud; 
  • Figuras disformes e justapostas; e
  • Valorização do inconsciente.
surrealismo
Foto: Divulgação

Cubismo

Os artistas cubistas desejavam mostrar todos os lados de uma mesma figura. O cubismo valorizava as formas geométricas, técnicas de colagem e banimento da perspectiva plana, buscando a ruptura com a tradição artística consolidada. As principais características do movimento cubista são:

  • Geometrização das formas;
  • Alteração da perspectiva tradicional;
  • Distorção da realidade;
  • Diferentes pontos de vista;
  • Preferência por linha cortadas ou cruzadas; e
  • Cores austeras.
cusbismo
Foto: Divulgação

Dadaísmo

Diferente dos demais movimentos, o dadaísmo não se importava com regras ou lógica, negando os valores vigentes e todas as tradições anteriores. Podem-se destacar as seguintes características do dadaísmo:

  • Ausência simétrica;
  • Rompimento dos modelos tradicionais;
  • Anarquismo e niilismo;
  • Aversão à guerra;
  • Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
  • Conteúdos sem lógica; e
  • Caráter pessimista e irônico;
dadaísmo
Foto: Divulgação

Influência da Semana de Arte Moderna sobre as vanguardas europeias

Alguns artistas brasileiros modernistas estudavam na Europa e tiveram contato com essas expressões artísticas. Isso veio junto ao momento histórico brasileiro em que havia o desejo de ruptura nas artes, ligado à necessidade de criação de uma arte nascida brasileira. Essa arte brasileira não é uma versão ou imitação daquilo que era feito na Europa.

Por exemplo, Tarsila do Amaral e Anita Malfati estudavam no exterior e tiveram contato com as vanguardas, mais com os cubistas e expressionistas, respectivamente. Além disso, artistas que produziam na Europa acabaram vindo ao Brasil, integrando o modernismo brasileiro.

Portanto, a professora de Artes do Estratégia Vestibulares reforça: As vanguardas europeias no brasil aparecem a partir da Semana de Arte Moderna, uma manifestação artístico-cultural que aconteceu no Theatro Municial de São Paulo em 1922, em que artistas visavam uma renovação artística e social no país.

Portanto, a Semana de Arte Moderna é uma demonstração de que esse espírito de ruptura artística que as vanguardas europeias têm e alcançou diferentes lugares do mundo, inclusive o Brasil.

Qual a relação das vanguardas com a arte que havia até então?

Historicamente, quanto mais mimética e figurativa a arte fosse, melhor ela seria. Ao fim do século XIX, houve o surgimento da fotografia como um experimento científico e técnico, e desobriga o artista. Até então o artista se via obrigado a produzir algo que fosse realista, mas nada é tão realista como uma fotografia.

Dessa maneira, o artista observou que pode expressar o mundo como ele vê, e não de acordo como esperamos que o mundo seja, colocando sua interpretação subjetiva. Assim, começamos a ver o surgimento de uma série de movimentos, como o expressionismo que trabalha com a ideia da realidade de maneira subjetiva.

As vanguardas artísticas europeias já se colocam num contexto de guerra, e questionam quem é o ser humano. Se ele é capaz de matar, construir trincheiras, lançar bombas e matar seus semelhantes, não é possível idealizar o mundo, e isso seria uma negação para algo urgente. “Desse modo, as vanguardas materializam esse espírito do descontentamento com a própria humanidade”, enfatiza.

Qual a relação das vanguardas com a cultura brasileira?

As vanguardas europeias não se inspiram tanto na cultura brasileira. O cubismo tem alguma inspiração em produções mais ritualísticas do continente africano, principalmente as máscaras e distorção dos rostos. Entretanto, a cultura brasileira torna-se importante, a partir das artes produzidas que colocam o Brasil no mapa.

Além disso, após a Semana da Arte Moderna e a influência das vanguardas sobre o movimento modernista, a arte, cultura e literatura brasileira romperam com a tradição e criaram uma identidade brasileira autônoma.

Esses movimentos influenciaram a pintura, escultura, literatura, cinema, arte, música, arquitetura e etc, que hoje compõem a cultura brasileira. Assim, nomes como Oswald de Andrade, Cícero Dias e Mário de Andrade marcam esta época que reflete na cultura brasileira e marcaram obras das vanguardas europeias.

Como são cobradas nos vestibulares e no Enem?

Nos vestibulares e no Enem, geralmente, encontramos questões que envolvem a descrição do movimento e o candidato deve assinalar a qual refere-se. 

A professora explica que “as vanguardas europeias podem ser cobradas a partir de textos de um manifesto, e o candidato deve identificar qual vanguarda representa, ou até mesmo traços das vanguardas em uma obra”. Ou seja, o estudante deve se atentar não somente às vanguardas europeias, mas à literatura e interpretação dos textos.

Como identificar as vanguardas em poemas?

Os poemas são voltados a temas cotidianos e paródias, principalmente a poesia brasileira, e fugir da forma fixa, ou seja, há a despreocupação em relação às rimas, métricas e tamanhos. 

“A literatura modernista brasileira inicia-se a partir de uma proposta de olhar para a produção literária de até então e fazer uma revisão crítica”, explica. Essa busca de entender o que é essencialmente uma nação, aparece de forma evidente no romantismo, quando olhamos para o passado para entender o que aconteceu no processo de independência.

Como estudar vanguardas para o vestibular?

O melhor jeito de estudar vanguardas para o vestibular é fazer um estudo multidisciplinar, compreendendo em que contexto histórico a vanguarda se insere, qual a relação da produção de artes visuais com as demais produções artistas e visuais do momento, e pensando teoricamente as vanguardas europeias.

“Às vezes o aluno cai no erro de achar que se ele souber apenas interpretar a questão, ele consegue resolver, mas às vezes em artes não resolve”, afirma.

Assim, o estudante deve saber o contexto histórico e as características das vanguardas, e ser capaz de identificá-las nas obras de arte. Não obstante, ter conhecimento a respeito dos manifestos é importante para se sair bem nas provas do vestibular.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora você já sabe o que são vanguardas europeias e como podem ser cobradas no Enem e vestibulares. Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a esse e demais benefícios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos! Clique abaixo e confira textos, cursos e simulados preparatórios.

Você pode gostar também
arcadismo
Leia mais

Arcadismo: características e autores

Conheça o Arcadismo, um movimento literário do século XVIII que esteve presente no Brasil e muito influente em Minas Gerais!